Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Vivobook Asus X202E - Placa X202E Rev 2.0 - Desliga após chegar em 57°C

Avalie este tópico:


Herbert Rocha

Posts em destaque

Boa noite, vim aqui porque estou tendo problemas com um notebook asus com um i3 2365M, primeiramente eu vou resumir a historia do notebook; eu comprei ele na olx com defeito(não ligava), para dar de presente para minha esposa, cheguei em casa vi que o carregador era o defeito, troquei ele ligou normal, fiz uma breve limpeza nele, troquei pasta termica limpei, e lubrifiquei o cooler, limpei a cacarcaça e a placa, eu notei que a placa já tinha sido mexida, como na foto, conector do fan torrado e sem o si de rede, que foi do tecnico antigo, mas fora isso ele estava funcionando normalmente temperaturas em torno de 60C-85C, que pelo oque eu vi para esse notebook é normal.

 

  Porém a uns dias atras, minha esposa foi ligar o pc como de costume, e no meio da inicialização ele desligou, de um dia para o outro ele começou a apresentar um problema de ''aquecimento'', oque não faz sentido já que fazia algumas semanas que eu havia limpado ele e observado as temperaturas todas normais, então eu fui abrir ele observei tudo, tensão, power button, olhei a impedancia do cpu pra ver se não estava baixa demais, já regravei a bios e troquei o chip da bios pra ter certeza porém mesma coisa, coloquei um termometro no processador para ver sua temperatura, e não subia mais que 57C, o notebook desligava, eu tenho certeza que o dissipador esta em contato com o cpu,  e ele desliga até na bios, ele não consegue iniciar o windows porque em questão de segundos ele desliga.

 

Eu tenho quase certeza que é a temperatura do cpu que é o problema porque, quando eu coloco um dissipador maior no cpu, que deixe ele com uma temperatura menor que 57C ele funciona normalmente, porém se passar disso ele desliga instataneamente, minha principal suspeita é algum sensor de temperatura do cpu ou relacionado a ele com a leitura errada, porém não sei como funciona essa parte de temperatura e desligamento por causa de superaquecimento, eu  estou a bastante tempo nesse notebook e não consigo pensar em alguma solução.

 

Tentativas de resolver que eu ja fiz: 

já troquei um sensor de temperatura que fica abaixo do processador no outro lado(U5001).

troquei o diodo que vai pro poweroff  (Q3202)

tirei o (Q3201) pra ver se ele não desligava

troquei o heatsink

troquei o blackplate que é  a base que parafusa o heatsink

troquei o cooler, e liguei no maximo

troquei a bios

liguei a placa sem tela sem placa de wifi sem hd sem teclado, apenas o minimo para a placa ligar.

monitorei as tensões de cpucore

fiz uma lavagem completa na placa

olhei a maioria dos resistores do sistema de H_THRMTRIP,  CPU_THERM e H_PROCHOT

 

 

OBS:( ele não tem esquema é só o boardview),(infelizmente não tenho ociloscopio, para olhar os sinais da placa).

 

boardview: 

1217304613_Screenshotfrom2021-03-2921_25_53.thumb.png.2570de524039af0dab28a916ac440abf.png968098292_Screenshotfrom2021-03-2921_27_43.png.f19924adbbad6e890a33accde214763b.png1833741352_Screenshotfrom2021-03-2921_26_41.png.ca38ed0d0b77bb4dd1e95d0c81ae9512.png

 

 

WhatsApp Image 2021-03-28 at 07.11.45 (1).jpeg

WhatsApp Image 2021-03-28 at 07.11.45 (2).jpeg

WhatsApp Image 2021-03-28 at 07.11.46.jpeg

 

WhatsApp Image 2021-03-28 at 07.11.46 (2).jpeg

Editado: por Herbert Rocha
tive que editar porque estava bastante confuso de entender
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Herbert Rocha 

 

seu tópico foi movido para a área correta.

