Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Não sei nada

Avalie este tópico:


Nicrom

Posts em destaque

Estou vendo aulas de eletrônica já há um tempo, tenho conseguido fazer circuitos simples, porém andei pensando e cheguei a conclusão que apesar de eu saber o funcionamento dos componentes, não sei nada sobre eletricidade, o que eu pensei que sabia tem uma tremenda lacuna então aqui busco respostas, o que é o positivo e o negativo da eletricidade, neutro, terra qual a diferença, o que os faz diferentes e qual o sentido da eletricidade/como ela se comporta,e por exemplo os capacitores eletroliticos, em qual sentido a eletricidade passa por eles ? tipo eu pensava que a eletricidade passa do positivo para o negativo o capacitor eletrolitico tem um negativo então por que não da curto ? Gostaria de respostas bem completas que não deixem duvidas mesmo que sejam grandes eu preciso de respostas por favor.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde amigão, show de bola o seu interesse em aprender, estamos aqui pra te ajuda, mas seria interessante se voce fizesse alguma pergunta mais específica em cima da qual possamos te dar uma explicação, muitas vezes nas aulas de eletronica, assim como no primário, as coisas são explicadas de um modo "simplificado", que não corresponde 100% ao real ainda e com o aprofundamento você vai descobrindo, o importante é não perder a curiosidade, mas na medida do possível vou respondendo aqui e se ajudar, não esquece do JOINHA 😃

1) O que é positivo e negativo ?

Quando falamos de Eletricidade, estamos levando em conta o potencial elétrico de um elemento ali do circuito, mas o que você precisa entender é o seguinte : O que nós usamos nos circuito e frequentemente nos referenciamos como "tensão" é a diferença de potencial de um terminal em relação a uma referência ( que geralmente é o TERRA = 0v), quando eu falo "o positivo da bateria" (uma bateria de carro por exemplo) o que eu quero dizer é que se eu medir esse terminal em relação ao TERRA (geralmente é o "negativo" do circuito) eu vou ter +12v de diferença, e se e medir o negativo em relação ao terra (que nesse caso é ele mesmo), equivalente a na pratica colocar as duas pontas do multímetro no mesmo lugar, eu vou ter 0v, logo, a bateria do carro é uma bateria de 12v porque a ddp (diferença de potencial) entre seus terminais é 12v 


2) Existe uma diferença entre o SENTIDO Convencional da corrente e o SENTIDO Real da corrente 

Aqui entra uma coisa importante, isso realmente gera uma confusão na cabeça do estudante, mas infelizmente é assim (e voce vai entender porque) 

Não está errado pensar, quando analisamos/criamos um circuito que a corrente flui do + para o -, esse é o sentido convencional da corrente, ou seja, é uma convenção entre os técnicos, projetistas, engenheiros, fabricantes, significa : "Nós estamos combinando que é assim, pra facilitar nosso estudo blz" 

Quando se iniciaram os estudos, a galera realmente pensava que os elétrons e fluía do terminal positivo para o negativo (do + pra o -), mas com o passar do tempo descobriu-se que na prática, o que acontecia era o contrário, daí que surge o sentido real da corrente, BASTA VOCÊ SABER QUE NA PRÁTICA, O QUE ACONTECE É O CONTRÁRIO, mas para todos os fins de projeto e análise, apegue-se ao sentido convencional da corrente (do + para o -) 

Lembrando  💡 : Corrente Elétrica é um movimento ordenado de elétrons. 

 

SERIA IMPOSSÍVEL SANAR TODAS AS SUAS DÚVIDAS AQUI COM ESSE POST, MAS UM CONSELHO QUE EU TE DOU É : ESTUDE ELETRICIDADE BÁSICA 

Tem muita coisa no Youtube, vídeos mesmo que são bem dinâmicos e voce consegue aprender bastante com eles :

 

Playlist do Bricando com Idéias sobre Eletricidade Básica 

 

 

 

Essa animação aqui também é muito interessante pra te ajudar a entender.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...