Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Estabilizar sinal pwm 12v

Avalie este tópico:


emersonbc

Posts em destaque

Boa tarde a todos, 

Tenho um sinal pwm de 12v, esse sinal varia conforme o pwm, de 6v a 12v, gostaria de pegar essa tensão, estabilizar em 12v e utilizar ela estável nos 12v.

Esse sinal pwm alimenta um motor, penso em puxar um fio dessa linha e utilizar essa tensão para alimentar outro circuito.

Minha duvida é, como posso estabilizar essa tensão que fica variando conforme o pwm, posso utilizar um capacitor, para carregar e manter nos 12v, se sim, qual capacitor usar?

Alguém tem outros modos de fazer isso?

Essa tensão de 12v vou converter para 5v e corrente máxima de 500mA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

50 minutos atrás, emersonbc disse:

Boa tarde a todos, 

Tenho um sinal pwm de 12v, esse sinal varia conforme o pwm, de 6v a 12v, gostaria de pegar essa tensão, estabilizar em 12v e utilizar ela estável nos 12v.

Esse sinal pwm alimenta um motor, penso em puxar um fio dessa linha e utilizar essa tensão para alimentar outro circuito.

Minha duvida é, como posso estabilizar essa tensão que fica variando conforme o pwm, posso utilizar um capacitor, para carregar e manter nos 12v, se sim, qual capacitor usar?

Alguém tem outros modos de fazer isso?

Essa tensão de 12v vou converter para 5v e corrente máxima de 500mA.

Boa tarde, quem gera esse PWM? arduino ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Thulio Lima disse:

@emersonbc se não precisa do PWM pq não muda direito no código para ter sempre o máximo, esta usando alguma ponte H? l298N ?

 

Mas eu preciso do pwm, eu só quero aproveitar essa tensão que já tenho no local, ai não preciso passar um novo cabo, para levar os 12v ou 5v.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas,

 

deixa eu ver se entendi. Você tem um sinal PWM com amplitude de 12V, com largura de pulso que varia entre 50% e 100%, que alimenta um motor. E quer derivar desse sinal uma tensão contínua e regular ela para 5V, sem ter que colocar mais um fio entre o motor e o circuito. É isso?

 

Se for, uma forma é simplesmente retificar o sinal (um diodo + um capacitor + talvez um resistor para amenizar os picos de corrente) e alimentar um regulador. Se usar um regulador linear, vai precisar de um dissipador, porque 3,5W (12v - 5v = 7v, que multiplicado por 0,5a dá 3,5W) é muito para um regulador linear sem dissipador. 

 

Essa tensão de 5v será usada para quê? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, zazulak disse:

Buenas,

 

deixa eu ver se entendi. Você tem um sinal PWM com amplitude de 12V, com largura de pulso que varia entre 50% e 100%, que alimenta um motor. E quer derivar desse sinal uma tensão contínua e regular ela para 5V, sem ter que colocar mais um fio entre o motor e o circuito. É isso?

 

Se for, uma forma é simplesmente retificar o sinal (um diodo + um capacitor + talvez um resistor para amenizar os picos de corrente) e alimentar um regulador. Se usar um regulador linear, vai precisar de um dissipador, porque 3,5W (12v - 5v = 7v, que multiplicado por 0,5a dá 3,5W) é muito para um regulador linear sem dissipador. 

 

Essa tensão de 5v será usada para quê? 

 

Exatamente isso.

 

Eu fiz um regulador linear com um LM317, para regular a saída, funciona muito bem com uma entrada com tensão fixa, a minha duvida é como usar o capacitor com diodo e resistor, e qual capacitor posso usar. 
uso o capacitor em serie com a linha de 12v para estabilizar a tensão, e o resistor para limitar a corrente e um diodo para proteção, isso ?

Obrigado pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Porque não usa um LM7805?
ele vai te entregar 5v, no Vout, se tem de 6v a 12v. vai funcionar perfeitamente.
 

mas precisa de mais informações....

não esta claro a topologia....
faça um desenho a mão do que tem, como esta ligado....
da onde vem esses 12v que alimenta?

Editado: por mateusassuncao
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, mateusassuncao disse:

Porque não usa um LM7805?
ele vai te entregar 5v, no Vout, se tem de 6v a 12v. vai funcionar perfeitamente.
 

mas precisa de mais informações....

não esta claro a topologia....
faça um desenho a mão do que tem, como esta ligado....
da onde vem esses 12v que alimenta?

Eu fiz um circuito com o LM3017 no proteus, e funcionou bem, se eu variar a tensão de 6 a 12v. Agora na pratica não testei ainda. Estou esperando chegar os componentes. Minha duvida seria caso não funcionasse, ai como eu poderia estabilizar essa tensão. Agora não estou em casa, mais tarde vou ver se consigo postar o esquemático que eu fiz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...