Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise HP G42 220br - DA0AX3MB6C1 REV:C - Não liga

Avalie este tópico:


Rodrigo Soares Morais

Posts em destaque

Olá a todos.

Estou com um notebook hp g42 que não dá sinal algum ao tentar ligar. De antemão já realizei algumas medições.

-Com o carregador conectado nenhum dos leds acendem, porém os mesmos funcionam perfeitamente com o teste de diodos do multímetro.

-Nas etapas de entrada de tensão (DC_JACK, +VAD, PRWSRC, +VIN) tudo está OK com a tensão de 19.89v.

- Ainda na etapa de entrada tenho as tensões corretas no pq47(NIKOS P0603BDG) com 19,89v no drain e no source e 28,24v no gate. Esquema é esse:

39090811_pq47pq50.jpg.2075463161973fa1e693288d5dfd5ded.jpg

 

-O Super I/O (KB3926QF) tem sua tensão de alimentação de 3.39 OK (verificado no pino 33).

- Abaixo os valores aferidos no CI CHARGER (ISL6251):

 

isl6251.thumb.jpg.5a0112ceafb330be4c7b047ed43b1329.jpg

 

Também realizei medições no CI conversor DC/DC das tensões +3V_ALW/+5V_ALW/+5V_ALW2 /+15V_ALW (RT8206B) como mostra a imagem abaixo:

 

rt8206.thumb.jpg.70864594b2d31fb4e674cf878d85a892.jpg

 

A EPRON desse equipamento chegou pra mim ressoldado e eu tive que efetuar um pequeno reparo em dois dos seus terminais:

1824220223_biosreal.thumb.jpg.8f143a87c6c047bd0ca1be73ac762bb9.jpg

 

As medidas realizadas no chip de BIOS são esses:

 

bios.jpg.8ca4b80f69b0813e1f4d5d85cca7e28c.jpg

 

- OBS: Tenho a tensão de 3.3V no botão de power e ele esta funcionando perfeitamente derrubando essa tensão para 0 quando é pressionado.

 

Então é isso, por enquanto foram as analises que fiz. Se alguém tiver alguma dica quanto à analises de sinais de habilitação de conversores DC/DC e Super I/O eu agradeceria pois não tenho intimidade com reparação de placas de notebook e me perco com esses sinais.

 

Desculpa caso não tenha feito o tópico muito legível ou com alguma incoerência, é meu primeiro tópico no fórum.

 

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/03/2021 às 22:04, Rodrigo Soares Morais disse:

Olá a todos.

Estou com um notebook hp g42 que não dá sinal algum ao tentar ligar. De antemão já realizei algumas medições.

-Com o carregador conectado nenhum dos leds acendem, porém os mesmos funcionam perfeitamente com o teste de diodos do multímetro.

-Nas etapas de entrada de tensão (DC_JACK, +VAD, PRWSRC, +VIN) tudo está OK com a tensão de 19.89v.

- Ainda na etapa de entrada tenho as tensões corretas no pq47(NIKOS P0603BDG) com 19,89v no drain e no source e 28,24v no gate. Esquema é esse:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

-O Super I/O (KB3926QF) tem sua tensão de alimentação de 3.39 OK (verificado no pino 33).

- Abaixo os valores aferidos no CI CHARGER (ISL6251):

 

isl6251.thumb.jpg.5a0112ceafb330be4c7b047ed43b1329.jpg

 

Também realizei medições no CI conversor DC/DC das tensões +3V_ALW/+5V_ALW/+5V_ALW2 /+15V_ALW (RT8206B) como mostra a imagem abaixo:

 

rt8206.thumb.jpg.70864594b2d31fb4e674cf878d85a892.jpg

 

A EPRON desse equipamento chegou pra mim ressoldado e eu tive que efetuar um pequeno reparo em dois dos seus terminais:

1824220223_biosreal.thumb.jpg.8f143a87c6c047bd0ca1be73ac762bb9.jpg

 

As medidas realizadas no chip de BIOS são esses:

 

 

- OBS: Tenho a tensão de 3.3V no botão de power e ele esta funcionando perfeitamente derrubando essa tensão para 0 quando é pressionado.

