Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Positivo SIM+ Modelo 2040M(Bateria conectada carregando mas não sai do 0%)

Avalie este tópico:


Eduardo Batista

Posts em destaque

Olá pessoal gostaria da ajuda de vcs se possivél é claro, é que tenho pouco tempo na area de manutenção de notebooks e estou com esse notebook Modelo: SIM+ 2040M  com o seguinte problema, a bateria do mesmo fica  em 0% e não sai e com a mensagem conectada carregando, Alguém ja pegou algo parecido caso sim poderiam me da algumas dicas? Grato desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso acontece devido a alguma falha no mosfet comutador, ou no pwm desse circuito. O mosfet comutador você vai encontrar perto do conector da bateria. É um componente com 8 terminais e você pode trocar por outro de outra placa que tenha a mesma função. Tem que ser com a mesma função pois existem diferentes tipos de mosfets em placas de notebook.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente testar com outra bateria é algo simples e muito eficiente. Existem também uns testadores universais de baterias que indicam quantos ciclos de carga a bateria teve, qual é a capacidade de carga da mesma etc.

 

Quanto ao ponto do fet comutador vou ter que descordar dos colegas pois acredito que tais afirmações requerem analisar o esquema da placa.

 

Por falar nisso, por favor adicione no titulo do tópico o modelo da placa, para isso clique na opção de modificar que se encontra logo acima da sua primeira mensagem.

 

Boa sorte  8)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aproveitando seu post, quando isso acontece comigo, eu sempre verifico se ta indo os 12v para o conector da bateria. n sei se estou certo, mas essses 12v deveria estar presentes para a bateria estar sendo carregada!!! ou será que estou estou enganado?

Esses testes tem que ser feito com o note startado certo ? outra coisa tirei uma foto da conexão da bateria do mesmo, espero que o pessoal do forum dê uma olhada e possa me dizer + ou - qual desses dois mosfet de oito pernas seria o comutador o da direita ou o da esquerda, pois não tenho o esquema da placa?! Grato desde já!

PICT1588.jpg.390f7c4cffe03820003bd8eb517ff4b9.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

provavelmente acredito que seja bateria também. Um teste simples a se fazer é baixar o esquema da placa e medir as tensoes nos pinos de conexao da bat. sem ela conectada, ai agente descobre se esta saindo alimentação para carregar ela.

 

colega, desculpe, mas não entendi... pode explicar melhor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sim amigo , mas antes de todo esse trabalho testa com outra bateria..... ta aqui o esquema eletrico dessa placa...

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

troca o o u8 que se não me engano  é o oz8602 e tem mais dois resistores smd bem juntos a ele que costumam abrir, ve se resolve...

se não resolver me fala que do mais uma examinada aqui no esquema elétrico.

(há e o mais importante de tudo, arruma o cabeçalho do seu post, que daqui a pouco vc ganha um negativo dos moderadores...rs

marca do notebook e modelo do notebook e da  placa mãe e tbm defeito tem que conter no assunto) abraço e boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola amigo, ante de troca este componente , teste outra bateria. ja peguei 2 note desse que era so a bateria. quando este mosfet abre aparecer a messagem bateria conectada mas sem carregar, quando esta desse jeito como no seu caso bateria conecta carregado o mosfet esta passado tensao, e esta existido esta comuniicaçao, a bateria e que foi por espaço

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eduardo Batista, basta que você conecte a fonte para que tensão que alimenta a bateria seja detectada pelo circuito e ele reconhece qual das fontes estará ligando a placa. Quando você tiver apenas a fonte conectada na placa a tensão que chega de um lado, também estará presente do outro. Caso seja 19V, apresentará 19V dos dois lados. Isso porque a função desse mosfet é justamente chavear entre as duas fontes. Quando você conecta a bateria apenas, haverá uma tensão de 12V (exemplo) de um lado e 12V também do outro, daí sabemos que o mosfet e o circuito estão funcionando.

