Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido PS4 - CUH 1001A - Placa SAA-001 em curto

Avalie este tópico:


bisuca

Posts em destaque

Boa noite pessoal.

 

Estou com a placa de um PS4 SAA-001 que está matando a fonte quando ligo ele. A fonte está ok, gerando os 12v normalmente.

Usei minha fonte assimétrica pra injetar tensão nela, conectei nos pinos de 12v da placa.

Fui injetando tensão aos poucos e quando cheguei em 9v o consumo subiu pra 0,40 amperes, já indicando curto.

Procurei e encontrei esse componente da foto aquecendo bastante. Retirei ele da placa, injetei tensão novamente e apareceu outro ci, igual ao que tinha retirado aquecendo também, com a mesma voltagem na fonte, 9v.

 

Minha dúvida.

Não tenho experiência com placas de videogame, mas tenho com placas de notebook.

Estaria correto essa prática de injetar tensão na entrada de 12v neste caso, da forma como estou fazendo?

 

Segue as fotos dos componentes que encontrei em curto. Não retirei o segundo porque surgiu essa dúvida...

 

Agradeço a quem puder ajudar.

 

 

IMG_20210408_210742433.jpg

IMG_20210408_202509073.jpg

IMG_20210408_202725120.jpg

Editado: por bisuca
  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Boa noite a todos...

 

Estou retomando a análise desta placa depois de um tempo parada tendo em vista que o cliente acabou desistindo do conserto, fiz uma negociação com ele e fiquei com o ps4 pra mim.

 

Como não consegui esquema elétrico, optei por retirar os componentes que estavam aquecendo e seguir nessa prática até chegar ao verdadeiro "culpado" de estar gerando esse curto na placa.

Ocorre que estou realmente perdido aqui, não sei qual caminho tomar, acredito que não vai resolver ficar retirando componentes da placa porque como não tenho o esquema dela, não sei qual a ligação entre eles, e me parece que vai ser um caminho sem solução, o que pode acabar por piorar a situação.

 

Agradeço qualquer ajuda que possa me dar alguma orientação de como prosseguir na análise dessa placa.

 

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

@RRRMseria possível você verificar pra mim a linha de 5v?

Verifiquei aqui e percebi que não está chegando tensão no botão de power, esta tensão a princípio, pelas pesquisas que fiz vem dos 5v.

 

Assim que possível posto fotos dos locais na placa onde fiz as verificações na linha de 5v.

Agradeço pela ajuda até o momento

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, bisuca disse:

@RRRMseria possível você verificar pra mim a linha de 5v?

Verifiquei aqui e percebi que não está chegando tensão no botão de power, esta tensão a princípio, pelas pesquisas que fiz vem dos 5v.

 

Assim que possível posto fotos dos locais na placa onde fiz as verificações na linha de 5v.

Agradeço pela ajuda até o momento

 

O que vc quer dizer com verificar a linha de 5v?

pois as 4.7v ali que postei nos mosfets já vem direto da fonte do stand-by de 5v da fonte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/07/2021 às 13:19, RRRM disse:

 

O que vc quer dizer com verificar a linha de 5v?

pois as 4.7v ali que postei nos mosfets já vem direto da fonte do stand-by de 5v da fonte

@RRRMBoa noite.

Acho que me expressei mal. 

Conferi as tensões nos componentes que você passou anteriormente e estão ok.

 

Conforme a foto que postei agora, a tensão de 5v está sendo interrompida, acredito eu, nesse circulo vermelho onde ficam 2 capacitores que retirei da placa. Fazendo teste de continuidade nessa linha, apresenta um curto que ainda não consegui localizar.

 

Outra dúvida é qual a tensão que esse circuito em amarelo deve ter? Acredito que seja os 5v por ser a porta SATA do HD, mas não tem nada presente neste circuito, esta zerado.

 

Agradeço a ajuda até aqui...

 

 

 

IMG_20210802_190101036.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/08/2021 às 19:32, bisuca disse:

@RRRMBoa noite.

Acho que me expressei mal. 

Conferi as tensões nos componentes que você passou anteriormente e estão ok.

 

Conforme a foto que postei agora, a tensão de 5v está sendo interrompida, acredito eu, nesse circulo vermelho onde ficam 2 capacitores que retirei da placa. Fazendo teste de continuidade nessa linha, apresenta um curto que ainda não consegui localizar.

 

Outra dúvida é qual a tensão que esse circuito em amarelo deve ter? Acredito que seja os 5v por ser a porta SATA do HD, mas não tem nada presente neste circuito, esta zerado.

 

Agradeço a ajuda até aqui...

 

 

 

IMG_20210802_190101036.jpg

 

foi mal a demora...

A região em amarelo(alimentação do HD) é zerada em Stand-by, única tensão que tem nessa foto que vc destacou é os 5v e na região dos capacitores é o circuito de 3.3v que está presente em stand-by

 

tens essa tenção ali onde vc tirou os capacitores? se não, o curto deve estar nessa linha

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RRRMBom dia.

 

26 minutos atrás, RRRM disse:

foi mal a demora...

Tranquilo...

 

Onde eu retirei os capacitores não tem tensão, está zerado. Estranho é que a tensão nos capacitores que ficam mais perto destes que foram retirados, está caindo pra 3.97v, deve ter alguma coisa drenando a tensão.

Vou fazer mais alguns testes e posto aqui depois.

Obrigado pela ajuda.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo 95% dos casos que eu pego aqui de curto na linha 12volts é curto em um desses capacitores.

para identificar qual deles faça uma inspeção visual e veja se tem algum rachado ou um pouco quebrado, se achar retire ele e veja se o curto sumiu, se sumir é só fazer a substituição e pronto.

 

OBS: se não identificar algo de falha na inspeção visual, tem que ir retirando de um por um e vendo se some o curto.

20.15.01.jpeg

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 5 meses depois...
  • 1 ano depois...
1 hora atrás, bisuca disse:

@FábioJSilva86Boa tarde amigo, que pena. Mas ja faz um tempo que devolvi, só não tinha atualizado o tópico aqui. Deixa a sua solução como dica pro pessoal. Abraço.

A linha de 12v está em fuga com a linha de 5v atravéz de um resistor ou até mesmo o mosfet.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...