Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Tudo sobre gravações de Bios, Super IO, entre outros

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Boa noite a todos.

 

Estou criando este tópico com o intuito de sanar uma duvida que possuo a respeito de gravação de Super IO e acredito que esta seja a duvida de muitos.

Meu intuito é criar um tópico semelhante a esse e ter um local onde possamos tirar nossas duvidas a respeito disso, inclusive adquiri o RT809H por indicação do @Jack O'Neo

 

 

No momento estou com a RT809H com diversos adaptadores, porem no kit não possuo a do KB9022, já li que o adaptador do KB9012 é compatível, mas queria confirmar essa informação.

Para isso gostaria de saber como identificar os pinos de gravação.

 

Agradeço a todos.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Joilson Julião Toda a linha ENE suportada utiliza o mesmo adaptador, a pinagem referente gravação e leitura não muda entre 9012 9022 9010 etc.

O datasheet do kb9012 está disponível na internet e com ele em mãos consegues identificar cada pino necessário no KBC e se a placa tiver esquema com ele consegues associar estes pinos com os pontos corretos no conector de teclado, se a placa não tiver esquema basta bater continuidade entre os pinos necessários no KBC e os pinos do conector de teclado.

É mais fácil soldar fios no conector de teclado, e é mais fácil ainda interligar o conector de teclado ao gravador utilizando flat e o adaptador da ITE.

Maiores informações aqui: 

Este tutorial embora voltado a utilização do ch341 utiliza o mesmo adaptador ITE com flat para efetuar a gravação, e é exato o mesmo procedimento, para o RT809H.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jack O'Neo já tinha lido sua postagem, mas não me lembrava. Li novamente e juntei algumas informações:

1575606302_conectorteclado.png.e9017551d10f03c43992e0bf145abaee.png749155504_Semttulo.png.bb9cc6432b43064e671ccbb8820167ab.pngpinos.png.4aafaad3d0106273ea84e25a3a189b2c.png

Se eu entendi direito essa seria a pinagem correta?

Vou precisar de mais um pino de 3v para a gravadora, em qual pino devo conectar?

Editado: por Joilson Julião
  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Joilson Julião 

 

KSO3 vai ao ground da placa, que por sua vez deve ser interligado com o ground da gravadora.

A alimentação da placa é feita utilizando a entrada de 19V normalmente, o pino 8 da gravadora fica desconectado.

 

É importante utilizar fios curtos, o fabricante do RT809H sugere 10 cm, na minha experiência aqui até uns 13 cm ou 15 cm funciona adequadamente na maioria das vezes, mas depende do projeto da placa, se as trilhas entre o kbc e o conector de teclado forem muito longas essa diferença pode atrapalhar a gravação.

 

Além disso tem que prestar atenção na velocidade de gravação que precisa ser alterada, no máximo eu não obtive sucesso por aqui, bem como também no mínimo, pra mim funcionou na velocidade média.

Esta configuração é feita no menu: Settings -> Programming Setup Options. A direita e no meio da tela vais ver um controle deslizante falando Speed.

 

Primeiro conectas todos os fios, depois confere se ligou tudo e corretamente, depois conectas o cabo usb no gravador, selecionas o chip kb90xx isp algo do gênero na lista do gravador, e só então conectas o carregador na placa do note, e aí é só clicar em Read.

 

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jack O'Neo 

Boa noite, fiz os procedimentos mas não obtive resultado então resolvi comprar o cabo adequado, mas o problema persiste dizendo o seguinte:

1403741768_errort809.png.cc85edaa63e475b75e1e530a33ae6df5.png

Mesmo com o cabo correto, fazendo uma alimentação externa da RT809H a mesma não reconhece o chip. Seria falta de tensão por parte da placa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Joilson Julião 

A não ser que estejas utilizando o chip soldado no adaptador tens que selecionar a opção ISP se bem recordo. "The currently selected:KB9022 #ISP, capacity: 1Mbits, 128Kbytes."

Já faz um tempinho que gravei um destes e a cada atualização do programa a lista de chips anteriormente utilizados é apagada, até olhei aqui pra tentar te falar qual opção eu utilizei...

 

Além disso vais precisar averiguar o que está acontecendo com a porta USB que estás utilizando, que está com 4.78V ao invés de 5V.

 

E claro se ao alimentar a placa do note com o carregador as tensões de 3.3v e 5v não estiverem sendo geradas pela placa a gravação não vai ocorrer.

 

Tem que prestar atenção na velocidade de gravação que precisa ser alterada, no máximo eu não obtive sucesso por aqui, bem como também no mínimo, pra mim funcionou na velocidade média.

Esta configuração é feita no menu: Settings -> Programming Setup Options. A direita e no meio da tela vais ver um controle deslizante falando Speed.

