Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise CX 750 Corsair Não liga

Avalie este tópico:


XKing Infinityx

Posts em destaque

Olá a todos. Estou com essa fonte de um cliente, que veio com defeito na fonte primária ( 2 mosfets Canal N queimados ) , fiz a troca, saiu curto. Porém a placa não ligava, verifiquei que os 12V da saída estavam em curto, fiz a troca dos mosfets e resolveu, porém a fonte ainda não liga, já verifiquei e não tenho curto em lugar nenhum, a fonte não chega nem a girar o cooler... Tenho 320v nos capacitores da fonte primária, 5V no STB e 2.8v no PowerOn. Será que o Ci WT7502 deu pau? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, fabiano.julio disse:

Essa tensão de PowerOn não está muito baixa?

Também estranhei, mas já vi umas assim que funcionavam normalmente.

 

@XKing Infinityx: Enquanto esperamos as fotos, explico melhor porque pedi foto. 

Já vi essa fonte tem (pelo menos) 3 versões diferentes.

 - Uma, que acredito ser a primeira versão , é baseada na plataforma CWT DSA (double-forward, controlada por um CM6800, retificação convencional e regulação em grupo). Acredito que não seja a que você tem aí porque essa não usa fets na retificação do secundário.

 - Uma uma que também é fabricada pela CWT, mas a plataforma é a PUQ-B. O primário é igual, double-forward controlado por CM6800, mas tem retificação síncrona e as tensões de 5 e 3.3 vêm de reguladores auxiliares.

 - Uma que acredito ser fabricada pela HEC, com controle ressonante (CM6901), também com retificação síncrona e reguladores auxiliares ´para os 5 e 3.3. Essa é a mais complicada..

 

Como você comentou sobre um WT7502, acredito que a sua seja a segunda, CWT PUQ-B. A versão fabricada pela HEC usa outro integrado supervisor.

 

Se for essa mesmo, esses fets que você trocou são os do PFC ou da fonte principal? Se forem os do PFC, com certeza a queima deles levou junto outros componentes, como o resistor de source, os transistores e resistores de gate, e talvez o CM6800. Se forem os da fonte principal, provavelmente o CM se salvou, mas você vai ter que checar todos os componentes ligados aos gates dos fets, o resistor de source (que não é o mesmo do PFC), e os transistores que acionam o transformador de acoplamento (um transformador minúsculo próximo à plaquinha onde fica o CM). 

 

Sobre o WT7502, se quiser bypassar ele para testar, jumpeie os pinos 3 e 4. Se ao jumpear os pinos e aterrar o fio verde a fonte funcionar normalmente, o defeito é ele mesmo. 

 

 

  • Joinha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 03/04/2021 às 11:03, zazulak disse:

Também estranhei, mas já vi umas assim que funcionavam normalmente.

 

@XKing Infinityx: Enquanto esperamos as fotos, explico melhor porque pedi foto. 

Já vi essa fonte tem (pelo menos) 3 versões diferentes.

 - Uma, que acredito ser a primeira versão , é baseada na plataforma CWT DSA (double-forward, controlada por um CM6800, retificação convencional e regulação em grupo). Acredito que não seja a que você tem aí porque essa não usa fets na retificação do secundário.

 - Uma uma que também é fabricada pela CWT, mas a plataforma é a PUQ-B. O primário é igual, double-forward controlado por CM6800, mas tem retificação síncrona e as tensões de 5 e 3.3 vêm de reguladores auxiliares.

 - Uma que acredito ser fabricada pela HEC, com controle ressonante (CM6901), também com retificação síncrona e reguladores auxiliares ´para os 5 e 3.3. Essa é a mais complicada..

 

Como você comentou sobre um WT7502, acredito que a sua seja a segunda, CWT PUQ-B. A versão fabricada pela HEC usa outro integrado supervisor.

