Jump to content

dúvida "capar" um teclado, a fim de usar as teclas, unicamente, simulador de caminhão

Rate this topic

Share

Recommended Posts

Galera, boa tarde. Me surgiu uma vontade de gambiarra, mas gostaria de saber se é possível

Jogo atualmente dois jogos. Euro truck Simulator 2 e Forza Horizon 3. E eles tem várias teclas, para várias coisas. Abrir janela, buzina, olhar para direita, etc. O volante que uso já tem as principais atribuídas

Pensei, então, em abrir um teclado de membrana e, mantendo a placa dele intacta, substituir as teclas por botões, e colocar esses botões na minha mesa. 

Pra me fazer entender, imaginemos que a tecla B abre o vidro do motorista, e a tecla G fecha esse vidro.

Eu "puxaria" fios dessas teclas na membrana, e poria eles numa tecla de abertura de vidro

image.png.042fd463d88aac2541ee6d824175ad3b.png

Só que eu não sei como funciona o circuito dessas teclas. Me aparenta que o circuito passa, tipo um PCB, e quando vocÊ pressiona a tecla, ela "gera curto" ali, e a placa entende como você pressionando ela. Então, me pauta que seria abrir, com cuidado, ali perto, e soldar fios ali, e puxar para o switch. Já abri vários teclados, e meu corsair CM storm já abri também depois de 3 crises de cirrose causadas por derramamento de cerveja.

Questiono: tem alguma forma disso dar certo? 

Buenas,

essa adaptação de pegar uma placa de teclado e conectar botões é bastante usada em máquinas caça-níquel. 

Eletricamente, o teclado é uma matriz, com linhas e colunas. Mais ou menos isso:

image.png.c50753878c9927b391f6b64f1849b6d6.png

O que o microcontrolador do teclado faz é varrer continuamente as linhas, e detectar mudanças de nível lógico nas colunas.

Nos teclados de membrana, que usam duas camadas de circuito impresso flexível, uma camada corresponde às linhas, e a outra às colunas. Identificando qual linha e qual coluna correspondem à tecla que você precisa acionar, é só conectar o botão ali. 

O que talvez possa lhe cauar alguma dificuldade é se, por exemplo, as teclas B e G não fazerem parte da mesma linha ou coluna da matriz. Nesse caso, teria que usar duas chaves separadas para os comandos de abrir e fechar o vidro. 

image.png

• 5 weeks later...
Em 07/03/2021 às 19:33, zazulak disse:

Buenas,

essa adaptação de pegar uma placa de teclado e conectar botões é bastante usada em máquinas caça-níquel. 

Eletricamente, o teclado é uma matriz, com linhas e colunas. Mais ou menos isso:

You are not allowed to view links. Sign in or sign up.

O que o microcontrolador do teclado faz é varrer continuamente as linhas, e detectar mudanças de nível lógico nas colunas.

Nos teclados de membrana, que usam duas camadas de circuito impresso flexível, uma camada corresponde às linhas, e a outra às colunas. Identificando qual linha e qual coluna correspondem à tecla que você precisa acionar, é só conectar o botão ali. 

O que talvez possa lhe cauar alguma dificuldade é se, por exemplo, as teclas B e G não fazerem parte da mesma linha ou coluna da matriz. Nesse caso, teria que usar duas chaves separadas para os comandos de abrir e fechar o vidro. 

image.png

Cara, muitíssimo obrigado pela resposta, e escusas pelo tempo transcorrido

Vou aproveitar e retomar o projeto nesse FDS se tudo der certo. Vamos lá:

as teclas B e G não fazerem parte da mesma linha ou coluna da matriz. Nesse caso, teria que usar duas chaves separadas para os comandos de abrir e fechar o vidro

Sim, elas não fazem, e já previa que eu terei de usar duas teclas. Como as teclas que pretendo usar são de 2 polos (tipo interruptor paralelo) não terá problema. O jogo prevê uma tecla de abrir e outra de fechar o vidro. O mesmo vale para teclas de limpador de para brisas etc.

Aproveitando o ensejo, tenho um outro teclado, que também morreu de cirrose. E quero aproveitar as teclas multimidia dele. No caso é um CM Storm. Pensei em cortar a membrana até a altura que quero, no caso, só as teclas multimídias.

Contudo, pelo que postou, o controlador monitora "X,Y", qual seja, horizontal e vertical. Assim eu não poderia cortar a membrana, correto? Pensei em cortar até a próxima tecla, cortar o final dele e colar ali com veda calhas (depois posso pintar).

Captura de tela de 2021-04-07 15-39-37.png

Porque? porque o atual teclado (multilaser/fortrek) tem teclas multimídia também, mas é muito ruim depender do FN e tecla para aumentar, baixar volume, etc.

Edited by Ivan Luis Kuhn

• 2 weeks later...

Uma sugestão bacana é usar um arduino nano com um conversor USB e gravar nele um firmware HID de teclado.

Um exemplo disso está aqui:

Abraço.

Em 18/04/2021 às 11:22, pedrorosasb disse:

Uma sugestão bacana é usar um arduino nano com um conversor USB e gravar nele um firmware HID de teclado.

Um exemplo disso está aqui:

Abraço.

Eu não tenho gravador de Arduíno, nem sei por onde começar.