Jump to content
oroski

dúvida Duvida transistor Receiver Kenwood KR-5200

Rate this topic

Recommended Posts

Boa tarde a todos,

Não tenho muita experiência na área de eletrônica, mas procuro aprender e aprimorar a cada dia, tendo em vista que sou apaixonado pela mesma. 

Estou tentando reparar um receiver Kenwood kr-5200. Encontrei um transistor 2SC381 com defeito na placa FM-AM IF. No datasheet do componente é apresentado 2 classificações:

* 2SC381(O) - hfe min 70 | max 140;

* 2SC381(R) - hfe min 40 | max 80;

No mercado só encontro o componente sem esta classificação e no manual de serviço indica o transistor 2SC381(R) ou seja, precisaria ser um componente com hfe entre 40 e 80.

Gostaria da ajuda de vcs? alguma dica do que poderei fazer neste caso? hfe importa tanto assim?

Agradeço desde já.

FB_IMG_1617803440148.jpg

Buenas,

teste com um BF199. Só atente para a pinagem (a posição do coletor e do emissor são invertidas em relação ao original). 

Obrigado @zazulak.

Mas será que o BF199 atende a faixa do hfe indicada no manual de serviço? ou vc acredita que o hfe não influencia tanto?

O HFE mínimo do BF199 é 40. Pelo local onde ele está (no meio das bobinas de FI), imagino que ele atue como amplificador de FI. Nesse estágio, o ganho não é muito importante, pois geralmente os transistores trabalham na configuração de emissor comum (com resistor entre o emissor e o terra), condição na qual o ganho não é muito importante, desde que seja acima do mínimo necessário. 

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Similar Content

• By marionpva
      Boa Noite,
      Pessoal é minha primeira postagem peço desculpa se errei em algo!

Estou com esse notebook na bancada o cliente derrubou liquido nele e conseguiu desligar normal, ele apresenta os seguintes sintomas:
      Se ligar a fonte com o teclado ligado nele o cooler dispara muito forte;
      Sem o teclado o notebook liga pelos pinos 3.3v e GND quando fecha o curto, ele apresenta todas as tensões, mais não da vídeo, notei que as bobinas plz4 e a plz3 esquentam muito o notebook desliga e liga novamente;
      Achei alguns capacitores na linha  +VCCIN que apresentam curto com o GND e também o componente PCZ18 que é um capacitor de tântalo, removi alguns capacitores inclusive o de tântalo e fora da placa não apresentam curto;
      Removi também dois resistores da memoria on board pois o liquido estava proximo,  RC226 e RC 227, mais também não adiantou;

Não tenho muita experiência e também não tenho osciloscópio.

Se alguém poder me ajudar ficarei grato.

• By Adriano Presley
      Olá amigos gostaria de saber se alguém sabe qual o tipo de memória que é compatível com o notebook Positivo Unique S1991, se é 800 Mhz, 1333 ou 1600 ? Se alguém souber e puder dizer fico grato.
    • By Roserap
      Boa noite!
      Estou com um nobreak SMS (SMS Manager III Senoidal uSM1400Bi 115NG PCIV018030), com o seguinte e perturbador problema:
      Suas baterias (ainda originais), estavam estufadas, abas foram trocadas por duas novas. Este equipamento usa um módulo avulso com uma bateria estacionário (freedom).
      Não adquiri ainda a bateria estacionário devido a:
      O nobreak funciona normalmente (aciona, sai corrente nas tomadas, se remover ele da força, o inversor entra normalmente (sai tensão nas tomadas), e recolocando ele novamente na corrente ele estabelece seu funcionamento.

Porém, o mesmo desde o momento em que atraca os reles e entra em funcionamento a luz do painel (vermelha) pisca intermitentemente junto do "bip" "bip"  incessantemente, além do aquecimento absurdo do transistor q1 componentes ao redor e o conjunto da ponte retificadora.

Não possuo o esquema deste aparelho, mas buscando por informações achei aqui no fórum um pequenino trecho desta parte em que citei (q1 e componentes ao redor), e de acordo com este pequeno trecho do esquema, as tensões batem certinho (entrando 31V e saindo os 15V).

Alguém do grupo já pegou algo como o descrito?

Agradeço a quem puder dar uma ajuda, uma vez que de todas as análises, não encontrei um causador (não fiz substituição do processador, por não ter um para isso)

OBS: ao abrir este tópico o local aonde solicita prefixo, só apareceu como resolvido e esta questão não está resolvido!
    • By mreletricidade
      Boa noite pessoal 
      Bom minha duvida é quais são as tensões que devo encontrar nas placas de vídeo em geral  
    • By TicoRodrigues
      Boa tarde.

Gostaria de saber se alguém possui uma fonte do Ps4 para me informar os modelos dos componentes, que eu marquei na foto, cujo vieram faltando na placa que chegou pra mim.

O esquema dessa fonte é praticamente impossível de encontrar.

O modelo da placa é ADP-200ER.

Obrigado.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Create New...