 

Saiba como selecionar a área correta para criar o seu próximo tópico »

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, CJ disse:

@Herbert Rocha 

 

seu tópico foi movido para a área correta.

 

Saiba como selecionar a área correta para criar o seu próximo tópico »

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

hhUvRH

certo, peço desculpas não havia olhado direito a area do forum

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, só verifique se está correto o título de acordo com as regras do fórum!

Sobre o seu tema, já peguei vários notebooks que desligavam por aquecimento, e alguns casos eram resolvidos trocando o dissipador... Pois o que tem o tubo de cobre, por algum motivo ele perdia a propriedade de condução.

Nesse teu caso, tenta ver se a pasta usada é de boa qualidade.
Tente monitorar a temperatura com o AIDA64. Ele traz bastante informações, como sensores, diodo e tudo mais...

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Kingeek_info disse:

Amigo, só verifique se está correto o título de acordo com as regras do fórum!

Sobre o seu tema, já peguei vários notebooks que desligavam por aquecimento, e alguns casos eram resolvidos trocando o dissipador... Pois o que tem o tubo de cobre, por algum motivo ele perdia a propriedade de condução.

Nesse teu caso, tenta ver se a pasta usada é de boa qualidade.
Tente monitorar a temperatura com o AIDA64. Ele traz bastante informações, como sensores, diodo e tudo mais...

eu editei o post todo,coloquei o titulo certo agora :), estava bastante confuso texto também, muito obrigado pela dica, e sobre o defeito eu ja tentei fazer isso tudo, essa pasta que uso nunca me deu problema, e eu não consigo ligar colocar windows nem iniciar um sistema porque ela desliga antes. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Herbert Rocha disse:

eu editei o post todo,coloquei o titulo certo agora :), estava bastante confuso texto também, muito obrigado pela dica, e sobre o defeito eu ja tentei fazer isso tudo, essa pasta que uso nunca me deu problema, e eu não consigo ligar colocar windows nem iniciar um sistema porque ela desliga antes. 

Tenta ligar a placa fora da carcaça, e tente colocar o dedo atrás do processador para ver de aquece demais...

 

Tu já tentou dar BOOT com algum Hirens? Que tem aquela suítes de aplicações.

 

Se deixar parada na bios dá o problema?
 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Jakers Binder alterou o título para Vivobook Asus X202E - Placa X202E Rev 2.0 - Desliga após chegar em 57°C

Amigo, verificou esse carregador? veja se ele tem as configurações elétricas necessárias exigida pelo notebook e teste com outro se possível, verificou se o cooler está bem preso? se não tem nenhum parafuso com rosca danificada ou até mesmo a própria base onde se parafusa esta danificada? viu se a pasta térmica está espalhando de maneira uniforme? faz o teste do nosso amigo @Kingeek_info deixa a placa fora da carcaça.. outra coisa, Asus da muito problema de DC jack, veja se a solda está integra e se tem alguma avaria no jack, se puder fazer um teste ligando direto na placa sem o uso do jack, seria bom! 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@TIRRIAS

9 horas atrás, Kingeek_info disse:

Tenta ligar a placa fora da carcaça, e tente colocar o dedo atrás do processador para ver de aquece demais...

 

Tu já tentou dar BOOT com algum Hirens? Que tem aquela suítes de aplicações.

 

Se deixar parada na bios dá o problema?
 

então, todos esses testes que eu fiz acima eu fiz com a placa totalmente fora da carcaça, eu ja tentei dar boot com o Hirens porém é quase impossivel manter o cpu abaixo dessa temperatura pra ele não desligar, todas as tentativas de dar boot ele desligou, porque esse processador esquenta muito pra manter ele abaixo dessa temperatura, e sim ele desliga na bios também,eu falei 57C porque pelo oque eu monitorei aqui é oque tudo indica, no termometro que uso ele da cerca de 54C mas acredito que tenha um ajuste de alguns graus para cima por causa do dissipador, mas acredito que não seja mais doque isso  a temperatura, coloquei o dedo atras também, fica muito longe de 100C que é a temperatura maxima do cpu. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Emanoel_2.0 disse:

