Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Toshiba a210-1ce - mb LA-3631P rev: 2.0 - só liga com a bateria

Avalie este tópico:


FHS

Posts em destaque

olá a todos

 

conforme descrição tenho portatil toshiba com problemas em ligar. 

- com carregador e sem bateria não liga e após alguma medições vi que tem cerca de 17.1v no botão power

- só com bateria ligada o portatil liga mesmo tendo cerca de 11.3v no botão power, no entanto assim que arranca passa a ter 3.3v no botão power

- então depois testei arrancar só com bateria e ligar o carregador e esta a carregar a bateria.

 

andei a fazer medições e aparentemente parece tudo bem, no entanto como os meus conhecimentos são poucos e posso estar a analisar algo de forma errada.

 

se alguem poder dar uma ajuda a orientar onde devo medir a fim de tentar analisar o problema agradeço.

 

obrigado e tudo de bom para todos.

Editado: por Gilson Macedo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Gilson

 

Desde já agradeço a pronta ajuda.

pu4 no pino 19 e 20 tem 19v no entanto pino 3 enable esta zerado.

Seguindo o sinal fstchg vai dar no pd19 esta zerado em todos os pinos e o diodo aparentemente esta bom. então segui para o pq51 em que tem em um pino 19v e zerado nos outros dois.

 

já esta um pouco tarde aqui em portugal e amanha volto aqui de novo para fazer mais algumas medições.

 

Se achar que devo fazer mais alguma aferição diga por favor e amanha verifico.

 

Muito obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Gilson

 

Ontem vi que o sinal vinha de lá mas como já era tarde não testei.

Estive agora a verificar e o resultado é o seguinte:

- Só com carregador o valor esta a 0v

- Só com bateria o valor esta a 0v

- Com bateria e com carregador o valor esta a 3.3v

 

Eu acho que está correto pois só ativa quanto inserida a bateria e o carregador para testar a mesma.

Ontem já podia ter feito o teste desta forma mas o sono já não deixava pensar.

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Átomos disse:

Somente com o carregador plugado, quais as tensões presentes nas bobinas pl6 e pl5 ?

Olá

 

PL6 3.390v

PL5 5.09v

 

O que mais me estranha é ter cerca de 18v no botão power e depois de ligar a boar passa a ter so 3.3v e so liga sem o carregador.

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Átomos disse:

rapaz se isso for verdade, o super io explodiu faz tempo, deve está aferindo de forma equivocada.

estive a confirmar de novo e esta correto.

pino 1,2 e 4 17.40v estive a fazer teste de continuidade para botão power para ter certeza da pinagem.

o mais estranho é que tiro o carregador e coloco bateria e passo a ter perto de 12v e ai a board ja liga, assim que clico no botão power esta voltagem de quase 12v passa de imediato para 3.1v.

antes de postar aqui estive a verificar e no sistema operativo tudo parace funcional desde rato, teclado luzes da board e rede.

 

apenas para perceber o raciocinio e aprender, o que o faz dizer que o super io pifou?

 

quando andei a verificar esto vi que o sinal que traz os 17.40v ou 12v é o 51_on# mas não consegui avançar mais por falta de conhecimentos

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, Gilson Macedo disse:

Creio que esses 17v estão corretos, então vamos adiante. Vc tem ACIN 3.3v? Veja se o pq10 está funcionando.

eu acredito que os 17.40v até estejam corretos so que estão a ir para o botão power o que não pode e não consigo perceber porque :)

 

acin 3.3v aferi na pr4 e tenho 3.5v

o pq10 esta a funcionar corretamente. so com carregador não tem nada no dreno.

assim que coloco a bateria passo a ter 12.60v

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Átomos disse:

rapaz se isso for verdade, o super io explodiu faz tempo, deve está aferindo de forma equivocada.

Vou discordar de você, pois se o sio tivesse explodido a placa não ligaria com a bateria. Desculpe-me o equívoco, não percebi que disse também que o colega está aferindo de forma errada. 

Editado: por Gilson Macedo
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, FHS disse:

eu acredito que os 17.40v até estejam corretos so que estão a ir para o botão power o que não pode e não consigo perceber porque :)

 

acin 3.3v aferi na pr4 e tenho 3.5v

o pq10 esta a funcionar corretamente. so com carregador não tem nada no dreno.

assim que coloco a bateria passo a ter 12.60v

E no source do pq10? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/02/2021 às 21:13, FHS disse:

Estive agora a verificar e o resultado é o seguinte:

- Só com carregador o valor esta a 0v

- Só com bateria o valor esta a 0v

- Com bateria e com carregador o valor esta a 3.3v

Somente com o carregador plugado tem ou não tem tensão FSTCHG? Esse sinal deve chegar somente com abateria e somente carregador! Pino 24 do PU4 tem que ser alimentado de qual que formar concorda @Gilson Macedo ? Pu4 recebe esse sinal para ser alimentado e habilitar! Tanto VIN como B+ vai chegar ao P3....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Leonildo disse:

Somente com o carregador plugado tem ou não tem tensão FSTCHG? Esse sinal deve chegar somente com abateria e somente carregador! Pino 24 do PU4 tem que ser alimentado de qual que formar concorda @Gilson Macedo ? Pu4 recebe esse sinal para ser alimentado e habilitar! Tanto VIN como B+ vai chegar ao P3....

Estive agora a verificar de novo:

- Só com carregador o valor esta a 0v

- Só com bateria o valor esta a 0v

- Com bateria e com carregador em simultaneo valor esta a 3.3v

quanto ao pino 24 do pu4 só recebe tensão quando ligado em simultaneio bateria e carregador em separado não chega nada. mas este sinal deveria ser constante penso eu....

 

O p3 estive a verificar no pq9 e tanto so com bateria e carregador tem tensão.

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...