Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Fonte hp PC8027 240W

Avalie este tópico:


fox silva

Posts em destaque

Alguém tem o esquema elétrico dessa fonte ou uma foto de uma igual, pois peguei esse para arrumar e vi que tá faltando alguns componentes como capacitor, ponte de diodo e CI... Essa fonte é daqueles computadores da HP da série small factor form 6005, 8100 etc. Se alguém puder ajudar agradeço!

1616728960606.jpg

1616728960572.jpg

1616728960650.jpg

1616728960591.jpg

1616728960663.jpg

1616728960547.jpg

1616728960622.jpg

1616728960636.jpg

1616728960523.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas,

 

essa fonte também é conhecida como D10-240P1A. É usada em alguns desktops HP/Compaq. 

 

O capacitor principal - pelo que lembro - é de 82 ou 100uF/420V. Mas, ele é o menor dos problemas aí: Está faltando a bobina toroidal do secundário. 

Nessa situação eu pediria para o cliente entrar em contato com quem mexeu na fonte antes e pegar de volta a bobina, ou condenaria a fonte se isso não for possível.

 

É possível adaptar outra bobina toroidal aí, mas pra isso você vai ter que analisar o circuito e identificar onde ficam os pontos de entrada e saída dela. Nessa fonte isso é até fácil, porque a bobina tem apenas 2 enrolamentos (um de +12 e um de -12 volts), ambos com o mesmo número de espiras.

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@zazulak Pois é amigo, acho melhor condenar.. Minha esperança era ter o esquema dela ou fotos de outra idêntica para tentar repor as peças e tentar reviver ela... Vi em outro post um colega postando a foto de uma parte dela... Salvou engano você até ajudou na solução. Sem o diagrama ou sem uma idêntica vai ser impossível solucionar esse problema.. Essas fontes têm um valor relevante no mercado , valeria a pena tentar conserta lá.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@zazulak Pois é amigo, acho melhor condenar.. Minha esperança era ter o esquema dela ou fotos de outra idêntica para tentar repor as peças e tentar reviver ela... Vi em outro post um colega postando a foto de uma parte dela... Salvou engano você até ajudou na solução. Sem o diagrama ou sem uma idêntica vai ser impossível solucionar esse problema.. Essas fontes têm um valor relevante no mercado , valeria a pena tentar conserta lá. 

 @zazulak amigo eu identifiquei a ausência de uma ponte de diodo, 1 capacitor, 1 diodo,  1 resistor.. A bobina seria esse componente na L4 ? Me perdoe a leiguice se eu estiver enganado eu sei somente o básico do básico da eletrônica...

Editado: por fox silva
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, essa fonte é bem cara, e por ter um formato bem fora de padrão, não tem como adaptar outra no lugar. 

 

O diodo faltando ali perto da L11 é um SB5100. A ponte retificadora é uma GBU806. Não vi nenhum resistor faltando.

 

A bobina é a L4 mesmo. Ela é composta de 2 enrolamentos com 24 espiras, sendo um duplo com fio grosso para os +12v e um simples com fio fino para os -12V. Dá pra pegar uma bobina de uma fonte comum e eliminar o enrolamento de 5V, já que essa fonte não tem saída de 5V. 

O enrolamento de +12V tem um lado ligado no pino central do diodo que tem no dissipador, e o outro vai no positivo daquele capacitor azul grande. O de -12 tem um lado ligado naquele diodo pequeno próximo ao fio azul (D3) e outro lado é aterrado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@zazulak O resistor é o R8 ao lado do diodo D4...Eu vou tentar fazer isso..Eu costumo consertar fonte com defeitos bem simples... como disse anteriormente só sou um profissional da área, montei uma bancadazinha para brincar com esses problemas quando aparecem.. Será a primeira vez que eu vou fazer uma tarefa dessa com um bobina, pelo tentarei... Vou comprar essas peças que estão faltando eu vou comprar ou achar uma bonina em uma carcaça para tentar fazer isso... Se tiver o link de algum vídeo de alguém fazendo essa adaptação com a bobina me passa por gentileza... Você entende muito de eletrônica!!! Com certeza um dos maiores contribuidores dessa página.. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...