Jump to content

Rate this topic

Oficina DoNotebook
 Share

Recommended Posts

Bom dia pessoal, estou com essa placa na bancada, liga acende o led nem 6 segundos e desliga, nao chega a piscar a tela. Bom já regravei bios e IO, aparentemente nao possui curto, ja busquei por oxidações mas nada. Nos poucos segundos ligada possui tensao em todas as bobinas. Fiz jumper no u11 para 3vs e 5vs, mas se desliga da mesma forma, oque notei é que com o jumper, assim que plugo a fonte, sobem as tensoes nas PL1002, PL1202, PL1203 mesmo antes de apertar o power, e a placa de video vai aquecendo gradualmente. O processador não esboça aquecimento, mesmo recebendo as tensoes. Os mosfets das PL1202 e PL1203 estao aquecendo, nada de torrar, mas aquecem, ja foram trocados e mesmo assim continuam. Espero a ajuda de vocês.

Edited by FLAVIOTECH

pl502  1.37
pl602  1.06
pl802  1.70
pl1002 1.36
pl1202 1.016
pl1203 1.017
ja tentei desativar a placa de video, mas a placa desligou do mesmo jeito, se alguem puder confirmar. Tentei de duas formas: coloquei um resistor de 10K na posição do R306 ( que nao tinha na placa) gerando por volta de 1.7V no DGPU_PRSNT#, e tbm tirando o R219 e deixando apenas o R306, gerando 3V no DGPU_PRSNT#

3 horas atrás, Oficina DoNotebook disse:

Fiz jumper no u11 para 3vs e 5vs,

Você fez esse jumper por quer as tensões de 3/5VS não estão subindo correto? Sabemos que para que essas tensões possam serem transferidas, o integrado tps (U11) precisa de habilitação SUSP# em nível alto. Como outros circuitos que precisa dessa mesma habilitação para que a tensão da bobina passa subir estão funcionando corretamente, podemos deduzir que tem SUSP# em nível alto correto? Veja se no pino 3 e 5 do U11 chega 3.3V? Se fazer jumper nessas linhas das tensões de VS, o estado de S3 da placa vai está energizada antes mesmo de pressionar o power. SUSP# só sobe quando pressiona o power! 

2 horas atrás, evandrocarlosv disse:

Boa tarde, as tensões parecem ok. O arquivo BIN foi gravado com limpeza se região ME?

Sim

58 minutos atrás, Leonildo disse:

@Oficina DoNotebook checou bateria do rtc?

Sim

31 minutos atrás, Átomos disse:

@Oficina DoNotebook poste o modelo completo do note, pois isso influi com relação a bios, e processador na placa.

E5-571G-57MJ processador i5 5200u  placa de video 820M

1 hora atrás, Leonildo disse:

Você fez esse jumper por quer as tensões de 3/5VS não estão subindo correto? Sabemos que para que essas tensões possam serem transferidas, o integrado tps (U11) precisa de habilitação SUSP# em nível alto. Como outros circuitos que precisa dessa mesma habilitação para que a tensão da bobina passa subir estão funcionando corretamente, podemos deduzir que tem SUSP# em nível alto correto? Veja se no pino 3 e 5 do U11 chega 3.3V? Se fazer jumper nessas linhas das tensões de VS, o estado de S3 da placa vai está energizada antes mesmo de pressionar o power. SUSP# só sobe quando pressiona o power! 

Na verdade assim, fiz o jumper, pois a placa nao ficava ligada, apenas para testar se nao era o u11 o defeito. Mas sim tenho SUSP# no pino 3 e 5 ao pressionar o power

10 minutos atrás, Oficina DoNotebook disse:

sim tenho SUSP# no pino 3 e 5 ao pressionar o power

Tem 3/5VS também quando a placa liga sem os jumpers que você puxou? Se essas tensões não sobem, abrir os jumper e veja se vai subir? Se mesmo com isso nada acontecer, o problema está no U11! 

