Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Dividir corrente e tensão entre o módulo e o pre-amplificador

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Bom dia irmãos. Estou com uma dúvida que para alguns de vocês tenho certeza que é muito pífia. Mas como estamos sempre aprendendo, venho aqui em busca de ajuda. É o seguinte: tenho um modulo da stetsom cl500, adaptei um trafo antigo e este está me fornecendo 18,8 volts em 5.5 Amperes. Dá para ligar tranquilamente o módulo. A duvida é sobre como posso usar esta mesma fonte para alimentar o pre-amplificador que fornece o sinal rca para o módulo. A alimentação do pre gira em torno de 8 Volts e 500 mA. Eu usei um carregador de celular antigo para o pré. Nas imagens vocês podem ver o módulo, o pré, o carregador e a fonte que alimenta o módulo 

1615747763767480742986808388045.jpg

16157478579696581753317382680326.jpg

16157479823952967821211419840902.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Jessé, vc se engana, pois o 7808 não vai puxar 5 amperes. O fato do transformador ser capaz de entregar 5A não quer dizer que tudo que seja ligado nele vai consumir essa corrente máxima. Tudo depende da carga que o circuito alimentado representa. 

Veja: a lei de Ohm (é tão fácil de decorar que quem Vê RI)  diz  V=RI  ou então R=V/I.   No seu caso a carga máxima que vc poderia ligar na sua fonte seria:   Rmax =  18,8/5,5   =   3,4Ohms.  e a Resistência(impedância) de entrada do 7808 está muito maior do que isso.  Se vc baixar um datasheet desse regulador verá que ele suporta  pouco mais de 30 volts na entrada entregando a saída regulada com 8v x 1,5 A. Lembrando que essa carga máxima de 1,5A no seu caso não seria consumida, pois como vc disse o seu "Pré" consome no máx 500mA (ou seja o seu "Pre"  representa para o 7808 uma carga que alimentada  à 8V consumirá 500mA)

O invólucro do regulador 7808 que vc deve usar é o TO-220 e é sempre bom colocar um dissipador de calor. E também pode usar um resistor de 6 Ohms como segurança supondo a carga máxima na saída do regulador (= 8V/1,5A)

 

Obs: outra possibilidade seria usar um 7805 (que é muito mais comum que o 7808) associado a um diodo zener de 3,3v (que daria 8,3v na saída) :

 

fonte-7805+zener.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz muito bom. Muito útil. Montando um sonzinho aqui para ouvir vez ou outra e aprender junto. Agora estou desconfiando que a placa está puxando bem mais do que 500 mA. Quando aumento o volume fica falhando. Deve ser porque falta força para suprir potências mais altas. Essa placa é daquela família de caixas da China, da Avision. Esta foi retirada de um modelo A1-99. Tinha duas baterias padrão 18650 alimentando ela

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz o barulho que o conjunto fez foi uma coisa de louco, lembrando que o modulo é um stetsom sl500, a fonte fornecendo aproximadamente 90watts. Estou imaginando aqui contruir uma fonte mais potente, vinda de um estabilizador de 300va. Dava para enrolar o trafo dentro das especificações, ia ficar show. Esse trafo da imagem foi o que usei. Ele está fornecendo 5 amperes a 18.8 volts, isso retificado e filtrado com o capacitor

1615776335931550910128248727352.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Jessé Leite Araújo disse:

Então Sostenes. Como a corrente que vem da fonte é de 5 amperes, o lm7808 não vai suportar, porque só suporta até 1 ampere. Seria ideal um divisor de tensão. Vou procurar na rede e volto aqui

Boa noite Jesse, o LM7808 ele foimage.thumb.png.0d6bd15266986ab8d9aa37fb1e560738.pngrnece ate 1A de saída não importa a corrente disponível na entrada dele, e tensão de entrada ate 35V DC ele vai disponibilizar ate 1A DC na saída. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pode usar tranquilo a corrente da tua fonte de 5A, é o que ela tem disponível para ser usada, se você necessitar de qualquer corrente ate os 5A ela estará disponível, o regulador só vai pegar 1A máximo só isso não quer dizer que a fonte vai forçar algo no regulador,  se quer melhorar a corrente de tua fonte adicione mais capacitores eletrolíticos na saída DC dela observando a tensão de saída use no mínimo com 35 V DC 2200 uF ou maior, pode ligar vários em paralelo  

Editado: por Sostenes Barros e Silva
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...