Jump to content

em análise Corsair - RM650 - Não liga cooler

Rate this topic

Share

Recommended Posts

Boa tarde. 
Estou precisando de uma ajuda nessa fonte. A mesma liga, mostra todas tensões corretamente via testador de fonte. Liguei em um computador e funcionou normalmente. O cliente reclamou que não starta. Porém ao olhar de imediato vi que o cooler não liga.

O que estranhei é o modo que ele é ligado. Existe um conector para fan1 na placa principal. No qual não possui tensão entre os dois pinos (sim 2) que é os 12v do cooler, pino vermelho e preto. Já o amarelo, vai na placa auxiliar, onde tem os conectores modulares. Este cabo amarelo vai junto com um conector com um cabo vermelho e preto, o conector se chama fan. O fio vermelho e preto vai para a placa principal escrito 12v+ no vermelho e 12v- no preto. Porém medindo entre eles, marca curto. Olhando na parte de baixo da placa tem dois resistores shunt ligando o vermelho ao preto '-'.

Segue as tensões encontradas 

Entre vermelho e preto em fan1 (placa principal) = 0v
Entre vermelho e preto em fan (placa auxiliar) = 0v (está marcando curto)
Positivo no amarelo e preto em:
vermelho em fan1  = 3.3v
preto em fan1 = 3.2v
Vermelho ou preto em fan = 8.8v

Nada faz sentido nessas medições (posso filmar para melhor entendimento caso queiram.

Injetei diretamente no cooler, fora da fonte, 12v e o mesmo funciona normalmente. Segue abaixo as fotos para tentar ajudar a compreensão.

..IMG-20210311-WA0107.thumb.jpg.696a588e1d7a16de8eabc6c168f1438e.jpgIMG-20210311-WA0106.thumb.jpg.11d347bff6b98be8e6f1d9dc3cff4e79.jpgIMG-20210311-WA0109.thumb.jpg.6038566c7f55aaa3a3431b74fbfda8b9.jpgIMG-20210311-WA0105.thumb.jpg.a78e5dddb2e29f03913f9de8c031e1d2.jpg

Buenas,

por acaso a sua empresa é no bairro Auxiliadora, aqui em Porto Alegre? Acho que tenho duas fontes de vocês aqui, se não me engano já prontas. Se for, me passe o seu contato por MP.. meu celular pifou e perdi todos os contatos. 

Não conheço bem o controle de velocidade da ventoinha nessas Corsair (CWT) com retificação síncrona, mas acredito que seja parecido com as comuns. A diferença é que nas comuns o termistor sensor de temperatura é preso no dissipador, e nessas ele fica na placa de retificação. Aquele cabo que sai da placa que fica entre o transformador e a bobina toroidal e é ligado num conector na placa principal é do sensor. Siga as trilhas desse conector, e deve encontrar um transistor de potência, que é ligado a um dos fios da ventoinha, e deve ter um diodo em anti-paralelo com o conector.