Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida fonte xone fat\A15-203P1A\ desliga ao entrar em alguns jogos

Avalie este tópico:


m4yur1

Posts em destaque

Boa tarde .
 EStou com essa fonte de xbox one bivolt na bancada,A15-203P1A (conforme a carcaça) com um problema em peculiar..., ao executar certos jogos, a fonte desarma, e só volta  a ligar reconectando o cabo de força.
*certeza que é a fonte, pois testei com outra.
*troquei TODOS capacitores eletrolíticos da placa

*troquei o tny277
*removi o U2
*trafos sem vibração
*5v e 12v cravados!
obs: Faço bastante manutenção nessas fontes, com excessão das pa-2221-02mx, inclusive, se alguem puder me orientar nessas pa-2221-02mx, tenho 3 aqui que desliga ao plugar no aparelho...😧

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fez um teste de carga nela? com carga eletrônica de bancada pra analisar se ela está suportando a corrente máxima que deveria suportar? E a partir disso tentar entender se está desligando por causa da corrente em 5 ou em 12.

 

Nunca peguei essas pra mexer, mas acho que sai duas tensão do conector dela ne?

 

Tem osciloscópio pra analisar as saídas dela? análise do ripple dela.... Manda foto da placa dela se puder.

 

Edit: Só em alguns jogos ela desliga? quais fazem ela desligar? seria por ser jogos mais pesados? (pra gente tentar entender se ela não está suportando a corrente adequada mesmo) Nunca peguei, mas as vezes a realimentação não está corrigindo a tensão quando ocorre uma demanda maior, ai as tensões caem momentaneamente e ela desliga.

Editado: por gui-felipe
Tenho mais perguntas
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gui-felipe Boa tarde.
VAmos lá, no momento estou carente de fonte de bancada e osciloscópio..., 
Sim, saem 5 e 12,  ambos cravados, pensando na qualidade da saída, foi feito a troca de todos eletrolíticos sem sucesso.
Ela desliga basicamente quando é exigido um pouco mais de desempenho, e sim, em alguns jogos específicos e momentos pontuais, por exemplo no "dead by daylight" é logo após a tela de login, sempre.

 

Citar

as vezes a realimentação não está corrigindo a tensão quando ocorre uma demanda maior, ai as tensões caem momentaneamente e ela desliga.

Sinto bem isso mesmo!
1996822114_WhatsAppImage2021-04-06at16_29_20.thumb.jpeg.3c5a51db1cfcac206435a13d81114944.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, Defeitinho chato em.... Cara, como não tem Carga nem osciloscópio e carga de bancada, recomendo testar/substituir os componentes da realimentação, pois são eles os responsáveis por informar para o circuito oscilador que é necessário aumentar a potência. Não tenho certeza, mas essa fonte deve ter vários SMDs por baixo, inclusive um acoplador óptico para realimentação do circuito. Esses 4xTO-220 que tem na entrada, trabalham todos juntos ou vão entrando um a um quando é demandada maior potência?

Outra coisa, o conector não está com mau contato? ou o cabo parcialmente rompido, fazendo com que tenha 5 e 12 cravado mas não tenha isso na ponta do cabo. Já peguei defeito assim em carregadores de notebook, troquei o cabo e resolveu. Nesse caso não recomendo que troque, afinal se for trocar tudo compensa uma nova kkkk. Mas tente testar ele com resistor, sei lá. O correto seria uma fonte de um lado e uma carga drenando a corrente máxima que deveria ser suportada pelo cabo do outro lado. Tira uma foto da parte de baixo da placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, m4yur1 disse:

@gui-felipe Boa tarde.
VAmos lá, no momento estou carente de fonte de bancada e osciloscópio..., 
Sim, saem 5 e 12,  ambos cravados, pensando na qualidade da saída, foi feito a troca de todos eletrolíticos sem sucesso.
Ela desliga basicamente quando é exigido um pouco mais de desempenho, e sim, em alguns jogos específicos e momentos pontuais, por exemplo no "dead by daylight" é logo após a tela de login, sempre.

 

Sinto bem isso mesmo!
1996822114_WhatsAppImage2021-04-06at16_29_20.thumb.jpeg.3c5a51db1cfcac206435a13d81114944.jpeg

Buenas, 

 

não conheço as fontes de Xbox pelo modelo, porque muitas vezes os clientes me mandam só a pĺaca para reparo. 

