Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dica Recuperando SSDs KINGSTON com firmware “SATAFIRM S11”

Avalie este tópico:


Posts em destaque

(FUNCIONA EM TODOS SSDS QUE APARECEM COMO SATAFIRM S11 – CONTROLADOR PHISON PS3111 – CONTROLADORA KINGSTON CP33238B)

Fala galera, essa semana ganhei de um cliente um SSD Kingston A400 120Gb que segundo ele estava com problemas. Eu não acredito em problema que não tenha solução, então pesquisei e descobri uma forma de regravar a firmware desse disco. Achei um programa num site russo que converte a firmware SATAFIRM S11 para SSD SATA indicado por vídeo no youtube e para minha surpresa, não servia pro meu SSD, o que fez com que ele parasse de ser reconhecido pelo Windows. Nesse ponto, ia largar de mão, estava estragado mesmo, mas aí tive a feliz ideia de abri-lo, mas me deparei com outro problema, não tinha o bit certo para abrir os parafusos. Pegue uma chave de fenda e um alicate e terminei com a case dele (quem não tiver a chave certa, sugiro fazer uma, derrentendo uma caneta bic e encostando no parafuso).

 

ADVERTÊNCIA

O PROCEDIMENTO A SEGUIR LIMPA TODO O CONTEÚDO DO SEU SSD, NÃO SERVE PARA RECUPERAR OS DADOS E SIM O DISPOSITIVO QUE QUANDO APARECE COMO SATAFIRM S11 NÃO FORMATA.

ANTES DE MAIS NADA, FAÇA O PROCEDIMENTO COM CALMA, LEIA ATENTAMENTE TODOS OS PASSOS E DICAS DESSE TUTORIAL, E LEMBRE-SE, FAÇA POR SUA CONTA E RISCO, EU NÃO ME RESPONSABILIZO POR DANOS CAUSADOS NO DECORRER DESSE PROCESSO.

 

1º Passo: Saiba qual é a firmware do seu SSD

Como eu disse, eu gravei uma firmware errada e o disco parou de ser reconhecido pelo computador. Para saber qual é a firmware que o seu SSD utiliza, basta procurar na etiqueta colada nele.

1img-etiquetafirmware.thumb.jpg.06f42a0ad0290ddb27f10ddb56455c7b.jpg

No meu caso a firmware original é SBFKB1E1.

2º Passo: Baixar as ferramentas necessárias

Vou deixar o link para os arquivos aqui no fórum com todas as firmwares disponíveis que encontrei no tal site Russo e a ferramenta para fazer o flash.

 

 

3º Passo: Encontrar a firmware do seu SSD

                Não encontrei a firmware SBFKB1E1, mas tinham outras duas, SBFKB1C3 e SBFKB1H5, testei as duas, e funcionaram. Então desconsidere os dois últimos caracteres que  provavelmente se referem a revisão ou versão. O importante é que os 6 primeiros caracteres correspondam ao modelo encontrado na etiqueta do seu SSD.

 

 

4º Passo: Preparar o executável com a firmware

                Aqui você deve extrair a firmware para dentro da pasta do S11-flasher e gerar um executável contendo a firmware. Após extrair, renomeie o arquivo binário para “fw.bin”. No meu caso extraí o arquivo “SBFKB1H5_13112019.BIN” e alterei o seu nome para “fw.bin”.

2img-arquivos.thumb.jpg.2312fb8ec5febdec1ff94a95c2f304de.jpg

 

                Aqui está onde eu errei e o meu SSD parou de ser reconhecido pelo computador. Existem dois arquivos CMD que correspondem ao fabricante das memórias empregadas no seu SSD. MICRON e TOSHIBA. Via de regra, é só conferir em cima dos chips de memória, mas no meu caso a marca era KINGSTON.

                Você deve executar o arquivo “s11-flasher2-xxxxxxx.cmd” (ATENÇÃO, NÃO EXECUTAR COMO ADMINISTRADOR, REPETINDO, NÃO EXECUTE COMO ADMINISTRADOR, DEVE SER EXECUTADO SEM PRIVILÉGIOS DE ADMINISTRADOR) correspondente a marca das memórias do seu SSD, se for KINGSTON, execute o arquivos “s11-flasher2-micron.cmd”. Não posso dizer com certeza que todas as memórias da marca KINGSTON são na verdade da marca MICRON, foi o que funcionou para mim.

