Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Epson XP 241 - 2168515 00 - Não liga

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Eae rapaziada, estou com um problema na impressora, depois de uma impressão ela desligou e não ligou mais, removi a placa e detectei curto nos dois transistores, fiz a troca e quando testei, ligou o led do botão power e logo desligou, o curto voltou e perdi os 2 transistores bons. Percebi que o CI fica dando curto se os transistores ficam em curto, pois quando fiz a troca o CI não acusou mais curto, estou perdido e tenho duvidas de qual é o componente anterior aos transistores que está queimado, Será o PWM ? Como faço os testes ?

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Geovany Luduvice Boa tarde, estas impressoras queimam os transistores quando o cabeçote entra em curto e queima.

O que você deve conferir é:

- Se o cabeçote não está em curto

- Se o flat do cabeçote não está com marcas de curto onde vai conectado no cabeçote

O que costuma ocorrer: o cabeçote entra em curto, esse curto percorre o flat e queima a placa.

Quando se troca o cabeçote, o flat e os transistores e ainda insiste em não ligar, significa que o CI também foi afetado também.

Boa sorte!

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Geovany Luduvice Bom dia, pra mim quando acontecia isso, quase sempre era nestes dois pinos que fechava curto. Na sua foto eles parecem um pouco mais escuros que os outros, ou será a sombra?

No flat chegava a derreter nesta área.

Não conheço outra forma de testar a cabeça fora da placa.

Mas o certo é o seguinte: Não adianta consertar a placa e ligar novamente em uma cabeça com curto. Ela vai queimar a placa de novo.

Localiza um fusível na placa e veja se ele não está aberto, acho que é F1 a serigrafia dele. Esqueci de comentar ontem, ele também costuma abrir quando a placa entra em curto.

1529707933_IMG_20210315_192647_SayHiProFree-StrikeAds.jpg.1ffe1a122b682b10826acdc66b71a5af.jpg

Editado: por elias.girardi
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@elias.girardi Realmente esses dois pinos estão escuros, não senti o cheiro de queimado mas isso não é determinante. será possível ligar a impressora sem a cabeça de impressão ? só para ver se ao menos liga e acusa sem tinta ou dar um erro geral por faltar a cabeça, vou trocar novamente os mosfets. O F1 bipa na escala de diodo, já vi no forum muita gente falando pra remover e fazer uma solda como se fosse um jumper, seria uma boa ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@elias.girardi Terei acesso hoje a outra impressora XP 241, tentarei fazer a troca dos mosfets do meu, seria arriscado ligar a cabeça de impressão da Epson que eu vou pegar hoje e colocar na minha placa com os novos mosfets ? 

Não vou arriscar ligar essa cabeça de impressão que está possivelmente queimada na placa da epson que irei pegar hoje.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente não aconselho tentar ligar a cabeça de impressão duvidosa em nenhuma impressora.

Mas você pode sim pegar a cabeça de impressão boa e colocar na tua impressora depois de trocar os transistores novamente.

Você mencionou que o flat não está danificado, seria bom medir a continuidade de cada trilha para ver se elas não estão com algum curto entre elas. Só pra garantir.

Boa sorte aí!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá. geralmente quando isso ocorre - faíscas nos contatos - é porque eles estão querendo descobrir algum injetor presumindo que a cabeça estava entupida ... e quer saber ?? Muitas vezes é por falta de tinta que o cabeçote não imprime ... deixam cair muito os níveis de tinta dos tanques e aí o cartucho esvazia e só imprime melhor depois de fazer uma limpeza do cabeçote pelo software ... que indica que não é um cabeçote entupido, mas uma falta de suprimento de tinta. Tem que retirar os cartuchos, encher os tanques de tinta e cartucho x cartucho, chupar com uma seringa até encher bem e só colocar ali, fazer um pré-carregamento de tinta x software e aí o cabeçote vai imprimir novamente. E o outro problema é que eles não devem parar de usar a impressora por longos períodos de tempo. Resumindo: quando uma cabeça está em curto 99% é porque estiveram com a seringa e a mangueira ... Eu odeio aqueles, faça você mesmo. Se você é um técnico, ao receber a máquina para avaliação, pergunte ao cliente se ele está tentando descobrir a cabeça - é quando ela não liga - e se você for um técnico experiente já notará pelo visual impressão ou cheiros, de que o usuário esteve lá. muitas perdas de tempo serão evitadas.

de Mar del Plata / Argentina Carlos a. licata

 

Nota: o cliente nem sempre lhe diz a verdade porque não a sabe ou porque quer evitar ser desafiado por colocar a mão ali ;)

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Estou com uma Epson xp 241, e depois de fazer limpeza, ela funcionou um tempo (ainda sem sair tinta) e senti cheiro d queimado e depois apagou, não liga mais e encontrei o 2 transistores em curto (A222 e C6144) , para não perder tempo é melhor trocar logo o CI também ou não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Aecioflaviodasilvafilho Boa tarde, troca primeiro os transistores, testa o fusível e o cabo flat. É quase certo que a cabeça foi pro espaço também. O CI você só troca se após as trocas a impressora imprimir as páginas em branco, por exemplo.

Como você leu acima, nunca ligue uma cabeça queimada numa impressora, ela vai queimar a placa de novo.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
Em 16/03/2021 às 09:40, Geovany Luduvice disse:

@elias.girardi Realmente esses dois pinos estão escuros, não senti o cheiro de queimado mas isso não é determinante. será possível ligar a impressora sem a cabeça de impressão ? só para ver se ao menos liga e acusa sem tinta ou dar um erro geral por faltar a cabeça, vou trocar novamente os mosfets. O F1 bipa na escala de diodo, já vi no forum muita gente falando pra remover e fazer uma solda como se fosse um jumper, seria uma boa ? 

é possível! 

amanha vou postar uma maneira de (ligar a impressora) mesmo com a cabeça de impressão em curto é mosfets!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...