Edited by Leonildo

5 minutos atrás, Leonildo disse:

Outra jeito para desabilitar a placa de vídeo é removendo a bobina que passa a tensão que alimenta o mesmo, com isso veja se algo vai mudar! ;D  

Eu tinha tentado sem PL1202 e PL1203, mas com oque disse me atentei a tirar a PL1002 tbm, tirar as 3 no caso

7 minutos atrás, Leonildo disse:

Tem 3/5VS também quando a placa liga?

sim, sem o jumper mesmo gera elas por poucos segundos, dai fiz o jumper pra ver né, caso fosse o u11 que nao estava conseguindo segurar elas estáveis

@Oficina DoNotebook poderia mostrar o link pra nós, eu ainda desconfio de bios, visto que sua placa é uma discrete, então tem ela uma. Aí vc tem que gravar o par, a main bios e a ec bios. Tenho o arquivo testado por mim clear me, e a ec. Outra idéia é o uso da original, e baixar o arquivo exe no site do fabricante e enviar no fórum pra que possamos tentar a edição da mesma.

Em 26/02/2021 às 06:12, Átomos disse:

@Oficina DoNotebook poderia mostrar o link pra nós, eu ainda desconfio de bios, visto que sua placa é uma discrete, então tem ela uma. Aí vc tem que gravar o par, a main bios e a ec bios. Tenho o arquivo testado por mim clear me, e a ec. Outra idéia é o uso da original, e baixar o arquivo exe no site do fabricante e enviar no fórum pra que possamos tentar a edição da mesma.

Bom tentei com esse

Esse 

e mais alguns que ja tinha baixado desse modelo de placa, mas que não sei dizer se era com video integrado ou não

Em 26/02/2021 às 06:12, Átomos disse:

consegue me passar o seu arquivo para testar?

@Carlos Porto Concordo, o ideal pra ele tentar solucionar, seria fazer o upload da bios original com o arquivo exe baixado do site, usando o serial do equipamento, assim as chances seriam maiores de recuperação. Consigo reparar a bios assim.

Qual o processador na placa ?

Deve se atentar que mesmo sendo E5-571g, não quer dizer que seja a mesma placa, pois já vi usando a la-b162p. Precisa informar se tem ou não gpu.

Edited by Átomos

• Moderator

Só uma pequena intromissão: dando uma olhada no esquema tem alguns detalhes que influenciam na análise aqui: o processador é um i5 5200u com placa de video 820M integrada ([processador+video] + PCH). Apesar de ter um chip gráfico dedicado (discrete) esse chip não tem nenhuma ligação direta com o display (vide block diagram) e sim através do processador, ou seja, ligar ou desligar o chip gráfico dedicado não vai influenciar no vídeo pois é o processador que vai gerenciar quem vai gerar o sinal de vídeo, se não um então outro (transparente), não é a questão aqui.

Sobre os arquivos de BIOS, a placa ainda é discrete, então é necessário regravar com um arquivo específico para placa discrete (UMA não vai gerar vídeo mesmo), e além disso é dual BIOS (U6 e U7) e nesse caso SEMPRE regravar as duas juntas pois elas trabalham em conjunto (o que no momento não vai ter muita relevância pois a placa ainda não está permanecendo ligada para ver se dá vídeo ou não.

Em relação ao defeito apresentado esse comportamento de ligar e depois desligar 99% das vezes está faltando algum sinal do SIO/PCH ou tem alguma fonte transferida em curto, o que nos leva a ter que verificar circuito por circuito. Nessa placa tem 3 tensões always on e 12 transferidas, portanto tem bastante coisa para verificar antes de partir para a geração de vídeo. Analisando esses circuitos e os sinais que os habilitam pode dar uma noção do que precisa e está faltando. Desculpem o "textão" mas não tem como explicar mais sucintamente. Grato.

6 horas atrás, Carlos Porto disse:

@Oficina DoNotebook quando o @Átomos fizer o upload do arquivo pro gerenciador de arquivos ele coloca o link aqui para você baixar ;) Do jeito que você falou dá a entender que pediu para enviar o arquivo diretamente para você. Grato.

Ah sim, desculpe se ficou a impressao, me referia ao link de upload

5 horas atrás, Átomos disse:

@Carlos Porto Concordo, o ideal pra ele tentar solucionar, seria fazer o upload da bios original com o arquivo exe baixado do site, usando o serial do equipamento, assim as chances seriam maiores de recuperação. Consigo reparar a bios assim.

Qual o processador na placa ?

Deve se atentar que mesmo sendo E5-571g, não quer dizer que seja a mesma placa, pois já vi usando a la-b162p. Precisa informar se tem ou não gpu.

Bom posso tentar te enviar o arquivo de backup dessa bios, mas não posso garantir que seja original, pois veio de outra informatica e já tinham mexido em 2 mosfets.

Edited by Oficina DoNotebook