 

4º passo: Regravar a Firmware

                Antes de tudo, verifique na BIOS se o modo AHCI está ativo, se não, ative-o (antes consulte observações no final do tutorial), é imprescindível para o sucesso da regravação. O script executado vai gerar um arquivo chamado fw.exe que vai regravar a firmware no SSD. Antes de tudo será necessário ajustar a capacidade do SSD. Você vai precisar de um editor hexadecimal, sugiro que utilize o HxD que pode ser encontrado facilmente no google.

                Abra o arquivo “fw.exe” no editor hexadecimal e vá para o endereço/offset (CTRL+G no HxD): 0x195D84. Confira na tabela abaixo a capacidade do seu SSD:

372648294_3img-hxdoffset.JPG.f85d619d515f57eccdc53e7980f5b7e4.JPG

 

Capacidade

Código

 60G

0x06FCCF30

 

 64G

0x07740AB0

 

120G

0x0DF94BB0

 

128G

0x0EE7C2B0

 

180G

0x14F5C830

 

240G

0x1BF244B0

 

250G

0x1D1C5970

 

256G

0x1DCF32B0

 

360G

0x29EB3DB0

 

480G

0x37E436B0

 

500G

0x3A386030

 

512G

0x3B9E12B0

 

960G

0x6FC81AB0

 

1000G

0x74706DB0

1024G

0x773BD2B0

2000G

0xE8E088B0

 

                No meu caso, meu SSD era de 120GB, então o código que eu utilizei foi 0x0DF94BB0, esqueça o “0x”. Ele deve ser introduzido de trás para frente no endereço indicado anteriormente. O código a ser digitado ficou assim: B0 4B F9 0D. Não entendeu? Veja a imagem abaixo:

4img-hexainvertido.jpg.62e8d7653894383210ed904f9c54add4.jpg

5img-hexainvertidoeditado.jpg.3b3fec02f314fd9f4533c0786985e5c1.jpg

 

                Após edição, salve o arquivo, feche o HxD e execute o arquivo “fw.exe”, selecione em “DEVICE” o dispositivo SATAFIRM S11 e clique em “UPGRADE FIRMWARE”.

 

img6-flash.JPG.3c442ba7ae6376615797ada83dc20710.JPG

 

Se aparecer a mensagem “can’t detect any sata device”, atente para o modo AHCI na BIOS (consulte observações no final do tutorial).

É importante, como em todo processo de gravação de firmware, que não seja interrompido. Caso apareça alguma mensagem de erro no meio do processo, provavelmente você executou o script errado no 3º Passo e seu SSD não será mais reconhecido na BIOS (consulte observações no final do tutorial).

Se tudo correr bem, vai aparecer uma mensagem dizendo para desligar e ligar o dispositivo e depois reiniciar o computador. Eu desconectei e conectei os cabos de força e SATA do SSD com o PC ligado e depois reiniciei, funcionou de boa.

 

OBSERVAÇÕES:

                Duas dicas para você não passar trabalho como eu caso algo de errado:

1ª Dica: Sobre AHCI

                Se o seu computador estiver no modo IDE, você precisará alterar para AHCI para fazer o processo. Se tiver com o Windows instalado rodando em modo IDE, ao trocar para AHCI ele não vai dar boot. Utilizei o Hirens Boot CD, que pode ser encontrado facilmente no Google, é uma espécie de imagem do Windows 10 portátil, que pode ser executada a partir de uma pen drive ou DVD. Vai fazer com que você não precise reinstalar o Windows para fazer o processo, e após concluir, volte para o modo IDE e está tudo normal.

 

2ª Dica: O SSD não é reconhecido pela BIOS do computador

                Após ter feito o flash de maneira incorreta, eu me deparei com essa situação, que é simples de ser resolvida. Abra o SSD, e faça um jumper nos contatos indicados na imagem abaixo, conecte os cabos de alimentação e SATA, ligue o computador, entre na BIOS e veja se reconheceu, de o BOOT no SO, abra o arquivo “fw.exe” e ANTES DE EXECUTAR O FLASH REMOVA O JUMPER DO SSD.

