Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Sansumg np350xaa - allrounder-int rev: 1.2 - Não carrega a bateria.

Avalie este tópico:


Formação Grátis

Posts em destaque

Ola pessoal solicito ajuda. Estou com esse notebook Notebook Sansumg np350xaa - allrounder-int rev: 1.2 - Não carrega a bateria. A bateria dele estava em curto. comprei outra bateria e não subiu carga e não segurava o pc ligado. dai troquei no vendedor e veio outra com carga. o notebook liga mas não carrega. não consegui achar por aqui o esquema desse notebook. ele esta com windows 10. liga normal no carregador. fiz algumas medições que segue aparti dos pinos vermelho conforme foto considerando o primeiro vermelho como pino 01. concetado no carregador pois nao tenho o pino correto pra fonte . 

conectado apenas no carregador as as voltagens segue pino 01, 02, 03= 0,21v. pino 04= 3,25v, pino 05= 3,26, pino 06= 2,52. pino 7, 8, 9= 0,0v (terra). 

 

 

20210221_223954.jpg

20210221_224454.jpg

sansumg01.jpg

sansumg02.jpg

Editado: por Formação Grátis
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Well7487 disse:

@everaldo designer amigo você diz que no pino 0,21v no fio vermelho?

Então a bateria está praticamente toda descarregada ser que ele ata boa?

esse valor com o carregador conectado, quando colo ela aprece no sistema 69% da ultima vez que liguei e o notebook liga normal...quando medi com ela conectada tem 11,25v. claro vai caindo de acordo. ne? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigos fiz  a atualização mas o notebook não ligou. Dai voltei a bios anterior, agora ele liga mas não da vídeo.

e dai percebi que um componente aquece que só. passando álcool isopropílico nele evapora rapidinho. 

 

o que esta em vermelho aquece um pouco, mas o que esta em amarelo aquece bem. se alguém tiver o esquema ajudaria. 

 

soldei um fio na bobina de entrda visto que não tenho um pino para colocar na fonte e injetei tensão. quando chega de 5v em diante começa a ter consumo de 0,13 e fui subindo ate 14v, onde teve consumo de 0,24a, aquecendo o componente em amarelo. será que ele foi pro saco ???? 

 

 

sansumg3.jpg

Mon Feb 22 10-11-39.jpg

Editado: por Formação Grátis
mais informa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é amigo se a placa está ligando diria para você não mexer no componente amarelo pois ele que gera os 3 e 5v e não tem na a ver com não carregar a bateria 

Já o componente amarelo é o controlador de carga pega o datashet dele e analisar esse componente 

Tenta achar os mosfets da fonte da bateria e o comutador também para ver se um deles não está com problemas 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Well7487 disse:

Pois é amigo se a placa está ligando diria para você não mexer no componente amarelo pois ele que gera os 3 e 5v e não tem na a ver com não carregar a bateria 

Já o componente amarelo é o controlador de carga pega o datashet dele e analisar esse componente 

Tenta achar os mosfets da fonte da bateria e o comutador também para ver se um deles não está com problemas 

agora a minha preocupação e fazer a placa ligar...coloquei um fio na entrda...pois nao achei os pino...e como falou ai em cima o componente amarelo apresenta em um capacitor 2,90v, creio que esta faltando a voltagem do 5v. vou procurar...pelo menos ligar ela novamente...afffff...tem horas que é osso. e so para ressaltar eu não cheguei a fazer reparo no componente em amarelo não. foi depois que atualizei o bios...creio que o bios que baixei não e compatível com a minha placa...conforme topico acima...agora e fazer essse bichim ligar para prosseguir apara os outros...obrigado. 

20210222_105047.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Formação Grátis Boa noite, tudo bem? Conseguiu dar andamento no reparo? Estou com um NP350XAA placa BA41-02639A que está com o mesmo sintoma.
Liga e não da vídeo. A principio o cliente comento que o display começou com interferências. Acredito que o cabo flat veio a dar um curto e travou a placa.
Conseguiu encontrar o reset da bios? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Retirei o componente poi o capacitor esse do lado da lado direito da imgem estava bipando e não esta chegando os 18v no pino de vin, que passa pelo resistor...chega até o resistor mas não passa, so passa 1,79v par o CI. conforme fotos abaixo. a placa esta apresentando consumo de até 1,8a com a voltagem em 2,5 aquecendo os mosfest e o um pouco o chip bios. Conclusão tireo o mosfet que aquece (passando alcool isopropilico verifico que esse aquece mais rapido) e ainda sim continua com o problema. Esse resistor 3r3 ai na esta deixando a tensão passar creio eu...o capacitor da linha esta normal pois verificquei. o capacitor maior parou de bipar quando tirei o CI. trocar o ci pra ver. so nao tenho um aqui agora... mas vamos la. dicas ? o falta de um esquema.... 

np350xxa2.jpg

Thu Mar 11 17-29-02.jpg

Thu Mar 11 18-17-24.jpg

Thu Mar 11 18-19-44.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, porem acho dificil consertar agora, quando liga sem o buck converter de 5,3v, sai mandando tensão para tudo que é lado, curto assim vc olha com o multimetro, analisando os pinos em relação ao terra.

Editado: por everaldo designer
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@everaldo designer 

Amigo eu até tenho um vídeo no meu canal 

Não posso postar porque naquele tempo no início do vídeo eu colocava endereço e telefone o que é proibido aqui.

Então o seguinte, jamais ligue uma placa a energia sem um pwm na placa 

Pois sem ele a placa tem uma tensões flutuantes nós gates dos mosfets de alta e com isso habilitam os mosfets e geram tensões incontroláveis já que não teremos o pwm que é quem faz esse controle e com isso pode queimar diversos setores nas placas inclusive algum chip amigo 

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...