Jump to content

Recommended Posts

Posted (edited)

OLá a todos, Estou com essa fonte da Samsung  ML-2851ND ( E316029)  com o primário queimado, removi fusível e  varistor ruins, mas tem esse componente identificado na placa como AR. que está

aberto. não consegui descobrir qual é , pois não achei esse significado, "AR"; me parece um resistor, ou um zener, enfim.Cores Azul, preto e vermelho.

Agradeço a ajuda, obrigado a todos.

1.jpeg

Edited by fozzy
Resolvida a dúvida;

ligado em "MOV1" e "AR1" está o capacitor disco e o fusível logo a frente. 

• Like 1

ola esse componente assemelha se com um diac mas a imagem esta um pouco longe foto mas nitida ajudaria .

• Like 1

@fozzy Bom dia!

é uma ampola de vidro com dois eletrodos que não se tocam internamente?

penso que possa ser um centelhador.

• Like 1

Em 06/03/2021 às 11:01, paivafrota disse:

@fozzy Bom dia!

é uma ampola de vidro com dois eletrodos que não se tocam internamente?

penso que possa ser um centelhador.

Centelhador ?  com a serigrafia  "AR" na placa de cirtcuito impressora ? como consigo testar amigão ? saberia o procedimento? os outros componentes tenho para substituir, mas esse não...vou postar uma foto mais nítida, desde já obrigado a todos que estão ajudando👍

Segue outra foto melhor dele,mas vou comprar outra, não tenho tempo suficiente☹️☹️  mesmo assim quero saber que componente é esse;por enquanto só vi ele desse tipo nessa fonte, em outros modelos de fonte de impressoras havia um capacitor de tântalo ligado no mesmo local ( ligando o varistor a ponte de diodos), com mesma serigrafia AR... vejam nas fotos:

5.jpeg

4.jpeg

3.jpeg

Bom dia @fozzy!

se for um centelhador, deve apresentar resistência infinita, pois se trata de duas peças metálicas que nao se tocam internamente, porém estão muito próximas a ponto de em caso de surto de tensão, abrir um arco elétrico entre elas e assim ajudar a dissipar a energia.

se for possível, nos dê mais detalhes de como ele esta ligado no circuito ou tire foto do lado das trilhas.

• Like 1

Ah! Alguns tem internamente um gás que se ioniza quando submetido a certo nível de tensão, fazendo haver condução elétrica entre os terminais.

• Like 1

Certo, vou tirar fotos por trás na placa

Em minhas pesquisas sobre o que vc falou me parece ser um centelhador, pois me parece estar "protegendo" o primário, maaaassss... melhor ter certeza;segue a foto da posição dele na fonte, por baixo da placa, conecta o varistor a ponte de diodos; Em outras fontes da SAMSUNG tem esse "AR", mas é um capacitor de tântalo, creio eu.  obrigado a todos que estão ajudando 👍

6.jpeg

Em 08/03/2021 às 10:00, paivafrota disse:

Bom dia @fozzy!

se for um centelhador, deve apresentar resistência infinita, pois se trata de duas peças metálicas que nao se tocam internamente, porém estão muito próximas a ponto de em caso de surto de tensão, abrir um arco elétrico entre elas e assim ajudar a dissipar a energia.

se for possível, nos dê mais detalhes de como ele esta ligado no circuito ou tire foto do lado das trilhas.

Bom dia. comprei outra fonte, tirei fotos melhores. caso alguém tenha uma ajuda, agradeço. Me parece ser um diodo, mas em outras placas há um capacitor  nesse lugar co essa mesma serigrafia;  mas eu não achei nada que comprove, ou sobre essa serigrafia dele na placa " AR".

7.jpeg

8.jpeg

olá @fozzy!

dei uma garimpada na net e me deparei com esse pedaço de esquema, que me parece ter uma certa semelhança com o circuito da sua fonte (ignore as anotações, não foi eu que fiz).photo_2021-03-10_15-21-47.thumb.jpg.2c6f93bdd13649405fe0cf21d6f0194d.jpg

observe que a tensão chega à ponte não via ar1 e sim via enrolamento das bobinas de filtro, o componente ar está apenas em paralelo com esta ligação, observe também o símbolo dos componentes "ar" e veja que são símbolos de centelhador.

vasculhando minha sucata encontrei uma fonte, se não me engano, também de impressora samsung (faz muito tempo que tenho e não tenho certeza) e ela tem estes componentes "ar" que parecem capacitores mas também são centelhadores, veja as fotos abaixo.photo_2021-03-10_15-21-55.thumb.jpg.8c4b711eaa2bbf54a639dc8c5cbb68b3.jpgphoto_2021-03-10_15-22-12.thumb.jpg.c5a9945afee3afb270612e6c74cd4daa.jpg

neste caso, um centelhador cuja a tensão de disparo é 1000v.

continuo acreditando fortemente que no seu caso trata-se de centelhador também.

ah, fiz testes no componente e deu resistência infinita.

Abraço!

• Like 2

@fozzy , seu tópico foi movido para a área correta » Identificação e Equivalência de Componentes

Saiba como selecionar a área correta para criar o seu próximo tópico »

You are not allowed to view links. Sign in or sign up.

