Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida TV Philips 42PFG691978 - Liga, dá logotipo e desliga. Ficando apenas com Standby aceso.

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Mocada, boa noite. Estou com uma TV Philips 42PFG6919/78 e ela liga, dá logo e apaga a tela. As vezes reinicia e faz isso umas três vezes antes de apagar a tela. Ela ligava e desligava de forma intermitente, as vezes, sustentava som e imagem por um tempo e de repente começava a distorcer o áudio e antes de desligar emitia um bip alto. Li um artigo que poderia ser problema no boot, baixei o arquivo .pkg, fiz a atualização e nada. Notei que agora o USB com boot não atualiza (TV liga sem resposder ao autoboot).

 

Eu troquei todos os capacitores da placa da fonte, faço as medições e noto que há 12 Vdc, 4.8 Vdc e uma tensão de 1.8 Vdc. Mas eu noto que a tensão de 4.8 Vdc é falsa, coloquei um motor como carga para testar e quando ligo o 4.8 Vdc some. Acredito que seja algum problema no circuito gerador de 5 Vdc para placa. Eu não achei um diagrama elétrico da placa para analisar e achar a falha.
Alguém poderia me ajudar?

 

Abraços. 

fonte.jpeg

placa principal.jpeg

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Tarde Herbi , neste caso esta tensão de 4,8V colocaria uma outra fonte externa de 5V em paralelo com esta , se mesmo assim continuar com o mesmo sintoma infelizmente o defeito possivelmente será o micro já peguei varias assim , o pior que nem adianta trocar este micro pois o infeliz é gravado .

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ELETRONICA_APEX disse:

Boa Tarde Herbi , neste caso esta tensão de 4,8V colocaria uma outra fonte externa de 5V em paralelo com esta , se mesmo assim continuar com o mesmo sintoma infelizmente o defeito possivelmente será o micro já peguei varias assim , o pior que nem adianta trocar este micro pois o infeliz é gravado .

Eu cheguei a pensar nisso, mas não dispunha de fonte 5 V em mãos. Tentarei e espero conseguir. Obrigado pela dica, reporto aqui caso consiga. Abraços.

Procurei pelo diagrama eletrônico da placa para ver de onde vem o 5 V e ver se tem algum componente ruim, mas não tenho pontuação para acessar.

 

Editado: por Herbi Júnior
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...
Em 11/03/2021 às 18:08, ELETRONICA_APEX disse:

Beleza aguardo retorno .

Boa noite. Então após esse tempo todo consegui mais um tempinho para mexer com ela. Notei que a placa da fonte principal, não está liberando as tensões corretamente (teste feito com a placa fonte sem conectar a placa principal). Os pinos que deveriam ter 12 Vdc do conector que vai para a placa principal está com uma tensão de 8,6 Vdc. Não há nenhum outro sinal nesse conector:  image.png.a38b81f75501ffd679558d4a6880cb74.png

 

 

Esse é o carinha. Já rodei todos os trechos da placa, troquei alguns capacitores e nada. Acho que o problema está entre a parte primaria da fonte de a parte secundária, pois consigo ler um 13,8 Vdc, mas ele nao aparece no outro lado da placa. O diagrama da placa fonte é 715G6338 PSU, não sei se consigo disponibilizar ele aqui. Alguém tem uma sugestão do que pode ser?

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Herbi Júnior disse:

Boa noite. Então após esse tempo todo consegui mais um tempinho para mexer com ela. Notei que a placa da fonte principal, não está liberando as tensões corretamente (teste feito com a placa fonte sem conectar a placa principal). Os pinos que deveriam ter 12 Vdc do conector que vai para a placa principal está com uma tensão de 8,6 Vdc. Não há nenhum outro sinal nesse conector:  

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

Esse é o carinha. Já rodei todos os trechos da placa, troquei alguns capacitores e nada. Acho que o problema está entre a parte primaria da fonte de a parte secundária, pois consigo ler um 13,8 Vdc, mas ele nao aparece no outro lado da placa. O diagrama da placa fonte é 715G6338 PSU, não sei se consigo disponibilizar ele aqui. Alguém tem uma sugestão do que pode ser?

 

 

 

Link para acesso aos arquivos da PSU: 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/03/2021 às 19:57, Claudio dias dos santos disse:

Olá amigo, já tentou regravar a memória flash nand ? pode ter algum bad block danificado 

Não fiz isso, não tenho gravador. Mas antes de seguir preciso resolver a questão da fonte. Acabei de atualizar as questões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá,

 

@Herbi Júnior esta correto a tensão de 12v está em 8,6v em stand-by . Quem determina são: r9343, r9344.

Quando a placa principal envia nível alto no ps-on a transistor q9332 conduz e polariza o gate do q9341 que por sua vez altera o divisor resistivo mencionado. Agora o r9344 fica em "pararelo"  com r9345. Ai sim, a tensão sai de 8,6 para próximo de 12,4v.

image.thumb.png.2ed56c75db6209367c255f627c251a1b.png

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, ohm disse:

olá,

 

@Herbi Júnior esta correto a tensão de 12v está em 8,6v em stand-by . Quem determina são: r9343, r9344.

Quando a placa principal envia nível alto no ps-on a transistor q9332 conduz e polariza o gate do q9341 que por sua vez altera o divisor resistivo mencionado. Agora o r9344 fica em "pararelo"  com r9345. Ai sim, a tensão sai de 8,6 para próximo de 12,4v.

image.thumb.png.2ed56c75db6209367c255f627c251a1b.png

@ohm Hmmm... entendi. Estou testando a placa fora (sem comunicar com a placa principal), por isso as tensões estão fora. Há algum modo para eu liberar as tensões do conector CN 9301 que vai para a placa principal?

Eu digo isso pois sei que há um defeito na placa principal e só estou trabalhando na placa fonte pois ele fechou um curto tempos atrás. Como estou estudando para aprender um pouco mais sobre fonte de potência, assumi como desafio arrumá-la. Toda ajuda aqui é bem vinda para meu aprendizado e quem sabe ajudar alguém que venha ler esse tópico.

Agradeço a explicação e aguardo novas orientações. Forte abraço e obrigado por destinar seu tempo para me ajudar.



 

image.png

Editado: por Herbi Júnior
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/01/2022 às 15:19, ohm disse:

olá,

 

@Herbi Júnior esta correto a tensão de 12v está em 8,6v em stand-by . Quem determina são: r9343, r9344.

Quando a placa principal envia nível alto no ps-on a transistor q9332 conduz e polariza o gate do q9341 que por sua vez altera o divisor resistivo mencionado. Agora o r9344 fica em "pararelo"  com r9345. Ai sim, a tensão sai de 8,6 para próximo de 12,4v.

image.thumb.png.2ed56c75db6209367c255f627c251a1b.png

De quanto deve ser esse sinal alto no PS_ON? Eu gostaria de testar a placa isoladamente da placa principal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...