Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Dell 5548 ZAVC1 LA-B016P rev1.0 não liga sem S5#

Avalie este tópico:


noob666

Posts em destaque

Olá pessoal, estou com essa placa em bancada que ela não liga, o consumo na fonte assimetrica fica em 0.014, o led acende do power, mas logo quando aperto o botão ele pisca e continua ligado mas a placa não liga, aferi algumas tensões e de acordo com o esquema e meu conhecimento básico em sequencia de start eu percebi que tenho as tensões ALWAYS, a placa gera 3v e 5v nas bobinas, e também um sinal que se chama PCH_PWR_EN que aciona o CI U2304 que permite os 3V passarem para o PCH e no jumper que há logo após ele eu tenho os 3V. Logo após eu percebi o jogo dos SUSP e SUSP# que são os sinais liberados pelo SUPER IO que permitem a habilitação das tensões transferidas, no caso SUSP = 5v e SUSP# = 0v logo a placa continua suspensa. Fui voltando na sequencia de start e até o momento em que o SUPER IO envia o PWRBTN_OUT# está certo, fica 0v e quando aperto start ele vai pra 3v. também tenho 3v no sinal EC_RSMRST# que sai do SUPER IO, até onde eu sei deveria ter o sinal retornando da PCH chamado SIO_SLP_S5# e no caso ele fica em 0v, vai pra 0.40/0.50v quando aperto o power em menos de 1segundo e volta pra 0v.
Uma das primeiras coisas que fiz sem necessidade creio eu, foi regravar o KB9012 SIO dessa placa, utilizei o método com CH314A que peguei emprestado conectando aos pinos do KBC conector. (fiz o backup do arquivo e gravei dois arquivos diferentes depois)
também regravei a Bios de 8mb do PCH duas vezes sendo a segunda com clear ME do forum onde tenho acesso. (fiz o backup do arquivo e gravei dois arquivos diferentes logo após)

Para fins detalhamento é um Dell 5548 com i7 broadwell e AMD R7 265M creio eu.
além disso é estranho pois o dono relatou que levou o mesmo numa assistencia para trocar a placa wireless, voltou funcionando e no outro dia apresentou problema. 
Regravação do SIO eu fiz pois o técnico que ele levou antes em outra cidade relatou que o problema era que tinha que gravar um arquivo e ele não tinha equipamento, logo suspeitei do SIO que é regravavel, como não encontrei o sinal SUSP# com nivel logico alto erroneamente eu já fui no SIO.
Alguem tem alguma dica do que possa ser?

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, bom dia.

A sua análise foi correta até o instante em que observou o sinal PWRBTN_OUT#. 

Esse sinal inicia em 3v e não em 0. Ele funciona de forma semelhante ao botão power. A sequencia é essa mesmo. O rsmrst# precisa iniciar em 3v. Com este sinal em nivel alto, o sio está apenas esperando o comando do start. Feito isso, o ele envia pwrbtn_out# pro pch e o pch responde com o slp_s5, e a partir dai, ele vai liberando as tensões de transferência. O SIO_SLP_S5# em 0v, indica ou um problema na resposta do pch, ou se pensarmos em como esse pino deve funcionar internamente, provavelmente está sendo colocado em pull-down devido a um software corrompido ou inválido no kb9012.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@IoniCCC Eu medi novamente e realmente está em 0v até o momento em que starto a placa pelo botao power, eu tentei até aterrar esse sinal por meio segundo após apertar o botão pra ver se ele seria a causa do problema. No caso eu já regravei duas vezes o kb9012, mas com a ch314a que vi um indiano fazer, vou tentar depois com a tl866II plus, por via das duvidas comprarei um IO desse nem que seja pra ficar parado aqui caso eu não consiga resolver o problema antes.
No caso há alguma sugestão de algum outro teste que eu possa fazer para tentar obter pelo menos o slp_s5# com um nivel logico alto? injetar alguma tensão ou aterrar outra?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Em 28/03/2021 às 12:26, IoniCCC disse:

Eu nao comentei, mas.. como está o circuito rtc? Checou se o rtc_rst# (se houver) está em nível lógico alto? Se a linha do rtc tiver 0v, o pch deixa de responder pro sio em algum momento.

Não olhei a respeito... mas vou conferir depois...
Então dando continuidade... Chegou o SIO novo, comprei duas unidades, soldei na placa e aparentemente ficou bom não mais que isso, mas ainda sim bom.
O problema é que fui fazer o procedimento de gravação do arquivo do IO e antes de começar percebi que a placa na ligava o led, tal que é alimentado pelo vreg3 que sai do TPS51285. Além disso os mosfets de alta de 5v e 3v stand-by que vão nesse mesmo buck converter estão apresentando curto entre gate e source, enfim, amanhã vou pegar uma placa que contenha os mosfets compatives e outra com o mesmo CI e vou efetuar a troca e ver se a placa reage, mas eu acho estranho demais isso pois não faz muito sentido, mesmo que o vreg3 alimente o super IO fiz questão de analisar se esse terminal estava em curto com terra ou os terminais vizinhos e estava tudo certo. 
Enfim amanhã atualizo a situação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...