Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Epson L1300 Não funciona

Avalie este tópico:


Ernest

Posts em destaque

Olá a todos, recentemente comprei uma impressora Epson L1300 com defeito no intuito de consertar a mesma para o meu uso.

Efetuei a retirada da placa da fonte, chequei as tensões de saída do conector CN2 e nada, placa morta. Testei o fusível, diodos, MosFet e mais alguns componentes na parte da alta tensão, tudo ok.

Cheguei a conclusão de que poderia ser o CI do PWM (FA5542), comprei um novo e fiz a troca do mesmo, a parti daí a fonte começou a dar sinais de vida, tipo assim que ligada ela gera aquele o ruído característico das fontes chaveadas, porém, a saída dos 42V (pino 1 e 2 do CN2) não fica ligada constantemente, os 42V só aparece no momento que a fonte é ligada na tomada, após alguns segundos a tensão vai caindo até chegar por volta de 1V.

Já adiantando, a placa lógica também está com problemas, eu alimentei com uma outra fonte na bancada e a mesma está com a luz do power piscando e não aceita nenhum comando e não faz comunicação com o PC, mas isso talvez será assunto para outro tópico.

Minha dúvida é: será que esta fonte precisa de algum sinal de controle vindo da placa lógica para manter os 42V ou será que a placa ainda está com defeito ?  Já tentei aterrar ou injetar algumas tensões nos pinos 4,5 e 7do CN2 e não alterou nada.

Se alguém puder me informar quais são as tensões do CN2 quando a placa da fonte está conectada a placa lógica já ajudaria bastante.

Desde já agradeço quem puder ajudar.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Mario, eu creio que o funcionamento constante da fonte seja mantida por algum sinal específico vindo da placa lógica, acho pouco provável que seja pelo consumo da placa, mas eu vou tentar simular uma carga na fonte mais tarde. Ainda não encontrei o manual de serviço específico desse modelo, mas encontrei da T1110 e L1800 que é bem parecida e usa muitos componentes da L1300. Infelizmente os manuais de serviço da Epson não fornecem muitas informações da parte eletrônica, não tem esquema elétrico e não informam sobre as tensões, a maior parte é relacionada a parte mecânica da impressora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dei umas pesquisada e achei o da L1300, mas somente para comprar, caso queira dar uma olhada é esse o link.

 

Citar

http://www.sdott-parts.com/epson-l1300-service-manual.html

 Nunca utilize link externo, upe para o servidor e compartilhe. Além de seguir as regras, vc tem mais chance de receber joinha pois poderá ajudar mais de um colega.

Já adianto que não conheço o site então não posso dizer se é confiável ou não.

Editado: por Alberto Rosa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei o datasheet do FA5542 e pelo que vi ele pinos para a detecção de corrente e para feedback de alimentação. Da uma olhada se o pino CN2 não vai em um desses.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

fa5542.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já havia baixado e dado uma olhada no datasheet do 5542, mas esse CI só atua na parte da alta tensão ou seja no primário da fonte. Porém o CN2 está ligado em circuito que atua no opto acoplador que dá o feedback para CI na parte de alta, tenho quase certeza que é necessário um sinal para essa fonte funcionar continuamente. A luta continua ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...