Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Qual transistor usar

Avalie este tópico:


Daniel Gouvêa

Posts em destaque

Estou precisando resolver uma questao, para um projeto pessoal, mas, como sou iniciante em eletrônica, eu gostaria da ajuda de vocês. Preciso, em um sistema microprocessado, detectar a presença, ou não, de uma tensão de 12V. Para isso, estou pensando em usar um transistor. Imaginei conectar a linha de +12V na base do transistor, fornecer +5V para seu coletor e conectar o emissor a alguma porta do microprocesssador. Caso eu esteja certo, se a porta estiver em high, quer dizer que o transistor está saturado, então eu posso deduzir que existe tensão de 12V na linha. Caso a porta esteja em low, o transistor está em corte, o que quer dizer que a linha está sem a tensão de 12V. Isso está correto? Caso afirmativo, qual vocês me sugerem? Lembrando que ele não precisa suportar praticamente nenhuma corrente. Sei que poderia usar um divisor de tensão, mas, eu gostaria de aprender a usar um transistor para isso.

transistor_1.png

Editado: por Daniel Gouvêa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saudação, Daniel. Seja bem vindo. 

 

Se pretende utilizar um transistor para tal finalidade, eu recomendo utilizar o modelo NPN, o da imagem foto acima é um PNP.

 

Vou deixar um modelo que fiz, considero interessante para seu projeto. 

 

Funcionamento do circuito:

- Quando não houver tensão na base do Q1, a saida OUT terá nivel High (5v);

- No momento que houver tensao (12V) na base de Q1, a saida OUT terá nivel Low (0v), indicando ao microprocessador que existe tensao de 12v. 

- o resistor R3 é um pull-down para evitar pulsos "falsos" na base do transistor. 

 

310218177_Transistorcomochave.JPG.3201e804bafb4931144a86a4eb437610.JPG

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, R2-D2 disse:

Saudação, Daniel. Seja bem vindo. 

 

Se pretende utilizar um transistor para tal finalidade, eu recomendo utilizar o modelo NPN, o da imagem foto acima é um PNP.

 

Vou deixar um modelo que fiz, considero interessante para seu projeto. 

 

Funcionamento do circuito:

- Quando não houver tensão na base do Q1, a saida OUT terá nivel High (5v);

- No momento que houver tensao (12V) na base de Q1, a saida OUT terá nivel Low (0v), indicando ao microprocessador que existe tensao de 12v. 

- o resistor R3 é um pull-down para evitar pulsos "falsos" na base do transistor. 

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

Nesse caso eu nem preciso de resistor de "pull up" ou "pull dow" no OUT,  pois a saída sempre está bem definida, correto? Ficou muito bom. Muito obrigado :) 

Editado: por Daniel Gouvêa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já que eu consegui esclarecer essa dúvida, se não for incomodar, olhem essa outra, um pouco parecida. Nesse mesmo projeto eu preciso usar outro transistor, para permitir ou cortar a alimentação de 9V (driver) para uma carga que consumirá, aproximadamente 400mA. Nesse caso a base receberá o nível alto ou baixo da porta lógica do microprocessador. Algo como a figura abaixo. Qual transistor vocês usariam? Qual o valor do resistor R, na base?

transistor_9v.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ainda utilizar circuito isolado por opto-acoplador (mais seguro).
Como no exemplo abaixo:

image.png.3f43377cd229f02d545fa328d07ed1d2.png
O opto pode ser um PC817 ou qualquer outro.

 

Quando tiver uma tensão de 12V na entrada do circuito (R15 + GND (nos pinos 2 katodo do Led do opto + anodo do zener)), o LED conduz, acionado o transistor interno do opto. Neste momento a tensão no microcontrolador que era de 5V, passa pra 0V, indicando que há 12V.


Recomendo antes um curso de eletrônica para aprender a utilizar os cálculos para o LED, sobre transistores, etc...

 

Flw...

Editado: por nagkiller
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É mais fácil utilizar o segundo exemplo (pode-se utilizar o primeiro sem problemas, mas a lógica será invertida) (no meu caso, por eu ter mais transistores NPN).
Lembrando que o primeiro utiliza um transistor PNP.
Já o segundo, utiliza um transistor NPN.

Os dois são diferentes, repare as setas nos emissores.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.





Flw...

Editado: por nagkiller
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, nagkiller disse:

Pode ainda utilizar circuito isolado por opto-acoplador (mais seguro).
Como no exemplo abaixo:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

O opto pode ser um PC817 ou qualquer outro.

 

Quando tiver uma tensão de 12V na entrada do circuito (R15 + GND (nos pinos 2 katodo do Led do opto + anodo do zener)), o LED conduz, acionado o transistor interno do opto. Neste momento a tensão no microcontrolador que era de 5V, passa pra 0V, indicando que há 12V.


Recomendo antes um curso de eletrônica para aprender a utilizar os cálculos para o LED, sobre transistores, etc...

 

Flw...

Também agradeço pela resposta. Pode ter certeza que vou fazer um curso sim. Acho eletrônica uma área realmente fascinante e parabenizo todos que se esforçam para aprendê-la. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...