Jump to content

dúvida CCE - Ultra Thin S23 - top tu131 Mb Npb ver D - Liga e desliga.

Rate this topic

ribeirodanilo93
 Share

Recommended Posts

Marca: CCE

Modelo: Ultra Thin S23

Placa: MB TU131-s331 ver.d

Defeito: Liga e desliga após 5 segundos e não liga mais.

Boa noite amigos ! Chegou para um este equipamento para uma simples formatação. Liguei a máquina, fiz o backup dos arquivos, até então tudo bem, deixei para fazer a formatação no dia seguinte. No dia seguinte pela manhã liguei a máquina para iniciar o procedimento de reinstalar o sistema operacional, e a máquina simplesmente desligou, como estava sem o carregador, imaginei que estivesse acabado a bateria, mesmo com o carregador a maquina desligou novamente. Parti para os testes iniciais, de periféricos, fiz a substituição por outros (hd,memória etc..) e o problema persistiu. A única coisa que verifiquei de anormal foi no dia anterior quando liguei a maquina pela primeira vez, ela tinha dado uma mensagem antes de iniciar o sistema (erro no RTC). Medi a tensão da bateria e estava abaixo de 3v. Substituí por outra nova e ainda assim não corrigiu o problema.

WhatsApp Image 2021-02-27 at 18.36.06 (1).jpeg

WhatsApp Image 2021-02-27 at 18.36.06.jpeg

Edited by ribeirodanilo93

Em 27/02/2021 às 19:50, ribeirodanilo93 disse:

Qual capacitor de filtro amigo ?

Estava pensando nos capacitores smd. Mas acredito que nada tem haver. Como se trata de bateria, o componente defeituoso iria consumir a carga em pouco tempo. Estou acostumado com fontes, quando me deparo com tensões baixas na maioria das vezes o responsável é o capacitor.

21 horas atrás, Vicere disse:

Estava pensando nos capacitores smd. Mas acredito que nada tem haver. Como se trata de bateria, o componente defeituoso iria consumir a carga em pouco tempo. Estou acostumado com fontes, quando me deparo com tensões baixas na maioria das vezes o responsável é o capacitor.

Amigo, tanto na bateria ou com o carregador conectado, o sintoma é o mesmo. Já liguei inclusive sem a bateria, apenas com o carregador e o problema persiste. Vou tentar regravar a bios e volto com o resultado.

18 horas atrás, ribeirodanilo93 disse:

Amigo, tanto na bateria ou com o carregador conectado, o sintoma é o mesmo. Já liguei inclusive sem a bateria, apenas com o carregador e o problema persiste. Vou tentar regravar a bios e volto com o resultado.

Como foi o processo de regravação da BIOS? Chegou a ser feito?

12 minutos atrás, LZVN disse:

Como foi o processo de regravação da BIOS? Chegou a ser feito?

Não amigo, ainda não foi feita. Pelo que me parece essa placa possui duas bios, e apesar de já terem disponibilizado o esquema meus créditos de hoje já acabaram. Então vou precisar dele pra identificar a bios, além de providenciar o arquivo .bin

20 minutos atrás, ribeirodanilo93 disse:

PL 12 - 3V
PL 3 - 5V
PL 1- 3V
PL6 - 1,47V
PL17 - 0,45V
PL4 - 0,80V
PL7 - 0,85V
PL10- 0,84V
PL8 - 1,67V 

é interessante verificar as resistências dessas Pls, coloque em escala de 200r no multímetro e em relação ao terra, vai medindo e passando os valores de cada.. como liga e desliga, possível curto na secundaria, fez testes com somente a placa pura? sem nada (placa wifi, dissipador outro dispositivo conectado) veja o botão power tbm, se ele não ta como se tivesse pressionado o tempo todo.

Nunca analisei essa placa especifica. Mas, na minha experiência, um clear CMOS poderia resolver, visto que a placa estava funcionando. Então, não custa nada tentar. Esse clear CMOS é feito retirando a bateria e fechando curto nos contatos do seu conector na placa, até descarregar os capacitores nesse mesmo nó. O mais correto é fazer isso num jumper especifico ou nos capacitores depois do diodo na malha da bateria. Se você já tiver feito isso, pode desconsiderar o que falei. Boa sorte.

Amigos, fiz um clear cmos, fechando os contatos da bateria da bios como indicou o amigo @José Corteze, a placa liga, dá video e ficou mais de 10 minutos ligada, porém do teclado a única tecla que funciona é o botão power; tava funcionando o tab e o enter onde eu tava entrando na bios, mas agora nem essas teclas estão funcionando. Coloquei um teclado usb e funciona normal, rodei um pen drive bootável do windows 10, carregou tudo normal até a parte do hd. Coloquei o hd para tentar instalar o sistema e a máquina não fica nem 5 segundos ligada. Testei com um ssd novo que tenho aqui e acontece a mesma coisa. Vou partir para a regravação da bios, já estou com o esquema e os arquivos .bin em mãos, só não tô conseguindo identificar quais são os chips da bios, pois no post que peguei o arquivo me diz que é o U13 e o U21.

Feita regravação das duas bios, e sem resultados positivos. Teclado continua sem funcionar, consegui até colocar o hd e iniciar a instalação do sistema, mas no meio do processo desligou, ao tentar ligar novamente já começa a desligar em poucos segundos novamente. O engraçado é que sem o hd ela não desliga tão rapidamente. Vamos voltar para as aferições das tensões. @Leonildo já já volto com os resultados das tensões.

16 horas atrás, ribeirodanilo93 disse:

Feita regravação das duas bios, e sem resultados positivos. Teclado continua sem funcionar, consegui até colocar o hd e iniciar a instalação do sistema, mas no meio do processo desligou, ao tentar ligar novamente já começa a desligar em poucos segundos novamente. O engraçado é que sem o hd ela não desliga tão rapidamente. Vamos voltar para as aferições das tensões. @Leonildo já já volto com os resultados das tensões.

Acompanhei seu tópico vou na opinião do amigo lá em cima. A que tudo indica parece ser um consumo excessivo a linha dos  5v. Confira os filtros nesta linha. Algum capacitor com sinais escuros ou oxidações por baixo ou em algum de seus terminais.