Caso só tenha a tensão apenas de um lado, ou que quando a bateria estiver conectada a tensão de 12V não esteja presente, então ou bateria está com defeito, ou o circuito está com defeito.

Tudo isso é verificado sem ligar o notebook, apenas com a fonte conectada, ou a bateria conectada.

O mosfet é o componente da esquerda, pois o da direita tem serigrafia de U2 significando Cicuito Integrado, já o mosfet tem com serigrafia um Q que é de transistor mosfet.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando você tiver apenas a fonte conectada na placa a tensão que chega de um lado, também estará presente do outro.

 

lamento discordar, mas a tensão que vem do dc jack nunca pode comutar para os terminais da bateria. quando isso acontece, significa que o circuito está danificado.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

provavelmente acredito que seja bateria também. Um teste simples a se fazer é baixar o esquema da placa e medir as tensoes nos pinos de conexao da bat. sem ela conectada, ai agente descobre se esta saindo alimentação para carregar ela.

 

colega, desculpe, mas não entendi... pode explicar melhor?

É que estou com o note de uma colega de trabalho minha aqui na bancada e a queixa é a seguinte " A poucos dias o note carregava e podia ser usado somente com a bateria e de uns dias pra ca só liga e funciona no carregador porque a bateria fica com a mensagem no icone da mesma dizendo, Conectada e carregando mas não sai do 0%" tem alguma possibilidade de ser algum componete como alguns colegas ja disseram ou terá q substituir a bateria msm?  Grato desde ja pela sua ajuda!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nasix, o que quis dizer foi que se você conectar apenas a fonte terá 19V de um lado e terá os 19V do outro. Se você conectar apenas a bateria terá então 12V de um lado de 12V do outro. Já se você conectar a bateria e a fonte terá então uma tensão de um pouco mais de 12V significando que ela está sendo recarregada. Pelo que entendo a função desse mosfet é justamente impedir que as duas tensões entrem no circuito. Apenas uma delas alimentará a placa ou a bateria ou a fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nasix, o que quis dizer foi que se você conectar apenas a fonte terá 19V de um lado e terá os 19V do outro. Se você conectar apenas a bateria terá então 12V de um lado de 12V do outro. Já se você conectar a bateria e a fonte terá então uma tensão de um pouco mais de 12V significando que ela está sendo recarregada. Pelo que entendo a função desse mosfet é justamente impedir que as duas tensões entrem no circuito. Apenas uma delas alimentará a placa ou a bateria ou a fonte.

gilsonam, teste numa placa que esteja ok para perceber melhor.

 

tipicamente o mosfet comutador é um mosfet de canal P. recebe 19V no source, que nunca são chaveados para o dreno. então só com a fonte conectada você terá aproximadamente 19V no source, 19V no gate e 0V no dreno.

o resto do que você explicou está correcto.

 

quem faz o controlo do chaveamento desse mosfet é evidentemente o ci de carga.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

É que estou com o note de uma colega de trabalho minha aqui na bancada e a queixa é a seguinte " A poucos dias o note carregava e podia ser usado somente com a bateria e de uns dias pra ca só liga e funciona no carregador porque a bateria fica com a mensagem no icone da mesma dizendo, Conectada e carregando mas não sai do 0%" tem alguma possibilidade de ser algum componete como alguns colegas ja disseram ou terá q substituir a bateria msm?  Grato desde ja pela sua ajuda!

 

a minha opinião é igual à expressa anteriormente pelo infosquad.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola pessoal do forum que colaborou com a solução do problema q encontrei em relação a bateria do note, estou devolvendo o note pois minha colega esta precisando com muita urgencia do equipamento, fiz os testes dos componentes q me indicaram e deu realmente 19v e então eu deduzir q o problema é msm a bateria apesar de ficar faltando testar com outra, mas ajudou bastante, fico muito feliz em saber q ainda existem pessoas dispostas a ajudar outras nesse mundo tão mal... que Deus Abençoe a todos nós sempre!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...