Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido ACER ES1-572-3562 - B5W11 LA-E061P - Não liga

Avalie este tópico:


ribeirodanilo93

Posts em destaque

Fala pessoal, boa tarde ! Chegou aqui na minha bancada um notebook Acer ES1-572-3562 modelo da placa B5W11 LA-E061P. A princípio a placa não ligava nada, testei na fonte, sem curto, sem consumo de corrente. Verifiquei que a tensão do mosfet de alta PQ302 não passava para o mosfet seguinte PQ303 para dar continuidade ao circuito. Fiz um jump do dreno para source do PQ302 e vi que o PQ303 aqueceu, retirei ele e injetei tensão na linha novamente, vi que um capacitor (sem serigrafia) aqueceu, fiz a substituição, pronto, algumas tensões always já se apresentavam na placa. Essa placa possui 2 pwm's primários, 1 gera 5va PU402 e um outro gera os 3.3va PU401. Encontrei os 5va, porém não os 3.3. Verifiquei no PU401 que tinha uma tensão do regulador de tensão interno, pino 17 que gerava 3.3, mas ainda nao eram os 3.3va da bobina, pinos 19 e 20. Em um outro tópico verifiquei um amigo com um problema semelhante, existe um sinal no pino 12 que vem do sio, sinal de habilitação dos 3v. Como não tenho osciloscópio medi apenas com o multímetro esse sinal no pino 12 do PU401 e não encontrei nenhum valor. Antes de partir para a substituição do PU401 gostaria de tentar um jump nesse pino 12 para ver se o problema é no sinal do sio.
Desde já agradeço aos amigos.

Editado: por ribeirodanilo93
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ribeirodanilo93 

 

seu tópico foi movido para a área correta.

 

Saiba como selecionar a área correta para criar o seu próximo tópico »

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

hhUvRH

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/02/2021 às 19:00, Átomos disse:

Confira se existe esse circuito presente

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Sim amigo, existe esse circuito presente. É justamente esse sinal 3V_EN_R que sai do pino 107 do SIO passa por esse circuito que eu não tinha percebido e vai até o pino 12 do PU401para habilitar.

Editado: por ribeirodanilo93
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/02/2021 às 20:18, Leonildo disse:

Sim amigo, ajudarei sim! Só ajeita o titulo do tópico adicionando o defeito da placa em questão blz. Quando fazer isso me aciona novamente que iniciamos com ajuda!

Bom dia ! Já fiz as devidas alterações no título do post amigo.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ribeirodanilo93 

46 minutos atrás, ribeirodanilo93 disse:

É justamente esse sinal 3V_EN_R que sai do pino 107 do SIO passa por esse circuito que eu não tinha percebido e vai até o pino 12 do PU401para habilitar.

Fez a aferição no pino 107 do IO pra ver se tem tensão nele? Veja se a linha da bobina Pl402 está curto?  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/02/2021 às 19:00, Átomos disse:

Confira se existe esse circuito presente

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Estou desconfiando desse DB1. Fiz algumas medições e comparações com outros diodos ao redor do SIO. Todos os demais diodos entre anodo e cátodo dão um valor médio de 0.318ohms e de cátodo para anodo dão um valor médio  de 1.800ohms. Já o DB1 em questão valor entre anodo e cátodo mantém o padrão de 0.300ohms mas já de cátodo para anodo dá infinito. O que vcs acham ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Átomos disse:

Seria melhor ilustrar as tensões na imagem, assim poderemos ver se tem proteção ativada.

Com o carregador conectado, encontrei esse valor de 3,27v no catodo deste DB1. Acredito que seja justamente essa tensão que está faltando no pino 12 do PU401. Agora, como faço para desarmar esta proteção ?

Sem título.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, Leonildo disse:

@ribeirodanilo93 veja esse tópico na parte que o colega menciona sobre o jumper!

 

Eu só não isolei a trilha do pino 107 do I/O mas o jump do pino 17 do pu401 pro pino 12 fo pu 401 foi a primeira coisa que eu fiz rsrs. E o que ocorre é que ap fazer o jump o pu401 para de gerar os 3.3 ldo do pino 17 ou não sei se a tensão está sendo aterrada, mas não funcionou infelizmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/02/2021 às 18:19, ribeirodanilo93 disse:

Com o carregador conectado, encontrei esse valor de 3,27v no catodo deste DB1. Acredito que seja justamente essa tensão que está faltando no pino 12 do PU401. Agora, como faço para desarmar esta proteção ?

Sem título.jpg

@Átomos e @Leonildo Essa tensão de 3,27 não é a mesma que deveria passar pro outro lado como 3V_EN ou ela morre aí mesmo ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ribeirodanilo93 você chegou a remover o diodo pra ver se muda alguma coisa?

30 minutos atrás, ribeirodanilo93 disse:

 Essa tensão de 3,27 não é a mesma que deveria passar pro outro lado como 3V_EN ou ela morre aí mesmo

Apesar de ser um zene aí, acredito que essa tensão não passa por ele. Por onde o sinal MAINPWON deveria circular, os componentes não existem segundo o esquema. Para habilitação do regulador de 5V somente o sinal EC_ON já é o bastante!

Editado: por Leonildo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...