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5 horas atrás, Betinhodaeletronica disse:

@Átomos @ohm da pra colocar um tny280 normal no espaco de um tny 280 smd numa placa de microondas?

Mesmo que tivesse um tny280 smd, não é só tirar um e colocar outro.. tem que modificar o circuito. Cortar trilha, puxar fio, etc.

Quando adaptei ele no lugar do 1910 fiz uns furos na placa com uma broca de dentista, e removi quase todos os componentes smd em torno da área onde fica o integrado. Mas também dá pra fazer uma montagem em teia de aranha. Mas tem que analisar o circuito e remover alguns componentes. Dê uma estudada no datasheet do tny280. 

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@helio tecnico eu coloquei o tny280 mas p zazulak disse que vai ser bem preocupado a troca,o cliente quer pagat menos do que o preco do 1910-10 comprando naquele site de pecas,moro no interior e o frete fica um absurso,me ajuda nessa cara

@helio tecnico sei que n vai da certo assim,me ajuda nessa adaptacao ai ou gambiarra sei la 

16156633341512018187324.jpg

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3 minutos atrás, Betinhodaeletronica disse:

@helio tecnico eu coloquei o tny280 mas p zazulak disse que vai ser bem preocupado a troca,o cliente quer pagat menos do que o preco do 1910-10 comprando naquele site de pecas,moro no interior e o frete fica um absurso,me ajuda nessa cara

@helio tecnico sei que n vai da certo assim,me ajuda nessa adaptacao ai ou gambiarra sei la 

16156633341512018187324.jpg

Kkkk essa foi boa , veja os pinos , soldar com cuidado. Já fiz isso aí numa fonte , deu certo no meu caso .

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Tchê, você está mais perdido que bolacha em boca de banguela. Ao menos consultou o datasheet do tny280 como eu disse numa resposta anterior? Adaptação de integrado de fonte não é difícil a ponto de ser um bicho de sete cabeças, mas também não é fácil como peidar dormindo. Tem que saber ao menos para que serve cada pino do componente. 

 

Não vou lembrar de todos os detalhes porque faz mais de ano que não faço essa enjambra, mas era mais ou menos assim:

 

image.thumb.png.a1f1e17daa67ece6157432a1376e404a.png

Faça uma forcinha e imagine o tny do outro lado da placa. Eu uso uma broca de dentista com ponta esférica para fazer os furos, mas você pode usar uma broca comum de 1mm, ou até de 1,5mm em último caso.

 

 - Tem um componente que fica do outro lado, bem na área onde fica o integrado, se não me engano um resistor ou um jumper: pode arrancar fora.

 

 - Tire todos os componentes marcados com um X (mas não os jogue fora, ainda..), ou seja: todos os smds em torno do integrado, exceto o C105. Não mexa nos que estão circulados em verde.

 

 - Puxe um fio do pino 4 do optoacoplador para o pino 1 do tny (ilustrado em amarelo), e um fio interligando os pinos 5 a 8 com o negativo do capacitor principal (aquele maior de 400v).

 

 - Pegue um dos capacitores smd que foram removidos (por isso eu disse pra não jogar fora) e solde entre os pinos 3 e 4 do opto. 

 

 - Não lembro agora se o pino 3 do opto já é aterrado, mas se não for, corte a trilha e aterre ele. 

 

É basicamente isso. Se for feito certo, é ligar e correr pro abraço. 

  • Joinha 2
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@zazulak  Vou explicar melhor o que você postou para ficar mais fácil de as pessoas entenderem!

Em 13/03/2021 às 20:27, zazulak disse:

 

Usando TNY280 (não SMD) no lugar do 1910-10 (SMD) da placa Micro-ondas Electrolux:

 

> O TNY280 será colocado do outro lado da placa.

> Retire o IC 1910-10 e os componentes marcados com um X, mas guarde o C102, você precisará dele. Não tire o C105, nem os componentes circulados em verde.

> Retire o resistor de 2w que fica na parte de cima da placa na posição do IC.

> No lugar do resistor, faça furos correspondentes ao IC TNY280, conforme, seguindo o que desenhei na parte inferior da placa, ou seja: TNY pino 1 no ponto do C101, pino 2 no ponto do pino 4 do antigo IC, pino 4 no ponto dos pinos 1 e 2 do antigo IC, pino 5 no ponto dos pinos 7 e 8 do antigo IC, pino 6 no ponto do pino 6 do antigo IC, pinos 7 e 8 no ponto do pino 5 do antigo IC,

> Com o TNY280 já no lugar, interligue os pinos 5´6´7´8 e conecte ao ponto da R107 (GND).

> Ligue um fio do pino 1 do TNY para o pino 4 do Optoacoplador.

> Coloque o capacitor SMD, que você guardou da posição C102, entre os pinos 3´4 do Optoacoplador.

 

É basicamente isso. Se for feito certo, é ligar e correr pro abraço.

