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Italo Peres

tutorial esquemas ecu varias marcas e modelos

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ola amigos estou aqui para disponibilizar esquemas de ECUs tenho varias marcas e modelos entrei nesse fórum por que precisava de um esquema de uma placa mãe que eu tenho comecei a enviar meus esquemas que tenho mesmo assim não consegui o que eu precisava então se alguém precisar e só entrar em contato comigo watts app #Editado# terei prazer em ajudar sem pedir nada em troca.

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Olá amigos, eu acredito que não existe esquemas de ECUs Automotivo, pois, os mesmos não tem serigrafia de componentes. Mas existem ECUs mapeadas tipo boardview feitas por empresas especializadas que mostra os componentes envolvidos no setor que pretende fazer o conserto.

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20 horas atrás, LC Audio disse:

@Italo Peres Poste na área de Downloads  seus arquivos, tbm vou disponibilizar alguns.

Amigo so não vou subir aqui por que eu precisei de um só esquema aqui e não consegui mesmo eu postando arquivo e eu do prioridade também na quele que ajuda sem pedir nada em troca acho que se vç deseja ajudar vç ajuda e ponto se pedir augo em troca não e ajuda e uma negociação, venda entende aqui esta se vç quiser baixar não vou tirar de la vai ficar disponível por tempo indeterminado  #Editado#

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Buenas,

 

estava acompanhando esse tópico, e agora resolvi me manifestar.

O que ele postou não são esquemas das centralinas em si. São esquemas de ligação e roteiros de diagnóstico. Esses esquemas estão rodando pela internet há anos, e se não me engano foram extraídos de uma versão antiga do software Simplo.

 

Esquema elétrico de central, até se acha alguma coisa na web, mas não são muito úteis para o reparo. Alguns esquemas são até fáceis de achar, como o da jurássica Bosch Le-Jetronic (totalmente analógica, usada nos Gol GTI, Kadett GSI, alguns Monza e os primeiros Santana injetados). Procurando em alguns fóruns gringos, também tem algo sobre as Motronic 3.1 (BMW 325, Marea, Peugeot 106, etc..), inclusive arquivos de eprom. 

 

De um modo geral, o circuito interno de uma central é simples: Tem um processador (podendo ou nao ter memória de programa externa, dependendo da central), circuitos de entrada (ADCs para sinais analógicos, triggers para sinais pulsados, etc), e drivers de saída (acionadores do atuador de marcha lenta, bobina, bicos, válvula EGR, canister..). E a maioria dos defeitos já dá pra sacar na base do olhômetro, ou com uma análise rápida. Algumas centrais, como as Magnetti Marelli - que eu odeio do fundo do coração, mas não recuso porque dão $$ - dão muito problema de corrosão em trilhas, o tipo de coisa que um esquema pouco ajuda. 

Outros defeitos são só de software, como firmware corrompido, perda do código da chave codificada, etc.. o tipo de coisa que um esquema também não ajuda muito. 

 

Até comecei a levantar o esquema da central do meu carro (Daihatsu Cuore, central Denso, também usada em outros da linha japonesa como Toyota e Mazda), mas não vi nada de interessante, e larguei de mão. Tem um chipão que recebe os sinais de entrada, e aciona um monte de transistores que comandam os atuadores. A maioria dos defeitos dela são nos atuadores de saída, e no circuito que trata o sinal do sensor de rotação... o tipo de defeito que só acontece por alguma influência externa (curto no chicote, alarme mal instalado, bateria ligada invertida, etc..).

 

Resumindo, esquema de ECU é muito legal a título de curiosidade (ou se você for projetar uma..), mas não tem muita utilidade prática. O esquema de ligação é muito mais útil. 

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