Amigo, verificou esse carregador? veja se ele tem as configurações elétricas necessárias exigida pelo notebook e teste com outro se possível, verificou se o cooler está bem preso? se não tem nenhum parafuso com rosca danificada ou até mesmo a própria base onde se parafusa esta danificada? viu se a pasta térmica está espalhando de maneira uniforme? faz o teste do nosso amigo @Kingeek_info deixa a placa fora da carcaça.. outra coisa, Asus da muito problema de DC jack, veja se a solda está integra e se tem alguma avaria no jack, se puder fazer um teste ligando direto na placa sem o uso do jack, seria bom! 

olá amigo, eu acredito que não porque a bateria dele tava carregada e quando usa a bateria ele dá o mesmo defeito, porém eu irei fazer o teste com outro carregador só pra ter certeza, e ele tem as configurações necessarias até sobra, mas  irei testar outro sim, o coler e o heatsink estão todos bem presos, isso eu tenho certeza, eu ja troquei a base também e a base ta tudo ok não tem rosca solta, todas as hastes do heatsink estão  bem presas no suporte isso eu tenho certeza, já vi pasta termica tanto que nesses meus testes eu ja tirei e coloquei pasta termica umas 15 vezes, ja tentei colocar de varios jeitos diferentes, coloquei bem pouquinho, ja coloqqquei só um pingo, ja espalhei por toda cpu uniformemente e mesmo assim continua o problema, e como falei pro @Kingeek_info todos esses testes foram fora da carcaça, sobre o DC jack eu também vou dar uma conferida mas pelo oque vi não tem nenhuma solda fria, e é uma boa ideia irei fazer isso de ligar direto. obrigado pela ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e outra coisa que eu esqueci de mencionar, eu tirei o ''jumper'' que liga o THRMTRIP do processador com o sistema de force-poweroff da placa e liguei a placa, e para minha infelicidade ela ficou ligada, então realmente o problema dessa placa desligar está relacionado a temperatura do processador.

 

porém não faz sentido o porque eu tenho certeza de que esse processador não chega nem perto da temperatura maxima, e quando ela fica ligada ela crasha, oque confirma ainda mais pra mim que o problema é o cpu infelizmente, mas possa ser que seja outra coisa, essa é minha conclusão diante dos fatos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Herbert Rocha disse:

olá amigo, eu acredito que não porque a bateria dele tava carregada e quando usa a bateria ele dá o mesmo defeito, porém eu irei fazer o teste com outro carregador só pra ter certeza, e ele tem as configurações necessarias até sobra, mas  irei testar outro sim, o coler e o heatsink estão todos bem presos, isso eu tenho certeza, eu ja troquei a base também e a base ta tudo ok não tem rosca solta, todas as hastes do heatsink estão  bem presas no suporte isso eu tenho certeza, já vi pasta termica tanto que nesses meus testes eu ja tirei e coloquei pasta termica umas 15 vezes, ja tentei colocar de varios jeitos diferentes, coloquei bem pouquinho, ja coloqqquei só um pingo, ja espalhei por toda cpu uniformemente e mesmo assim continua o problema, e como falei pro @Kingeek_info todos esses testes foram fora da carcaça, sobre o DC jack eu também vou dar uma conferida mas pelo oque vi não tem nenhuma solda fria, e é uma boa ideia irei fazer isso de ligar direto. obrigado pela ajuda

peguei um hp onde desligava também, no momento em que inicializei e consegui entrar no aida 64, tava marcando 90 graus no cpu, mas os núcleos estavam dando 35  (o que não faz sentido) fiz varias regravações na bios, mas não dava vídeo, voltei a bios original e resolveu, mas dias depois voltou. na época o cliente desistiu da tentativa e devolvi o dinheiro do reparo, mas a minha suspeita era a sio ou a bios interna dele, pois mesmo era gravável, mas como eu não tinha a regravadora de sio, ficava difícil confirmar tbm. mas já peguei outros casos desse defeito, ligado a rotação do cooler, onde o cooler ficava travado a uma rotação baixa, causando superaquecimento, o cooler do seu notebook, fica alternando a rotação? o dissipador ta quente? problema de dissipador também já peguei, a base do dissipador fica quente, mas onde fica as ''aletas'' fica gelada..

