Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Dell Vostro 3500 | Wistron DW50 | Não liga

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Olá, recebi esse note com o problema de "não liga". Desmontei, atualizei a BIOS e a EC e nada. Fiz as medições, apenas a bobina da bateria tinha tesão, o note não apresentava consumo. Botão de Power tinha 3v e zerava ao ser pressionado. Procurei aqui no fórum e achei um caso semelhante onde o problema era o PWM PU4603. Fiz as medições nele, e como naquele tópico, encontrei tensão no pino 13. Posto aqui as tensões encontradas:

 

1 - 0v

2 - 0,02v

3, 4 - 2v

5, 6, 7, 8 - 0v

9 - 5v

10, 11, 12 - 0v

13 - 9,92v

14 - 3,32v

15 - 0v

16 - 19v

17 - 5v

18, 19, 20, 21 - 0v

22 - 4,5v

23, 24 - 0v

 

Então, como sugerido naquele tópico, troquei o PWM, entretanto não tenho prática e até hoje, não havia conseguido ressoldar nenhum de maneira correta. Bom, ressoldei e fiz um teste nos pinos com o multímetro na escala de continuidade, na intenção de encontrar algum curto entre os pinos. Como não encontrei, liguei a placa e o consumo foi extremamente alto, acima de 1A, mas as tensões de 5v e 3,3v estavam presentes nas PLs 4601 e 4602. Removi o PWM e utilizei aquela pasta de solda química, então pude perceber que o CI "sentou" nos contatos, novamente fiz o teste com o multímetro e o consumo foi semelhante. O PWM que ressoldei não esquentou, mas o processador ao ligar a fonte, fritava. Removi o processador, liguei a placa e não houve consumo até colocar o dedo em cima do PWM, subiu para 0,06A e as tensões nas PLs voltam a 0v. Já com o processador, se ligo e não encosto no PWM, o consumo permanece em 0 e tenho as tensões de 5v e 3,3v, mas ao tentar aferir as tensões no PWM, ao encostar a ponta de prova no pino 2, a placa começa a estalar, ainda não identifiquei de onde vem o estalo. Bem, o PWM era CK=CK e substituí por um CJ=BJ. 

 

Alguém tem idéia do que está acontecendo? O que pode ser esses estalos? Posso ter errado na escolha do PWM? Alguém já passou pela situação de encostar no CI e o consumo se elevar ou cair?

 

desde já obrigado!

Editado: por Carlos Alberto Klafke Filho
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...