 

Se for essa mesmo, esses fets que você trocou são os do PFC ou da fonte principal? Se forem os do PFC, com certeza a queima deles levou junto outros componentes, como o resistor de source, os transistores e resistores de gate, e talvez o CM6800. Se forem os da fonte principal, provavelmente o CM se salvou, mas você vai ter que checar todos os componentes ligados aos gates dos fets, o resistor de source (que não é o mesmo do PFC), e os transistores que acionam o transformador de acoplamento (um transformador minúsculo próximo à plaquinha onde fica o CM). 

 

Sobre o WT7502, se quiser bypassar ele para testar, jumpeie os pinos 3 e 4. Se ao jumpear os pinos e aterrar o fio verde a fonte funcionar normalmente, o defeito é ele mesmo. 

 

 

Opa, tive tempo de olhar hj, então, o CM6800 foi trocado e msm assim não funciona, tbm troquei o WT7502 de uma fonte que ligava mas não segurava, msm assim n ligou... você acha que o problema ta na fonte primário ou na secundária?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/04/2021 às 09:21, XKing Infinityx disse:

já o fiz, msm jumpeando 3 e 4 nao liga

Repetindo a pergunta: Os fets que queimaram são do pfc ou da fonte principal?

 

Cuidado na hora de trocar o CM6800.. lembre-se que o com final TX e o com final G (ou sem final) não são equivalentes diretos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, zazulak disse:

Repetindo a pergunta: Os fets que queimaram são do pfc ou da fonte principal?

 

Cuidado na hora de trocar o CM6800.. lembre-se que o com final TX e o com final G (ou sem final) não são equivalentes diretos. 

Coloquei o msm XT.

Os fets que queimaram foram os da fonte primária e os dos 12v isolado, os que ficam nos 3.3, 5v e 12v estão ok!

Já verifiquei o resto do circuito, nada em curto ou aberto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 1 mês depois...
4 horas atrás, RODRIGO GAIA disse:

Boa tarde meu amigo e guerreiros de bancada. Estou com uma fonte Corsair cx 750w que não liga. Ela da um "clic" e logo em seguida desarma. Alguém conseguiria o esquema elétrico dela pra mim ou uma dica de onde conseguir porfavor.

Buenas, benvindo ao fórum.

 

Abra um novo tópico, e anexe umas fotos da placa. A CX750 tem pelo menos 3 versões diferentes, inclusive de fabricantes diferentes (a Corsair não fabrica fontes.. as fontes são feitas por outros fabricantes, como a CWT, Chicony, Super Flower, etc..). Relate também o que voce já testou/trocou nela. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/04/2021 às 11:29, XKing Infinityx disse:

Olá a todos. Estou com essa fonte de um cliente, que veio com defeito na fonte primária ( 2 mosfets Canal N queimados ) , fiz a troca, saiu curto. Porém a placa não ligava, verifiquei que os 12V da saída estavam em curto, fiz a troca dos mosfets e resolveu, porém a fonte ainda não liga, já verifiquei e não tenho curto em lugar nenhum, a fonte não chega nem a girar o cooler... Tenho 320v nos capacitores da fonte primária, 5V no STB e 2.8v no PowerOn. Será que o Ci WT7502 deu pau? 

Quando conserto fontes e vejo que tem 5VSB e PSON bons e não parte vou direto para o PWM, já consertei uma fonte Corsair assim com o CM6800G com defeito foi trocar e funcionar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/06/2021 às 13:18, RODRIGO GAIA disse:

Boa tarde meu amigo e guerreiros de bancada. Estou com uma fonte Corsair cx 750w que não liga. Ela da um "clic" e logo em seguida desarma. Alguém conseguiria o esquema elétrico dela pra mim ou uma dica de onde conseguir porfavor.

Veja se tem tensão de 5VSB no fio roxo e pson no fio verde, pelo jeito é problema no secundário que acionando proteção

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...
Em 29/06/2021 às 08:41, Francis Zornitta disse:

Quando conserto fontes e vejo que tem 5VSB e PSON bons e não parte vou direto para o PWM, já consertei uma fonte Corsair assim com o CM6800G com defeito foi trocar e funcionar

Eu tenho uma fonte igualzinha a essa, os trafos sao verdes da CWT, o problema da minnha é que não dá standby, o que voce me recomenda?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...