Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Como saber a tensão correta dos sinais.

Avalie este tópico:


Gordityz

Posts em destaque

Estou com uma certa dificuldade no meu aprendizado de leitura de esquemas, vejo muitos daqui se referindo á algum sinal com um valor de tensão já determinado, segue o exemplo na imagem abaixo.

image.png.ca07160849620db503c1b92bd14a10b4.png

 

o que determina que naquele ponto próximo ao R251 tem que ter 3v ? 

consigo essas informações de tensão onde ? datasheet ? ou no próprio esquema ?

Estou aproveitando ao máximo os conteúdos encontrados aqui no fórum, mas como todo bom estudante, nada melhor que sanar minhas dúvidas com quem entende.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador Global

@Gordityz , seu tópico foi movido para a área correta » Treinamento Eletrônica

 

Saiba como selecionar a área correta para criar o seu próximo tópico »

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador Global

@Gordityz , sobre sua dúvida, até ia lhe indicar um tópico onde outro colega explana sobre sinais alto e baixo, mas vi que vc já viu, recomendo que estude bem esses sinais, é muito importante para poder entender os circuitos.      Nessa área que transferi seu tópico tem muito material para estudo sobre eletrônica, é uma boa vc se aprofundar mais nos tópicos disponíveis.     E se tiver qualquer outra dúvida, não hesite em perguntar, os colegas estão sempre dispostos em ajudar.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador Global
25 minutos atrás, Gordityz disse:

e cheguei a conclusão que o valor destes mesmo é determinado no datasheet do componente no qual é gerado o sinal

Exatamente.    Mas muita atenção para esses sinais, muitos, na própria descrição informam qual sua finalidade, outros temos que usar a lógica para descobrir, nada que a prática e boas horas de estudo não resolvam.    E esse tipo de sinal é "quase sempre" a mesma coisa, sinal alto (SUSP) = 3V, sinal baixo (SUSP#) = 0V, são os famosos 1 e 0.     Repare que o sinal baixo sempre tem um caracter diferente, no caso aí, o #.    Mas outros caracteres também podem ser utilizados, como foi exposto no tópico sobre sinais que vc viu.

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim durante a prática vou entendendo mais as siglas que quase sempre são nomenclaturas em inglês, e que como já vi aqui, já dizem a função que o sinal é encarregado.

12 minutos atrás, curtolo disse:

E esse tipo de sinal é "quase sempre" a mesma coisa, sinal alto (SUSP) = 3V, sinal baixo (SUSP#) = 0V, são os famosos 1 e 0.

os que vem com o "#" ou uma barra em cima, ou o "-" antes.... neste caso são sinais que são ativos quando não alimentados né ? sinais active-low. no qual o sinal Susp# quando não alimentado estará ativo e como a sigla já diz "Susp" de suspender, neste caso o sinal estará suspenso ? me corrija se entendi errado.

tenho que me aprofundar mais em sentido da tensão no esquema de onde vem e de onde sai, depois me familiarizar com as siglas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador Global
9 minutos atrás, Gordityz disse:

tenho que me aprofundar mais em sentido da tensão no esquema de onde vem e de onde sai, depois me familiarizar com as siglas. 

Comece pelo básico.   Comece estudando os principais componentes (transistores, mosfets, capacitores, resistores...) e depois disso, pegue um circuito simples, por exemplo, a entrada do carregador (19V) em alguma placa (a LA-7912P é uma boa para começar), e analise-o.   Ao compreender o funcionamento desse circuito, passará a entender outros mais complexos.     Consequentemente, irá se familiarizar com os esquemas e saber de onde e como são geradas as tensões para os mais diversos circuitos.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá,

 

@Gordityz como bem orientado, é indispensável uma solidificação de conceitos básicos de eletrônica. Entendendo o funcionamento, no seu exemplo saturação/corte de mosfet canal N e divisores de tensão, ficará mais fácil a compressão.

 

Em 10/02/2021 às 15:30, Gordityz disse:

o que determina que naquele ponto próximo ao R251 tem que ter 3v ? 

É muito comum utilizar de buffer para os circuitos integrados (no seu caso i/o) não serem exigidos mais do determinado pelo fabricante, além de casamento de impedância dentre outros, que nao entra em questão agora. Ou seja, a "carga" não é sustentada pela porta de um microcontrolador  e sim por um transistor. A porta na maioria dispõem de pouco mA ou até mesmo uA (lê-se miliampere e microampere, respectivamente).

 

Em relação à sua pergunta, se não interpretei errado, existem duas variantes:

_quem determina o valor de 3v, caso não exista divisor de tensão (dê uma pesquisada, temos muito conteúdo em nosso acervo) é a própria alimentação de quem está enviando tal "sinal". Via de regra nunca é maior que a alimentação do circuito integrado em questão.

_a outra possibilidade é por divisor de tensão... o "sinal" sai por exemplo de 3,3v e ao ser entregue no gate do mosfet estará mais baixo devido a influência direta do divisor resistivo.

 

Também entra outra questão referente às características do mosfet, contidas em datasheet. Em seu exemplo, com 3v já é  suficiente para o mosfet Q27b sair do modo corte para saturação. Termo denominado Vgs(th) "Gate-Threshold Voltage" é indicado no datasheet.

 

 

Abaixo, uma breve introdução/incentivo ao seu estudo:

Imagens do tópico :

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

Na primeira imagem o q27b está na função de entrada inversora. Quando o sinal SUPS# estiver em "alto" o dreno de q27b ficará em nível "baixo" (ponto denominado SUSP). 3v é suficiente pra o mosfer entrar em saturação (para facilitar o entendimento vou usar o analogia à um interruptor ligado, dreno e source estarão em curto). Repare que o source está no gnd.

 

Na segunda imagem, você entendera o motivo do q27b. O mosfet q19a tem a função de interromper ou não a tensão de 13v denominada +VSB que vai ao gate do u22 através do resistor r372 de 20k (20000 Ohns). Mas por que 13v no gate do u22? O u22 é um mosfet de canal N e para "deixar passar" os 5v que estão no dreno para o source o gate tem que ter uma tensão superior à do dreno, assim poderá entrar no modo de saturação (depende do valor Vgs-th). Quando q27b estiver saturado ele irá deixar Zero volt no  gate de q19a, que por sua vez ficará em corte (como não estivesse no circuito) e assim a tensão +VSB chegará ao gate do U22. Se q19a estiver saturado o ponto 1 do resistor r372 (lembre-se que ele é de 20kΩ) ficará "ligado ao gnd" assim terá aproximadamente zero volt no gate de u22.

 

Desculpa a falta de termos técnicos, mas acredito que ficará mais fácil de entender.

Bons estudos!

 

01 img.png

02 img.png

Editado: por ohm
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...