Jump to content

dúvida Retificadores monofásicos de onda completa com carga RL não controlado

Rate this topic

Share

Recommended Posts

Estava estudando sobre o assunto do título, na verdade comecei desde os retificadores mas simples, os de meia onda e fui avançando e quando cheguei nesse tive algumas dúvidas sobre o seu funcionamento, vou deixar em anexo as imagens. Comecei a analisar o circuito pelas formas de onda e quando vi a forma de onda da corrente fornecida pela fonte me surgiu uma dúvida, sei que a presença do indutor altera a forma e a amplitude da forma de onda da corrente. Na primeira imagem em anexo esta a forma de onda da corrente da fonte, eu queria saber o que causa a mudança onde o gráfico da corrente se torna quase vertical (onde circulei de preto) como se nesse instante a fonte parasse de fornecer corrente ao circuito, isso acontece devido o indutor se carregar no inicio dessa mudança e ser ele quem passa a fornecer corrente a carga e ao ser descarregado, a fonte passa novamente a fornecer corrente ao circuito?

Em anexo estão as formas de onda da corrente da fonte, corrente na carga e a topologia do circuito retificador.

Captura de Tela (304).png

Captura de Tela (305).png

Captura de Tela (306).png

Caramba, faz tempo que vi isso. Mas, pelo que me lembre é aquilo que você disse. Perceba que a corrente passa a ter valor negativo. Então depois de carregado o indutor, ele é quem fornece corrente pro circuito. Se você fazer a análise matematicamente com o uso de números complexos (o resistor como parte real e o indutor como parte imaginário) ficará bem interessante.

Buenas,

é isso mesmo. O indutor tente a se opor à variação de corrente. Quando a tensão da fonte começa a cair, o indutor libera a energia armazenada nele. No momento que a fonte passa por zero, tendendo a diminuir a corrente no indutor, a tensão sobre ele sobe, e ele fornece energia para a carga resistiva, através dos diodos (que, do ponto de vista do lado secundário, se comportam como um diodo retificador comum).

Quais valores de tensão, resistência e indutância você usou nessa simulação?

ps. Teria como disponibilizar o PowerSim para download na área de arquivos daqui do fórum?