 

img7-jumper.thumb.jpg.c21cf80ce1b020bbd8e05eb657c2884c.jpg

 

Espero que possa ajudar a galera, se tiver dúvidas entre em contato, e se gostou dá um jóinha pra ajudar o amigo!

 

  • Joinha 31
  • Legal 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Ufo609 disse:

Boa noite amigo, a propria kingston já está disponibilizando software para atualizar a firmware sem muitos rodeios e "riscos", justo para corrigir a SATAFIRM S11. Mas parabéns pelo conteúdo, muito completo

Boa noite amigo, antes de sair procurando por uma solução alternativa como a que apresentei, fui atrás de soluções oficiais, a única ferramenta da Kingston que encontrei foi o Kingston SSD Manager, disponibilizado no site da Kingston, entretanto não serviu pro meu problema. Se tu puder indicar esse software seria de grande ajuda, pois passei dois dias buscando as informações que postei aqui e achei que mais gente passou, está passando ou vai passar por isso aqui no fórum. Se tivesse encontrado uma solução fácil como uma correção da própria Kingston teria me poupado muito trabalho. Lembrando que tudo que esse tutorial eu escrevi repetindo os passos que fiz para restaurar o meu SSD. Pesquisando mais afundo sobre o problema cheguei a conclusão que o ssd aparece como Satafirm s11 pois está beirando a morte (o que estou falando aqui foi o que li no site russo USBDEV), e a única resposta da Kingston que tive foi que o dispositivo deveria de ser encaminhado para garantia. Como ganhei ele não quis ir atrás de NF para troca.

  • Joinha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, Carlos Alberto Klafke Filho disse:

Boa noite amigo, antes de sair procurando por uma solução alternativa como a que apresentei, fui atrás de soluções oficiais, a única ferramenta da Kingston que encontrei foi o Kingston SSD Manager, disponibilizado no site da Kingston, entretanto não serviu pro meu problema. Se tu puder indicar esse software seria de grande ajuda, pois passei dois dias buscando as informações que postei aqui e achei que mais gente passou, está passando ou vai passar por isso aqui no fórum. Se tivesse encontrado uma solução fácil como uma correção da própria Kingston teria me poupado muito trabalho. Lembrando que tudo que esse tutorial eu escrevi repetindo os passos que fiz para restaurar o meu SSD. Pesquisando mais afundo sobre o problema cheguei a conclusão que o ssd aparece como Satafirm s11 pois está beirando a morte (o que estou falando aqui foi o que li no site russo USBDEV), e a única resposta da Kingston que tive foi que o dispositivo deveria de ser encaminhado para garantia. Como ganhei ele não quis ir atrás de NF para troca.

Boa Noite Carlos, vou procurar aqui no meu PC e disponibilizo sim ,sem problemas, pois achei no site da kingston mesmo.

 Mas só mesmo a titulo de informação, não fiz o comentário afim de desmerecer sua pesquisa e esforço, pelo contrario foi só mesmo para informar que pelo menos ficou mais fácil, pois eu mesmo fiquei com um ssd por 8 meses até achar essa solução oficial, só não fiz nenhum tipo de postagem por achar que seria de conhecimento de parte do publico, pois se a própria kingston havia disponibilizado... Mas enfim continuo a parabenizar pelo esforço e post feito bem detalhado,

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, Ufo609 disse:

Boa Noite Carlos, vou procurar aqui no meu PC e disponibilizo sim ,sem problemas, pois achei no site da kingston mesmo.

 Mas só mesmo a titulo de informação, não fiz o comentário afim de desmerecer sua pesquisa e esforço, pelo contrario foi só mesmo para informar que pelo menos ficou mais fácil, pois eu mesmo fiquei com um ssd por 8 meses até achar essa solução oficial, só não fiz nenhum tipo de postagem por achar que seria de conhecimento de parte do publico, pois se a própria kingston havia disponibilizado... Mas enfim continuo a parabenizar pelo esforço e post feito bem detalhado,

Boa noite amigo, tenho certeza que não foi sua intenção, perguntei sobre a ferramenta mais para testá-la, e pq se soubesse da existência de tal não teria passado o perrengue que passei. Se encontrar posta aqui no fórum pls?