 

Então é isso, por enquanto foram as analises que fiz. Se alguém tiver alguma dica quanto à analises de sinais de habilitação de conversores DC/DC e Super I/O eu agradeceria pois não tenho intimidade com reparação de placas de notebook e me perco com esses sinais.

 

Desculpa caso não tenha feito o tópico muito legível ou com alguma incoerência, é meu primeiro tópico no fórum.

 

 

O led do conector jack acende? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

senão led não acende, segue essa análise que fiz em um que consertei:

 

HP PAVILION G42-221BR DA0AX3MB6C2 VER C tá morto, não acende led do jackpower

 

- tensão da cmos - 2.7v - tá baixo, fiz a troca
- reset cmos - OK
- curto nas bobinas - OK
- tensão no start e zera quando pressiona - OK
- tensão na bios - OK

 

- tensão nas bobinas:
  - PL4 +5VPCU - OK
  - PL8 +3VPCU - OK
- nas demais bobinas não tenho nada

 

- se não tiver tensão em todas as bobinas, verificar esses sinais na SIO U4:

  - 90 DNBSWON#1 - 0v - deveria ter 3.3v depois do start
  - 95 RSMRST# - 0v - deveria ter 3.3v depois do start
  - 02 RCIN# - 0v - deveria ter 3.3v depois do start
  - 12 PCLK_KBC - 0v - deveria ter 1.8v depois do start
  - 13 PLTRST# - 0v - deveria ter 3.3v depois do start
  - 37 3920_RST# - 3.3v

 

- os +3VPCU tá alimentando a SIO U4 KB3926QF

 

- como não tem esses sinais na SIO, vou verificar o ckt RTC e clock 32.768KHZ:
  - RTC_RST# - tem 3v corretamente
  - SRTC_RST - tem 3v corretamente
  - SM_INTRUDER# - tem 3v corretamente
  - clock 32.768KHZ no Y4 - tenho o sinal 

 

- os ckts RTC e clock estão funcionando, então vou regravar a bios

 

- regravei a bios e o Note funcionou OK

 

- agora tenho os sinais na SIO aparecendo corretamente

 

  • Joinha 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá, parece que essa trilha (que marquei com circulo vermelho) está ausente ou rompida, seria interessante verificar em escala de continuidade seus extremos pra ver se a mesma está integra. como mexeram na bios e por se tratar de um modelo que apresenta muito problema de bios (o que causa exatamente esse sintomas de n ligar) seria interessante verificar esse circuito da bios, medir resistores, verificar pads e trilhas da eeprom e até mesmo sua substituição com arquivo recomendado aqui do fórum.. b

bios eletronics.png

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/03/2021 às 17:36, Emanoel_2.0 disse:

olá, parece que essa trilha (que marquei com circulo vermelho) está ausente ou rompida, seria interessante verificar em escala de continuidade seus extremos pra ver se a mesma está integra. como mexeram na bios e por se tratar de um modelo que apresenta muito problema de bios (o que causa exatamente esse sintomas de n ligar) seria interessante verificar esse circuito da bios, medir resistores, verificar pads e trilhas da eeprom e até mesmo sua substituição com arquivo recomendado aqui do fórum.. b

bios eletronics.png

 

Realizei o teste e apresenta continuidade. Havia feito as medições de continuidade e de valores dos componentes no entorno da eprom por desencargo de consciência. Pelo que pesquisei os valores que aferi no chip de bios estão dentro dos valores corretos. Vou adquirir o VIP no fórum para poder baixar o arquivo e regravar a eprom.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/03/2021 às 13:11, lion9999 disse:

provavelmente regravaram o arquivo de bios errado amigo, procura o arquivo pra placa certinho e olha se essa placa não tem mais de uma eprom, ai você regrava as duas, cada uma com seu respectivo arquivo. Espero ter ajudado.

