Jump to content

dúvida Tv Philips 42PFL3707D78 - fonte 715G5173-P01-W21-002S - não acende backlight

Rate this topic

Share

Recommended Posts

Boa noite, caros amigos, sou novo por aqui, mas sou hobbista em eletrônica há mais de 40 anos. Estou com esta TV tem imagem e som mas não acende o backlight, já testei os leds e estão bons. Como faço para armar esta fonte sem a placa principal para acender o backlight? Já consegui armar colocando um resistor de 1k entre 5,2V e PSon, daí ela apresenta os 12V e os 24V, mas não sei como armar para gerar alta tensão para os leds do backlight. Quando a fonte está conectada com a placa principal aparecem os 5,2V, 12V, 24V, o on/off fica oscilando entre 3,1 e 3,2V e no Dim fica praticamente zerado (0,2). Desde já agradeço a ajuda de todos.

Antes de executar os testes, descarregar capacitores do duplicador de tensão com um Resistor de 330Ω/5W

Colocar um resistor de 1K entre BL-ON OFF e o +12V;

Colocar um resistor de 1K entre BL-DIM1 (VS SYNC) e o 3V3;

Ligar o plug fêmea nos LEDs ao plug macho na saída do Inverter. Se estiver tudo bem, os LEDs do painel vão acender.

Edited by Claudio dias dos santos

@Claudio dias dos santos Muito obrigado, vou fazer isto,  mas tirei a placa novamente agora e vi que o IC 8103  (PF7900s) deve estar queimado está com uma mancha em cima, vou ver se consigo postar uma foto. Deve ser ele.... vou trocar e se não acender com a placa principal, vou armar a fonte como o amigo Cláudio orientou.

Obrigado mesmo pela ajuda. Logo mais vou postar o que aconteceu...

Excelente, ainda bem que achou o dito cujo queimado.  Aproveito para deixar uma dica que sempre me ajudou.

Sempre quando eu inicio um reparo em qualquer TV eu faço uma limpeza geral na placas ( Fonte, Principal e nos casos das plasma e LCD " ZSUS e YSUS e inverter " ) após a limpeza, faço uma inspeção visual bem detalhada com uso de uma lupa e 90 % dos casos eu acho problemas só na inspeção visual. 

As vezes acho umas soldas trincadas ( solda fria ) , mal contato em conectores de fonte, capacitores estufados, resistores smd ( amarelados ) que já evidenciam superaquecimento e até em aberto. Outra dica, depois de ligar vc pode ainda fazer uma inspeção por temperatura, buscando algum componente com aquecimento elevando, neste caso já queimei muitas vezes o dedo, mas tenta tomar cuidado.....kkkk , nem sempre dá tempo....

Bom dia, amigos, muito grato pela dica de todos. Sr. Claudio eu tinha feito uma inspeção na placa mas vou comprar uma lupa melhor... o ci passou batido... já troquei e como nosso outro amigo disse ... é só partir para o abraço, deu certo!!

Com relação a dica de verificar a temperatura sempre faço isto também e as vezes a coisa tá quente mesmo!!
Estou estudando estas fontes de tv de led etc, ainda sou novato no conserto delas...obrigado e esta já vai voltar para o uso, problema solucionado!!

18 minutos atrás, Renato Ishida disse:

Bom dia, amigos, muito grato pela dica de todos. Sr. Claudio eu tinha feito uma inspeção na placa mas vou comprar uma lupa melhor... o ci passou batido... já troquei e como nosso outro amigo disse ... é só partir para o abraço, deu certo!!

Com relação a dica de verificar a temperatura sempre faço isto também e as vezes a coisa tá quente mesmo!!
Estou estudando estas fontes de tv de led etc, ainda sou novato no conserto delas...obrigado e esta já vai voltar para o uso, problema solucionado!!

Excelente!!!! Parabéns pelo trabalho.

• 2 weeks later...