Jump to content

apresentação Paulo Scheidegger São Lourenço do Sul RS

Rate this topic


 Share

Recommended Posts

Olá, gente boa!

Sou, ou era, engenheiro civil, agora sou aposentado. Mesmo trabalhando com construções, sempre gostei de eletrônica e acompanhei a evolução da informática do Brasil desde os tempos da invenção do micro computador pessoal. Já antes de me formar na UFRGS em 1974, ajudei a programar um sistema de navegação por satélite para a Marinha Brasileira, usando o primeiro micro-processador programável comercial, o Intel 4004. Era uma CPU de 4 bits desenvolvida para uso em calculadoras eletrônicas, grande inovação dos anos 70. Na época da reserva de mercado, quando era proibido importar equipamentos para automação industrial, fui designado pela empresa onde trabalhava para comandar uma equipe de projeto, produção e instalação de micro controladores de processo baseados no 8085 da Intel. Tínhamos que projetar, fabricar, programar, instalar nos equipamentos e por para funcionar, era uma trabalheira danada mas aprendemos muito. Depois fui trabalhar na siderurgia e mais tarde em consultoria de gestão. Hoje ajudo um time de especialistas em técnicas avançadas de solução de problemas gerenciais usando estatística e inteligência artificial mas continuo me divertindo com eletrônica, agora com uma quantidade de recursos inimagináveis no século passado.

Sou auto-didata  em eletrônica e o pouco que conheço me ajuda a consertar alguns aparelhos como hobby. Já não tenho destreza manual para lidar com os componentes SMD, prefiro placas que possa acompanhar a olho as trilhas, mas são cada vez mais raras. Também gosto de brincar com o Arduino e leio e escrevo em várias línguas: Cobol, Algol, Fortran, BASIC, Pascal, C++, R, Phyton, inglês e espanhol.

Também pratico aeromodelismo rádio controlado, construo eu mesmo meus aeromodelos e aprendi a voar sem instrutor, o que não recomendo a ninguém para poupar os primeiros modelos.

Atualmente estou instalando uns painéis solares e fabricando artesanalmente uma réplica do Ford modelo T de 1911 com motorização elétrica. Como podem perceber, planejei minha aposentadoria com carinho...

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...