Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Montar um firewall e servidor de arquivos Linux

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Montar um firewall e servidor de arquivos Linux

Olá a todos!  Qual melhor plataforma vocês indicam para usar um firewall e um servidor de arquivos que posso está usando na minha oficina e salvar dados, backup, os aplicativos, aulas, apostilas, outros e ter acesso externo via ftp, tendo um melhor segurança.

No senário atual eu uso 02 micros um com pfsense e outro com Windows server 2008 cal 5 usuários, mas estou tento muito problemas de vírus e instabilidade, quero evitar de ficar usando hds externos e pendriver nos clientes externos, e centralizar tudo num micro.

Tenho montado um i5, com 02 hd (500,2tb) 2 placas de rede 100/1000 gb. Para fazer essa implantação se é possível ..

 Desde já agradeço pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Firewall: O IPTABLES te dá total liberdade para criar sua própria regra de segurança.

Backup:Grsync(Interface gráfica para Backup)

FTP:Filezilla.Tem para Windows e Linux.

Servidor de arquivos: Samba, permite conectar a rede com o Windows.

 

Editado: por Hacker_Buiu
Faltava o servidor de arquivos.
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas,

 

eu particularmente recomendo o Arch Linux. É um pouco trabalhoso para fazer a configuração inicial, mas uma vez configurado, não dá dor de cabeça, e é bem leve. Como ele não instala nada supérfluo por padrão, dá pra configurar como quiser. E as atualizações saem rápido, bem mais rápido que no Debian, por exemplo. 

 

Tenho ouvido falar bem do Void Linux, mas esse ainda não testei na prática. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Sem dúvida para firewall eu indico o PFSense, ele roda em cima do freeBSD e nele você pode adicionar outras aplicações como SAMBA para compartilhamento de arquivos, Squid para proxy de navegação entre outras centenas, tudo via interface gráfica acessível pelo navegador.


Interface WEB para gerenciamento, o que facilita muito, multi usuário.

O melhor que conheço até o momento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Eu recomendaria virtualizar os ambientes, proxmox provavelmente serviria muito bem (não cheguei a testar ainda mas parece muito bom).

 

Utilizando virtualização, você criaria duas máquinas virtuais:
1) Firewall

2) Servidor de arquivos

 

Para o firewall eu seguiria o que já indicaram acima: pfsense. Você poderia utilizar algo mais simples para firewall como o próprio iptables porém o pfsense tem outras funcionalidades que acho muito provável que seja muito vantajoso utilizar, por exemplo, IDS/IPS, load balance e afins

 

Para servidor de arquivos, eu iria de freeNAS.

 

Indo além do que você perguntou, usar um ambiente virtualizado te permitiria futuramente usar o servidor para outras aplicações mais facilmente, por exemplo, você poderia criar uma máquina virtual e subir algum servidor de DNS (aliás, recomendo fazer isso também), algum servidor DHCP caso o pfsense não te satisfaça ou simplesmente criar máquina virtual caso queira testar alguma coisa aleatória. Com virtualização fica muito mais simples de você fazer migração, por exemplo, se não gostar do pfsense, você pode estar criando uma outra máquina virtual, configurar todo o seu firewall por lá e desligar a máquina virtual do pfsense

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...