Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

tutorial esquemas ecu varias marcas e modelos

Avalie este tópico:


Italo Peres

Posts em destaque

ola amigos estou aqui para disponibilizar esquemas de ECUs tenho varias marcas e modelos entrei nesse fórum por que precisava de um esquema de uma placa mãe que eu tenho comecei a enviar meus esquemas que tenho mesmo assim não consegui o que eu precisava então se alguém precisar e só entrar em contato comigo watts app #Editado# terei prazer em ajudar sem pedir nada em troca.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, LC Audio disse:

@Italo Peres Poste na área de Downloads  seus arquivos, tbm vou disponibilizar alguns.

Amigo so não vou subir aqui por que eu precisei de um só esquema aqui e não consegui mesmo eu postando arquivo e eu do prioridade também na quele que ajuda sem pedir nada em troca acho que se vç deseja ajudar vç ajuda e ponto se pedir augo em troca não e ajuda e uma negociação, venda entende aqui esta se vç quiser baixar não vou tirar de la vai ficar disponível por tempo indeterminado  #Editado#

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Italo Peres 

 

Leia as regras do fórum:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas,

 

estava acompanhando esse tópico, e agora resolvi me manifestar.

O que ele postou não são esquemas das centralinas em si. São esquemas de ligação e roteiros de diagnóstico. Esses esquemas estão rodando pela internet há anos, e se não me engano foram extraídos de uma versão antiga do software Simplo.

 

Esquema elétrico de central, até se acha alguma coisa na web, mas não são muito úteis para o reparo. Alguns esquemas são até fáceis de achar, como o da jurássica Bosch Le-Jetronic (totalmente analógica, usada nos Gol GTI, Kadett GSI, alguns Monza e os primeiros Santana injetados). Procurando em alguns fóruns gringos, também tem algo sobre as Motronic 3.1 (BMW 325, Marea, Peugeot 106, etc..), inclusive arquivos de eprom. 

 

De um modo geral, o circuito interno de uma central é simples: Tem um processador (podendo ou nao ter memória de programa externa, dependendo da central), circuitos de entrada (ADCs para sinais analógicos, triggers para sinais pulsados, etc), e drivers de saída (acionadores do atuador de marcha lenta, bobina, bicos, válvula EGR, canister..). E a maioria dos defeitos já dá pra sacar na base do olhômetro, ou com uma análise rápida. Algumas centrais, como as Magnetti Marelli - que eu odeio do fundo do coração, mas não recuso porque dão $$ - dão muito problema de corrosão em trilhas, o tipo de coisa que um esquema pouco ajuda. 

Outros defeitos são só de software, como firmware corrompido, perda do código da chave codificada, etc.. o tipo de coisa que um esquema também não ajuda muito. 

 

Até comecei a levantar o esquema da central do meu carro (Daihatsu Cuore, central Denso, também usada em outros da linha japonesa como Toyota e Mazda), mas não vi nada de interessante, e larguei de mão. Tem um chipão que recebe os sinais de entrada, e aciona um monte de transistores que comandam os atuadores. A maioria dos defeitos dela são nos atuadores de saída, e no circuito que trata o sinal do sensor de rotação... o tipo de defeito que só acontece por alguma influência externa (curto no chicote, alarme mal instalado, bateria ligada invertida, etc..).

 

Resumindo, esquema de ECU é muito legal a título de curiosidade (ou se você for projetar uma..), mas não tem muita utilidade prática. O esquema de ligação é muito mais útil. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...