Nessa daí, a maioria dos casos de desligar sozinha é causado pelos dois eletrolíticos pequenos perto do transformador da fonte stand-by, e o que filtra os 5V. Costumo trocar os dois direto. Como você disse que já trocou, experimente ressoldar o shunt resistivo que tem na linha de 12V (aquele resistor de 0,001 ohm). Solda fria nele faz a fonte desligar sozinha sob carga, e como a resistência é muito baixa, até a qualidade da solda que você usar influencia. Em algumas eu removo ele e coloco um pedaço de malha de cobre no lugar.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/04/2021 às 13:37, m4yur1 disse:

Faço bastante manutenção nessas fontes, com excessão das pa-2221-02mx, inclusive, se alguem puder me orientar nessas pa-2221-02mx, tenho 3 aqui que desliga ao plugar no aparelho...😧

Abra um tópico, de preferência na área de fontes e nobreaks (nada pessoal, mas o pessoal que entende de videogame geralmente não entende muito de fonte, e vice versa, ehe), e ponha umas fotos da placa. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, zazulak disse:

Buenas, 

 

não conheço as fontes de Xbox pelo modelo, porque muitas vezes os clientes me mandam só a pĺaca para reparo. 

Nessa daí, a maioria dos casos de desligar sozinha é causado pelos dois eletrolíticos pequenos perto do transformador da fonte stand-by, e o que filtra os 5V. Costumo trocar os dois direto. Como você disse que já trocou, experimente ressoldar o shunt resistivo que tem na linha de 12V (aquele resistor de 0,001 ohm). Solda fria nele faz a fonte desligar sozinha sob carga, e como a resistência é muito baixa, até a qualidade da solda que você usar influencia. Em algumas eu removo ele e coloco um pedaço de malha de cobre no lugar.  

Bom dia!
Puxa, confesso que vc me apresentou a coisas novas,  essa parte do shunt parece estar envolvida com o problema, mas ainda é meio nebuloso pra mim.
São 3 shunt resistivo nessa fonte, 2 para os 12 v e 1 para os 5v, decidi remover e efetuar um jumper comum com fio em cada um, resultado, piorou, agora a fonte liga  e desliga após um pouco menos de um minuto.
 Como embaixo deles existe aquela espécie de cola, nao consigo identificar se tem alguma ligaçao ali, pois embaixo do shunt resistivo tem uma face metálica...
Preciso estudar o comportamento desse componente, mas de qualquer forma ja ajudou muito!

Editado: por m4yur1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, m4yur1 disse:

Bom dia!
Puxa, confesso que vc me apresentou a coisas novas,  essa parte do shunt parece estar envolvida com o problema, mas ainda é meio nebuloso pra mim.
São 3 shunt resistivo nessa fonte, 2 para os 12 v e 1 para os 5v, decidi remover e efetuar um jumper comum com fio em cada um, resultado, piorou, agora a fonte liga  e desliga após um pouco menos de um minuto.
 Como embaixo deles existe aquela espécie de cola, nao consigo identificar se tem alguma ligaçao ali, pois embaixo do shunt resistivo tem uma face metálica...
Preciso estudar o comportamento desse componente, mas de qualquer forma ja ajudou muito!

Eles fazem parte do circuito de monitoração de corrente  das saídas. A tensão sobre eles é proporcional à corrente. A tensão sobre eles é monitorada por aquele integrado que tem no secundário, que manda a fonte desligar se passar do limite. Como a resistência é muito baixa - 1 milésimo de ohm -  até um pedaço de fio pode ter uma resistência maior que eles (por isso ponho um pedaço de malha de cobre). 

 

As vezes é o próprio integrado que manda a fonte desligar por sobrecarga, mesmo sem ter sobrecarga. Teve alguns casos que tive que remover o integrado e fazer uma gambiarra pra funcionar sem ele, porque não achei ele pra comprar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, zazulak disse:

Eles fazem parte do circuito de monitoração de corrente  das saídas. A tensão sobre eles é proporcional à corrente. A tensão sobre eles é monitorada por aquele integrado que tem no secundário, que manda a fonte desligar se passar do limite. Como a resistência é muito baixa - 1 milésimo de ohm -  até um pedaço de fio pode ter uma resistência maior que eles (por isso ponho um pedaço de malha de cobre). 

 

As vezes é o próprio integrado que manda a fonte desligar por sobrecarga, mesmo sem ter sobrecarga. Teve alguns casos que tive que remover o integrado e fazer uma gambiarra pra funcionar sem ele, porque não achei ele pra comprar. 

Conforme a foto, dessa vez fiz os jumpers com malha, e agora retornou ao problema inicial, precisamente ela desliga ao apertar "A" na tela de login do jogo XD.
Muito curioso esse problema...

WhatsApp Image 2021-04-07 at 13.44.24.jpeg

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...