 

Tem que verificar se todas as soldas ficaram perfeitas, e sem curtos, se estiveres utilizando um cabo de rede não vai funcionar.

 

Se quiseres postar fotos de como fez as conexões posso tentar identificar alguma falha.

 

Além de tudo isso é possível que haja um defeito físico no chip que estas tentando gravar e aí não será possível gravar evidentemente, pra confirmar isso a melhor maneira é soldar o chip na plaquinha e tentar ler/gravar utilizando a alimentação do gravador, dessa forma eliminas qualquer chance de problema relacionado com a placa mãe...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Jack O'Neo disse:

@Joilson Julião 

A não ser que estejas utilizando o chip soldado no adaptador tens que selecionar a opção ISP se bem recordo. "The currently selected:KB9022 #ISP, capacity: 1Mbits, 128Kbytes."

Já faz um tempinho que gravei um destes e a cada atualização do programa a lista de chips anteriormente utilizados é apagada, até olhei aqui pra tentar te falar qual opção eu utilizei...

 

Usei as duas opções e o resultado foi o mesmo

5 horas atrás, Jack O'Neo disse:

Tem que prestar atenção na velocidade de gravação que precisa ser alterada, no máximo eu não obtive sucesso por aqui, bem como também no mínimo, pra mim funcionou na velocidade média.

Esta configuração é feita no menu: Settings -> Programming Setup Options. A direita e no meio da tela vais ver um controle deslizante falando Speed.

Já tinha seguido sua orientação mas não surtiu efeito, acredito que seja algo na placa mesmo

5 horas atrás, Jack O'Neo disse:

Tem que verificar se todas as soldas ficaram perfeitas, e sem curtos, se estiveres utilizando um cabo de rede não vai funcionar.

 

Se quiseres postar fotos de como fez as conexões posso tentar identificar alguma falha.

Usei cabo de rede mesmo kkk

5 horas atrás, Jack O'Neo disse:

Além de tudo isso é possível que haja um defeito físico no chip que estas tentando gravar e aí não será possível gravar evidentemente, pra confirmar isso a melhor maneira é soldar o chip na plaquinha e tentar ler/gravar utilizando a alimentação do gravador, dessa forma eliminas qualquer chance de problema relacionado com a placa mãe...

Vou retirar o chip para averiguar e retorno para dizer o resultado

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/03/2021 às 08:57, Jack O'Neo disse:

@Joilson Julião Minha sugestão é que utilize os fios de um cabo IDE 40 vias para efetuar as conexões, ou outros que sejam similares, com cabo de rede nunca da certo, um monte de gente já reclamou da mesma coisa.

 

Desisti de fazer dessa forma

 

Comprei o cabo correto, removi o chip, troquei de computador, testei outra placa e mesmo assim não leu o chip.

Ta complicado rs..

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jack O'Neo Quem sabe sabe..

Eu consegui gravar, mas foi colocando o chip no adaptador do KB9012, pois já tinha retirado o chip, essa foto foi apenas para demonstração. Usarei essas dicas para futuras gravações.

Por hora meu muito obrigado pelo conhecimento e atenção. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Possuo a CH341A e RT809H, porem quando vou ler alguma Bios 25XXX a CH341A não tem problemas para fazer a leitura, mas a RT809H da alguns erros até conseguir ler.

Pode ser por causa da velocidade que você mencionou ou tem alguma configuração para que ela leia sem problemas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Joilson Julião 

Deveria ler normalmente, como pelo menos aqui, sempre leu e gravou normalmente.

Deverias verificar essa tua porta USB, também o cabo (caso não esteja utilizando o original) e os teus adaptadores, muitas vezes o pessoal reclama de problema do gravador quando na realidade tem problemas de mal contato entre os adaptadores e os Cis a serem lidos/gravados, tem também quem remova os chips da placa usando solda de baixa fusão e depois reclama que os chips não leem ou gravam adequadamente e o problema neste caso normalmente são resquícios de solda nos pinos do CI, caso seja teu caso sugiro lixar por baixo os pinos do CI levemente o lado fino de uma lixa de unhas é perfeito para a função.

Se não for nada disso, só analisando visualmente o processo que estas empregando em todas as etapas pra tentar ajudar, o gravador em si é excelente, nada impede no entanto que o seu esteja defeituoso. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jack O'Neo acredito que meu caso seja a porta USB, pois os adaptadores funcionaram na outra gravadora. Irei gravar uma BIOS nessa semana já no outro PC, espera que dê tudo certo e caso ocorra alguma falha de leitura irei seguir suas orientações. Uso um estanho normal, mas irei lixar os terminais como garantia.

Logo retorno com novidade dos testes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...