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Herbert Rocha disse:

e outra coisa que eu esqueci de mencionar, eu tirei o ''jumper'' que liga o THRMTRIP do processador com o sistema de force-poweroff da placa e liguei a placa, e para minha infelicidade ela ficou ligada, então realmente o problema dessa placa desligar está relacionado a temperatura do processador.

 

porém não faz sentido o porque eu tenho certeza de que esse processador não chega nem perto da temperatura maxima, e quando ela fica ligada ela crasha, oque confirma ainda mais pra mim que o problema é o cpu infelizmente, mas possa ser que seja outra coisa, essa é minha conclusão diante dos fatos. 

essa placa tem EC bios? ou sabe informar se a Sio é regravável? como você abriu o jumper e manteve ligado, pode tentar atualizar a bios dela do modo normal, baixando pelo site da asus e executando o utilitário, pois ele pode atualizar a ec bios junto com bios principal, mesmo se for uma bios da sio interna e depois voltar o jumper para ver se vai solucionar!

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Emanoel_2.0 disse:

peguei um hp onde desligava também, no momento em que inicializei e consegui entrar no aida 64, tava marcando 90 graus no cpu, mas os núcleos estavam dando 35  (o que não faz sentido) fiz varias regravações na bios, mas não dava vídeo, voltei a bios original e resolveu, mas dias depois voltou. na época o cliente desistiu da tentativa e devolvi o dinheiro do reparo, mas a minha suspeita era a sio ou a bios interna dele, pois mesmo era gravável, mas como eu não tinha a regravadora de sio, ficava difícil confirmar tbm. mas já peguei outros casos desse defeito, ligado a rotação do cooler, onde o cooler ficava travado a uma rotação baixa, causando superaquecimento, o cooler do seu notebook, fica alternando a rotação? o dissipador ta quente? problema de dissipador também já peguei, a base do dissipador fica quente, mas onde fica as ''aletas'' fica gelada..

sobre a  bios eu regravei 3 arquivos de bios diferentes, fora a que já estava, além de trocar o chip da bios,  o dissipador dele não tem o heatpipe usual, é apenas uma chapa de cobre que não tem nem aletas onde passa o ar, quando eu peguei esse notebook eu achei muito estranho mas é o normal dele, vou enviar uma foto dele pra vocẽ poder entender melhor , e ele fica ligado direto sim, o dissipador fica quente como o normal, ja que é só uma chapa de cobre

Screenshot from 2021-03-31 01.08.25.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Emanoel_2.0 disse:

essa placa tem EC bios? ou sabe informar se a Sio é regravável? como você abriu o jumper e manteve ligado, pode tentar atualizar a bios dela do modo normal, baixando pelo site da asus e executando o utilitário, pois ele pode atualizar a ec bios junto com bios principal, mesmo se for uma bios da sio interna e depois voltar o jumper para ver se vai solucionar!

mano eu não tinha notado isso, dei bobeira, é um IT8517E agora não sei se é regravável, vou tentar fazer isso atualizar por um  pendrive e ver se dar certo, valeu pela ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

então galera eu  tentei isso tentei regravar a bios denovo também tentei de tudo, ele continua do mesmo jeito, nunca vi eu ter um azar de pegar essas placas complicadas, mas é isso eu vou ficar deixar essa placa um pouco de lado mas se alguém quiser dar um palpite eu ainda estou aberto a tentativas, a esperança é a ultima que morre. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...