Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Acer E1-572-6V5WE2 - LA-9532P - desliga após 30segundos

Avalie este tópico:


m4yur1

Posts em destaque

Boa tarde!
 Estou com esse acer na bancada, placa mãe V5WE2 LA-9532P que ao ligar sobe normalmente o sistema, mas após aproximadamente uns 30segundos ele desliga...
Após medições encontrei um curto e grande aquecimento no PU602, mais precisamente nos pino 3 e 4, acredito que ele cuide da saída VGA correto?.
 O problema é, mesmo removendo o mesmo, o curto nos pino 3 e 4 permanece...., nao consigo seguir o circuito para saber a origem de tal problema, alguem ja pegou algo parecido?
Desde já muito obrigado por qualquer ajuda!.

Editado: por m4yur1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, m4yur1 disse:

Pino 3 e 4  do PU602 em relação ao terra, medindo continuidade no multímetro, resistência próxima de 1ohm.

aprenda aferir impedância, ponta + no terra, negativa no pomto a ser aferido, escala de 200r, caso não dê nenhum valor, vc aumenta a escala.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, Átomos disse:

aprenda aferir impedância, ponta + no terra, negativa no pomto a ser aferido, escala de 200r, caso não dê nenhum valor, vc aumenta a escala.

Entendi, nessa forma de medição, ele apresenta 1ohm também, tenho outra placa idêntica para comparar as medições, a outra possui 20k de impedância nesse ponto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, m4yur1 disse:

Entendi, nessa forma de medição, ele apresenta 1ohm também, tenho outra placa idêntica para comparar as medições, a outra possui 20k de impedância nesse ponto.

excelente, pena vc não dispor da fonte de bancada, seria batata. Siga o que o colega @Well7487 induziu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Átomos @Well7487 Boa tarde!
Fazendo medições encontrei a origem do curto, o U42.
Após remover o U42, o curto sumiu, porém, o problema ainda persiste, liga normal mas desliga após uns 30 segundos...
Esse componente seria essencial para o funcionamento básico dessa placa?, seria o caso de providenciar outro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, m4yur1 disse:

@Átomos @Well7487 Boa tarde!
Fazendo medições encontrei a origem do curto, o U42.
Após remover o U42, o curto sumiu, porém, o problema ainda persiste, liga normal mas desliga após uns 30 segundos...
Esse componente seria essencial para o funcionamento básico dessa placa?, seria o caso de providenciar outro?

O u42 é para vídeo vga amigo 

Então não tem problemas. A placa continua ligando dando vídeo e se desligando? Tu viu se sem o HD se na bios acontece a mesma coisa? 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, m4yur1 disse:

Não, está sem de fábrica, nem existe marca de solda.

Bom amigo 

Então assim 

Vais ter que analizar cada bobina até a placa desligar 

Ver se alguma acaba cai do um pouquinho a tensão antes da placa desligar 

Também vais ter que ver isso nos que geram as tensões vs se não né engano nessa placa o u11 é um deles 

Vais ter que fazer isso até a placa desligar e vou te explicar o porquê!

Eu tinha dois Samsung aqui na loja, sei que não é a tua placa mas acontecia o que, no meu caso ela não se desligava porque era no setor da memória, ela ficava com a tela toda chuviscada e travava porque o que transferia a tensão de 1,5v para 1,5vs estava ratiando 

Daí analisando bem o circuito 

Consegui averiguar que ela ia diminuindo porque o gate do mosfet estava variando daí descobri um resistor alterado nessa fonte e resolvi o problema. 

E se após verificar todas tensões até desligar e chegar a conclusão que está tudo certo 

Eu regravaria a bios amigo 

 

 

 

 

Editado: por Well7487
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...