Jump to content

dúvida Retificadores monofásicos de onda completa com carga RL não controlado

Rate this topic


 Share

Recommended Posts

Estava estudando sobre o assunto do título, na verdade comecei desde os retificadores mas simples, os de meia onda e fui avançando e quando cheguei nesse tive algumas dúvidas sobre o seu funcionamento, vou deixar em anexo as imagens. Comecei a analisar o circuito pelas formas de onda e quando vi a forma de onda da corrente fornecida pela fonte me surgiu uma dúvida, sei que a presença do indutor altera a forma e a amplitude da forma de onda da corrente. Na primeira imagem em anexo esta a forma de onda da corrente da fonte, eu queria saber o que causa a mudança onde o gráfico da corrente se torna quase vertical (onde circulei de preto) como se nesse instante a fonte parasse de fornecer corrente ao circuito, isso acontece devido o indutor se carregar no inicio dessa mudança e ser ele quem passa a fornecer corrente a carga e ao ser descarregado, a fonte passa novamente a fornecer corrente ao circuito?

 

Em anexo estão as formas de onda da corrente da fonte, corrente na carga e a topologia do circuito retificador.

Captura de Tela (304).png

Captura de Tela (305).png

Captura de Tela (306).png

Link to comment
Share on other sites

Caramba, faz tempo que vi isso. Mas, pelo que me lembre é aquilo que você disse. Perceba que a corrente passa a ter valor negativo. Então depois de carregado o indutor, ele é quem fornece corrente pro circuito. Se você fazer a análise matematicamente com o uso de números complexos (o resistor como parte real e o indutor como parte imaginário) ficará bem interessante.

Link to comment
Share on other sites

Buenas,

 

é isso mesmo. O indutor tente a se opor à variação de corrente. Quando a tensão da fonte começa a cair, o indutor libera a energia armazenada nele. No momento que a fonte passa por zero, tendendo a diminuir a corrente no indutor, a tensão sobre ele sobe, e ele fornece energia para a carga resistiva, através dos diodos (que, do ponto de vista do lado secundário, se comportam como um diodo retificador comum).

 

Quais valores de tensão, resistência e indutância você usou nessa simulação?

 

ps. Teria como disponibilizar o PowerSim para download na área de arquivos daqui do fórum?

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...