8 minutos atrás, paivafrota disse:

olá @fozzy!

dei uma garimpada na net e me deparei com esse pedaço de esquema, que me parece ter uma certa semelhança com o circuito da sua fonte (ignore as anotações, não foi eu que fiz).photo_2021-03-10_15-21-47.thumb.jpg.2c6f93bdd13649405fe0cf21d6f0194d.jpg

observe que a tensão chega à ponte não via ar1 e sim via enrolamento das bobinas de filtro, o componente ar está apenas em paralelo com esta ligação, observe também o símbolo dos componentes "ar" e veja que são símbolos de centelhador.

vasculhando minha sucata encontrei uma fonte, se não me engano, também de impressora samsung (faz muito tempo que tenho e não tenho certeza) e ela tem estes componentes "ar" que parecem capacitores mas também são centelhadores, veja as fotos abaixo.photo_2021-03-10_15-21-55.thumb.jpg.8c4b711eaa2bbf54a639dc8c5cbb68b3.jpgphoto_2021-03-10_15-22-12.thumb.jpg.c5a9945afee3afb270612e6c74cd4daa.jpg

neste caso, um centelhador cuja a tensão de disparo é 1000v.

continuo acreditando fortemente que no seu caso trata-se de centelhador também.

ah, fiz testes no componente e deu resistência infinita.

Abraço!

Puxa @paivafrota, obrigado !! depois que vc citou talvez ser um centelhador, fez mais sentido pra mim, pela posição dele na placa, mas como estava chamuscado e eu NUNCA havia me deparado com esse compnente, fiquei bolado, medir como ?? rsrs. achei melhor comprar outra fonte nova. MAs como tenho a com defeito, vou tentar consertar com outro centelhador, tipo o da sua foto, tentando aproximar do valor do original, claro. posto resultados breve,e mais uma vez muito obrigado, tem meu joinha👍.

• Like 1

6 minutos atrás, curtolo disse:

@fozzy , seu tópico foi movido para a área correta » Identificação e Equivalência de Componentes

Saiba como selecionar a área correta para criar o seu próximo tópico »

Valeu chefe !  abrção.😊

AR = Arrester, de 'surge arrester' => 

Em algumas placas eles são identificados com a sigla SG (spark gap).. vai do gosto do projetista. 

Essas coisas existem em todas as formas, tamanhos, cores e sabores imagináveis, desde uns smd minúsculos que se parecem com um diodo até uns maiores que uma pessoa. 

Existem centelhadores a gás, parecidos com uma lâmpada neon, a vácuo, e abertos (onde os eletrodos ficam expostos a atmosfera). Esses de vidro da fonte da ML2851 possivelmente sejam a gás. Aqueles que parecem um ovo de lagartixa da 1860 não sei exatamente de que tipo são, mas acredito que sejam abertos. Tem uma variação deles que tem uma fenda na parte superior:

image.png.13de8c1412a2980fc39b11bfc008c5dd.png

Esse da ML2851 com certeza está ok. Centelhadores com invólucro de vidro não carbonizam.. quando são sobrecarregados eles racham, ou explodem. Ele está carbonizado por causa da fuligem do varistor que se incendiou perto dele. 

• Like 2

5 horas atrás, fozzy disse:

Puxa @paivafrota, obrigado !! depois que vc citou talvez ser um centelhador, fez mais sentido pra mim, pela posição dele na placa, mas como estava chamuscado e eu NUNCA havia me deparado com esse compnente, fiquei bolado, medir como ?? rsrs. achei melhor comprar outra fonte nova. MAs como tenho a com defeito, vou tentar consertar com outro centelhador, tipo o da sua foto, tentando aproximar do valor do original, claro. posto resultados breve,e mais uma vez muito obrigado, tem meu joinha👍.

1 hora atrás, zazulak disse:

AR = Arrester, de 'surge arrester' => 

Em algumas placas eles são identificados com a sigla SG (spark gap).. vai do gosto do projetista. 

Essas coisas existem em todas as formas, tamanhos, cores e sabores imagináveis, desde uns smd minúsculos que se parecem com um diodo até uns maiores que uma pessoa. 

Existem centelhadores a gás, parecidos com uma lâmpada neon, a vácuo, e abertos (onde os eletrodos ficam expostos a atmosfera). Esses de vidro da fonte da ML2851 possivelmente sejam a gás. Aqueles que parecem um ovo de lagartixa da 1860 não sei exatamente de que tipo são, mas acredito que sejam abertos. Tem uma variação deles que tem uma fenda na parte superior:

Esse da ML2851 com certeza está ok. Centelhadores com invólucro de vidro não carbonizam.. quando são sobrecarregados eles racham, ou explodem. Ele está carbonizado por causa da fuligem do varistor que se incendiou perto dele. 

show!!

• Like 1

Pois é... vivendo e aprendendo😀 Só tenho a agradecer a todos que ajudaram, muito obrigado a @zazulak @paivafrota @fernandohf @eletron/12 , minha praia é impressoras e caso vcs ( e topdos os outros,rs) precisem tamos aí; muitíssimo obrigado.👍