Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Tv Philips 42PFL3707D78 - fonte 715G5173-P01-W21-002S - não acende backlight

Avalie este tópico:


Renato Ishida

Posts em destaque

Boa noite, caros amigos, sou novo por aqui, mas sou hobbista em eletrônica há mais de 40 anos. Estou com esta TV tem imagem e som mas não acende o backlight, já testei os leds e estão bons. Como faço para armar esta fonte sem a placa principal para acender o backlight? Já consegui armar colocando um resistor de 1k entre 5,2V e PSon, daí ela apresenta os 12V e os 24V, mas não sei como armar para gerar alta tensão para os leds do backlight. Quando a fonte está conectada com a placa principal aparecem os 5,2V, 12V, 24V, o on/off fica oscilando entre 3,1 e 3,2V e no Dim fica praticamente zerado (0,2). Desde já agradeço a ajuda de todos.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de executar os testes, descarregar capacitores do duplicador de tensão com um Resistor de 330Ω/5W

 

Colocar um resistor de 1K entre BL-ON OFF e o +12V;

Colocar um resistor de 1K entre BL-DIM1 (VS SYNC) e o 3V3;

 

Ligar o plug fêmea nos LEDs ao plug macho na saída do Inverter. Se estiver tudo bem, os LEDs do painel vão acender.

 

Editado: por Claudio dias dos santos
  • Joinha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Claudio dias dos santos Muito obrigado, vou fazer isto,  mas tirei a placa novamente agora e vi que o IC 8103  (PF7900s) deve estar queimado está com uma mancha em cima, vou ver se consigo postar uma foto. Deve ser ele.... vou trocar e se não acender com a placa principal, vou armar a fonte como o amigo Cláudio orientou.

Obrigado mesmo pela ajuda. Logo mais vou postar o que aconteceu...

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente, ainda bem que achou o dito cujo queimado.  Aproveito para deixar uma dica que sempre me ajudou.

 

Sempre quando eu inicio um reparo em qualquer TV eu faço uma limpeza geral na placas ( Fonte, Principal e nos casos das plasma e LCD " ZSUS e YSUS e inverter " ) após a limpeza, faço uma inspeção visual bem detalhada com uso de uma lupa e 90 % dos casos eu acho problemas só na inspeção visual. 

 

As vezes acho umas soldas trincadas ( solda fria ) , mal contato em conectores de fonte, capacitores estufados, resistores smd ( amarelados ) que já evidenciam superaquecimento e até em aberto. Outra dica, depois de ligar vc pode ainda fazer uma inspeção por temperatura, buscando algum componente com aquecimento elevando, neste caso já queimei muitas vezes o dedo, mas tenta tomar cuidado.....kkkk , nem sempre dá tempo....

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, amigos, muito grato pela dica de todos. Sr. Claudio eu tinha feito uma inspeção na placa mas vou comprar uma lupa melhor... o ci passou batido... já troquei e como nosso outro amigo disse ... é só partir para o abraço, deu certo!!

Com relação a dica de verificar a temperatura sempre faço isto também e as vezes a coisa tá quente mesmo!!
Estou estudando estas fontes de tv de led etc, ainda sou novato no conserto delas...obrigado e esta já vai voltar para o uso, problema solucionado!!

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Renato Ishida disse:

Bom dia, amigos, muito grato pela dica de todos. Sr. Claudio eu tinha feito uma inspeção na placa mas vou comprar uma lupa melhor... o ci passou batido... já troquei e como nosso outro amigo disse ... é só partir para o abraço, deu certo!!

Com relação a dica de verificar a temperatura sempre faço isto também e as vezes a coisa tá quente mesmo!!
Estou estudando estas fontes de tv de led etc, ainda sou novato no conserto delas...obrigado e esta já vai voltar para o uso, problema solucionado!!

Excelente!!!! Parabéns pelo trabalho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...