Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Curcuito lógico simples

Avalie este tópico:


JaKaa

Posts em destaque

Boa noite Srs,

 

Por favor, alguém consegue me dar uma dica de qual seria o melhor CI a utilizar para criar um circuito lógico muito simples, para manter uma caixa de água cheia, da seguinte forma:

 

image.png.0359285b7d5b20b02e21563fd3c4ad90.png

 

Quando a água atingir o nível da bóia 2, ele arma uma bomba (utilizando um relê) e somente desarmando a bomba quando a boia 1 for acionada. Porém o circuito não pode acionar a bomba quando somente a boia um for acionada, para sempre usar toda a água da caixa.

 

Tenho alguma experiência com eletrônica e eu mesmo montarei tudo, porém estou a muito tempo sem mexer com isso e desatualizado.

 

Alguém consegue me dar uma dica de como fazer isso ?

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @JaKaa. Você pode usar um CI 555 funcionando no modo biestável. A boia 2 tem que ter um contato que feche quando o nível de água cair abaixo dela, e a boia 1 deve ter um contato que feche quando a água atingir o nível dela. O contato da boia 2 dispara o 555 pelo pino 2 ativando o relé para ligar a bomba. Quando nível subir o contato da boia 2 vai abrir, mas o relé permanecerá energizado devido ao modo biestável do 555. Quando a água atingir o nível da boia 1 o contato da mesma fecha e manda um sinal para o pino 4 do integrado fazendo com que ele desligue o relé. Mesmo que o nível de água caia abaixo da boia 1, o relé permanece desligado até que água caia ao nível da boia 2. O circuito está na imagem abaixo.

 

image.png.d0eb833bc5f7440964ebd0b8054a1a3c.png

 

O circuito é bem simples, com poucos componentes e pode ser montado em uma placa de impresso universal. Escolha um relé que tenha contatos capazes de suportar a corrente da bomba. Caso não consiga um relé com capacidade suficiente, sugiro usar os contatos do relé para acionar um contator.
Só por curiosidade, que tipo de boias você pretende usar ?
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite @JoeRob, primeiramente agradeço imensamente por seu tempo!

 

Acredito que o biestável do CI 555 me servirá perfeitamente!

 

Vou utilizar com duas boias da Eicos, conforme abaixo:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

mais uma vez, obrigado!

 

grande abraço.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dá pra fazer esse controle sem usar nenhum integrado, só com relés. Assim:

 

 

image.thumb.png.b71e4e43e899e4f3dc11d6b5eb218cf4.png

 

É só colocar as bóias posicionadas de modo que elas fechem o contato quando o nível estiver abaixo delas, e abram quando o nível subir. A bóia inferior vai acionar os relés quando o nível cair abaixo dela, o contato do primeiro relé vai manter os dois relés acionados até que que a bóia superior abra o contato. O primeiro relé pode ser um de baixa potência, e o segundo você dimensiona conforme a potência da bomba. 

  • Joinha 1
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, JaKaa disse:

Vou utilizar com duas boias da Eicos, conforme abaixo:

Se você ainda não tivesse escolhido era exatamente essa que eu ia sugerir. Nesse caso, a boia 1 tem que ser montada de forma que o flutuador fique para baixo (como na foto do anuncio que você postou) para que quando a agua chegar ao nível levante o flutuador e feche o contato. Já a boia 2 deve ser montada invertida de modo que quando a água ficar abaixo do nível dela o flutuador feche o contato. No site da Eicos tem um vídeo sobre isso. Lá também tem informações sobre como montar as boias em uma estrutura feita com canos de PVC que pode ser fixada na tampa da caixa d'agua evitando ter que furar a lateral da caixa para que não haja risco de vazamentos.
 

Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...