12.png

MEF30 TNY.png

Editado: por Josuel Marques
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  • Joinha 2
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  • 2 semanas depois...

@zazulak eu consegui um 1910-10 e coloquei no lugar,mas acho que o trafo do microondas tava ruim e acabou queimando o indutor da plaquinha e dois resistores smd e to com receio que o ci mais uma vez se foi...se eu tentar colocar outro trafo,outro indutor,e dois resistores novos,pode acontecer de n ter queimado o ci e a plaquinha ligar???

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22 minutos atrás, Betinhodaeletronica disse:

@zazulak eu consegui um 1910-10 e coloquei no lugar,mas acho que o trafo do microondas tava ruim e acabou queimando o indutor da plaquinha e dois resistores smd e to com receio que o ci mais uma vez se foi...se eu tentar colocar outro trafo,outro indutor,e dois resistores novos,pode acontecer de n ter queimado o ci e a plaquinha ligar???

Se for ligar, ligue numa lâmpada série bem fraquinha, de no máximo 40W.. isso vai prevenir que exploda tudo de novo.

 

Se não me engano, a fonte desse microondas tem uma saída de 5V para o processador e uma de 12V para os relés. 

Se o trafinho foi pro saco, tem a opção de rebobiná-lo, mas eu particularmente partiria para uma gambiarra nível 2: Arrancar o trafinho, e adaptar uma fonte de 12V (tipo aquelas de modem adsl.. você deve ter alguma atirada por aí), e um regulador 7805 para fornecer os 5V.

 

1/2 off topic: Parece piada, mas uma vez peguei uma TV (uma Semp LCD, das primeiras que apareceram) que o jaguara que mexeu nela antes não conseguiu consertar a fonte e colocou 3 fontes dentro dela.. uma de 5 (um carregador de celular), uma de 12 e uma de 24V. Só manteve a placa fonte original na tv porque o inversor do backlight ficava na mesma placa. E a bagaça funcionou por quase 1 ano.. só parou porque a fonte de 5V queimou.

Esse merece o troféu Macgyver O:-)

Editado: por zazulak
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@zazulak vou testar na série sim,e vou verificar o capacitor 400v também,quando eu liguei ele hj,ficou bipando sem parar com o display desligado e saiu uma fumaça,,quando fui vê o indutor foi pro saco,e os mesmos smd que queimou da outro vez dicaram aberto de novo.

Editado: por Betinhodaeletronica
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17 minutos atrás, Betinhodaeletronica disse:

@zazulak vou testar na série sim,e vou verificar o capacitor 400v também,quando eu liguei ele hj,ficou bipando sem parar com o display desligado e saiu uma fumaça,,quando fui vê o indutor foi pro saco,e os mesmos smd que queimou da outro vez dicaram aberto de novo.

Opa. Se ele bipou quer dizer que a fonte chegou a funcionar. Pode ser que quando o 1910 queimou, tenha levado junto o optoacoplador, aí a tensão de saída da fonte vai lá em cima e o 1910 queima. Experimente trocar o opto, e reze para que, se foi isso que aconteceu, não ter queimado o processador. Talvez seja melhor até tirar o processador da placa quando for testar, e só recolocar depois de ter certeza que a tensão de 5v está ok. 

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@zazulak kkkk,infelizmente ficou difícil,coloquei o ci 1910-10 hj novinho,sabendo que queimou,n me dá mais estímulo pra comprar hj,moro numa cidade do interior,os fretes são caro e as peças também,esse micro eu teria pra troca,mesmo se queimasse,mas já que o ci queimou como vc disse,dei uma desmotivada rsrsrsrs

Editado: por Betinhodaeletronica
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17 minutos atrás, Betinhodaeletronica disse:

@zazulak kkkk,infelizmente ficou difícil,coloquei o ci 1910-10 hj novinho,sabendo que queimou,n me dá mais estímulo pra comprar hj,moro numa cidade do interior,os fretes são caro e as peças também,esse micro eu teria pra troca,mesmo se queimasse,mas já que o ci queimou como vc disse,dei uma desmotivada rsrsrsrs

Sei bem como é. Embora eu more numa capital (Porto Alegre - RS), nas lojas daqui só se acha aqueles componentes mais comuns. Se precisar de algo mais específico, como um IGBT de 1200V para nobreak, ou esse integrado 1910, só mandando vir de fora, e as vezes o frete sai ais caro que a peça.

 

Em último caso, se o processador tiver queimado (e o cliente topar), você pode fazer uma gambiarra nível master: Eliminar a placa e colocar um timer eletromecânico. Já fiz isso pra salvar um microondas Sharp pré-histórico.

image.png.61a427a2b75a0ffff12ec0f0c3fcadc8.png

Usei um timer para forno elétrico. 

A ligação é simples.. basta ligar o transformador de alta, a ventoinha e a  lâmpada em paralelo, e colocar tudo em série com o timer. 

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