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
1 hora atrás, malves84 disse:

Meu amigo, deu certo. Pensa num cabra feliz. Parabéns pela excelente explicação E obrigado pelo tempo dedicado. Não to acreditando ainda rsrsrs

A intenção era exatamente essa! Obrigado pelo reconhecimento colega!

  • Joinha 1
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 6 meses depois...

@Ruan Amorim, vamo lá.

 

Eu tive esse problema apenas uma vez e faz tempo, foi quando eu escrevi esse tutorial, não me lembro de ter me deparado com esse erro, mas pelo que da pra ver no seu caso, parece que você está usando o arquivo errado. Leia o tutorial novamente na parte onde indico qual é o arquivo que você deve usar. Você tentou fazer o procedimento do jumper?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Carlos Alberto Klafke Filho disse:

@Ruan Amorim, vamo lá.

 

Eu tive esse problema apenas uma vez e faz tempo, foi quando eu escrevi esse tutorial, não me lembro de ter me deparado com esse erro, mas pelo que da pra ver no seu caso, parece que você está usando o arquivo errado. Leia o tutorial novamente na parte onde indico qual é o arquivo que você deve usar. Você tentou fazer o procedimento do jumper?

Você pode me ajudar atraves do teamview?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa! Eu me deparei com esse a primeira vez há uns 3 anos quase. Vários ssds podem apresentar esse defeito. A maioria que eu peguei até hj da PNY e da kingston. mas já consegui corrigir até alguns chinocas de marcas inexistentes. o problema maior é casar a firmware e a marca das nands, q num ssd q presta é sempre micron ou hynix pr essa controladora. mas esses tranqueiras da china sem marca usam qualquer refugo q encontram e daí dá tanto trabalho a mais q quase nao compensa pra um ssd de 120gb hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/01/2022 às 14:07, RFontana disse:

Boa! Eu me deparei com esse a primeira vez há uns 3 anos quase. Vários ssds podem apresentar esse defeito. A maioria que eu peguei até hj da PNY e da kingston. mas já consegui corrigir até alguns chinocas de marcas inexistentes. o problema maior é casar a firmware e a marca das nands, q num ssd q presta é sempre micron ou hynix pr essa controladora. mas esses tranqueiras da china sem marca usam qualquer refugo q encontram e daí dá tanto trabalho a mais q quase nao compensa pra um ssd de 120gb hehe

Voce pode me ajudar? eu segui os passos e fica travado em 15% do progresso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Ruan Amorim disse:

Voce pode me ajudar? eu segui os passos e fica travado em 15% do progresso

vc deve estar usando o arquivo errado.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

primeiro roda um arquivo daí q identifica qual a firmware q tem no seu hoje. depois acha a mais parecida que tiver, renomeia pra fw.bin e bota na pasta do flasher

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/01/2022 às 12:57, RFontana disse:

vc deve estar usando o arquivo errado.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

primeiro roda um arquivo daí q identifica qual a firmware q tem no seu hoje. depois acha a mais parecida que tiver, renomeia pra fw.bin e bota na pasta do flasher

oi, bom dia, rodei o phison, mas ele não mostra pra mim se o ssd é mcron ou toshiba, não consegui usar as firmwares 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 2 semanas depois...

Recentemente recebi um SSD chinês, OEING, de 512GB. Após inicializar, particionar e formatar, iniciei a copia de arquivos do meu outro SSD, de 480GB.

 

Começou rápido e, em poucos segundos, a velocidade caiu para 30 MB/s.

 

Interrompi o processo e o SSD não é mais reconhecido pela BIOS e o PC nem dá boot (Está no modo HCI). Ligado via USB (Windows 10 Pro), ele é reconhecido, mas o Disk Manager não consegue inicializar.

 

Pedi ajuda ao vendedor, mas ele ignora e não responde.

 

Abri o SSD para tentar efetuar o Jump, mas não semelhante ao da foto postada pelo Carlos Alberto Kafkle Filho e não sei onde fazer o jump. Alguém saberia informar?

 

Segue foto.

SSD OEING 512GB-20220308_124645-30pc-left.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...