Pois é, aparentemente não ví razão para que o equipamento se comporte dessa maneira. Realizei outras medições nas fontes secundárias e não há curtos. Fiz a analise de consumo com a power-Z e não vi nenhum comportamento estranho (equipamento está sendo testado sem a bateria conectada). Ao pressionar o botão power a linha de consumo não muda absolutamente nada, não há nem mesmo alguns miliamperes de consumo. Permanece com os mesmos 0,0062a de consumo. Vou adquirir o VIP no fórum para poder baixar o arquivo e regravar a eprom.

power-z.jpg

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/03/2021 às 16:58, vado disse:

senão led não acende, segue essa análise que fiz em um que consertei:

 

HP PAVILION G42-221BR DA0AX3MB6C2 VER C tá morto, não acende led do jackpower

 

- tensão da cmos - 2.7v - tá baixo, fiz a troca
- reset cmos - OK
- curto nas bobinas - OK
- tensão no start e zera quando pressiona - OK
- tensão na bios - OK

 

- tensão nas bobinas:
  - PL4 +5VPCU - OK
  - PL8 +3VPCU - OK
- nas demais bobinas não tenho nada

 

- se não tiver tensão em todas as bobinas, verificar esses sinais na SIO U4:

  - 90 DNBSWON#1 - 0v - deveria ter 3.3v depois do start
  - 95 RSMRST# - 0v - deveria ter 3.3v depois do start
  - 02 RCIN# - 0v - deveria ter 3.3v depois do start
  - 12 PCLK_KBC - 0v - deveria ter 1.8v depois do start
  - 13 PLTRST# - 0v - deveria ter 3.3v depois do start
  - 37 3920_RST# - 3.3v

 

- os +3VPCU tá alimentando a SIO U4 KB3926QF

 

- como não tem esses sinais na SIO, vou verificar o ckt RTC e clock 32.768KHZ:
  - RTC_RST# - tem 3v corretamente
  - SRTC_RST - tem 3v corretamente
  - SM_INTRUDER# - tem 3v corretamente
  - clock 32.768KHZ no Y4 - tenho o sinal 

 

- os ckts RTC e clock estão funcionando, então vou regravar a bios

 

- regravei a bios e o Note funcionou OK

 

- agora tenho os sinais na SIO aparecendo corretamente

 

Obrigado pelo passo-a-passo muito útil, meu problema apresenta-se de forma muito semelhante ao seu. Como sou novo no fórum e esse é meu primeiro post vou adquirir o VIP no fórum para poder baixar o arquivo e regravar a eprom.
 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Emanoel_2.0 Obrigado amigo, não sabia que era assim, fiz como você orientou. Baixei um arquivo fornecido por @SDTech em um tópico aqui do fórum e gravei. Estou sem o restante do equipamento aqui para montar e testar e como a saída de vídeo dele é HDMI e não tenho monitor HDMI aqui para testar não deu para mostrar ele dando vídeo, mas acredito que tenha dado certo pois agora já esta ligando e ao conectar um teclado nele esta acendendo as luzes de num lock, caps lock e tudo mais. Assim que montar ele posto aqui todos os resultados e as medidas das bobinas, SIO, ci charger e tudo mais para ajudar os colegas que venham a ter o mesmo problema. De antemão vou deixar a analise de consumo do equipamento feita no power-z após a gravação da bios.

410401402_g42funcionando.thumb.jpg.2342a071c43b7de753024300ae84d5af.jpg

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Rodrigo Soares Morais opa tudo certo?

Após regravar a bios de alguns HP, é necessario adicionar essas informações de product name, product configuration, etc.

 

Tens que utilizar o HPDMI para editar essas configurações. Temos topicos por aqui de como proceder, vou enviar um deles:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gravei uma bios que não está funcional.

 

jp1.jpg.28fb268f9384c907d0a09d54d4c38c01.jpg

 

jp2.jpg.43ea0405a9965be5e54820bfb3ee243c.jpg

 

Vou procurar outra e regravar pra ver se muda alguma coisa. Pois essa que gravei não está funcional, ela até faz a placa ligar e dar imagem porém não aceita comandos nenhum. Verificado no programa de edição ME ela deveria ser reconhecida porém não é.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...