Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Acer A315-56-35ET FH5LI LA-J801P Curto não da Vídeo

Avalie este tópico:


marionpva

Posts em destaque

Boa Noite,

Pessoal é minha primeira postagem peço desculpa se errei em algo!

 

Estou com esse notebook na bancada o cliente derrubou liquido nele e conseguiu desligar normal, ele apresenta os seguintes sintomas:

Se ligar a fonte com o teclado ligado nele o cooler dispara muito forte;

Sem o teclado o notebook liga pelos pinos 3.3v e GND quando fecha o curto, ele apresenta todas as tensões, mais não da vídeo, notei que as bobinas plz4 e a plz3 esquentam muito o notebook desliga e liga novamente;

Achei alguns capacitores na linha  +VCCIN que apresentam curto com o GND e também o componente PCZ18 que é um capacitor de tântalo, removi alguns capacitores inclusive o de tântalo e fora da placa não apresentam curto;

Removi também dois resistores da memoria on board pois o liquido estava proximo,  RC226 e RC 227, mais também não adiantou;

 

Não tenho muita experiência e também não tenho osciloscópio.

 

Se alguém poder me ajudar ficarei grato.

 

Editado: por marionpva
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, master7 disse:

@marionpva fez uma inspeção visual para saber se o líquido chegou a atingir a placa, encontrou pontos de oxidação? Quando a placa liga, encontra tensão nas bobinas da linha +VCCIN?

Essa equipamento passou na mão de um técnico que fez a limpeza e não resolveu o problema também não sei se o procedimento efetuado por ele foi o correto pois o cliente relatou que desligou a maquina normal, tem as tensões!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marionpva evite ficar removendo componentes sem antes ter certeza que ali está o problema. As resistências que foram removidas e os capacitores depois de testados fora da placa devem ser devolvidos aos seus respectivos locais. Para sabermos até onde a placa está indo na sequencia de start, poste a tensão do pino 74 do SIO com a placa ligada, que pode ser aferido no ponto de teste conforme a imagem.

image.png.8d67ed953342f8f6a67911b0a941a519.png

Editado: por master7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Jakers Binder alterou o título para Acer A315-56-35ET FH5LI LA-J801P Curto não da Vídeo
Em 10/04/2021 às 09:09, master7 disse:

@marionpva evite ficar removendo componentes sem antes ter certeza que ali está o problema. As resistências que foram removidas e os capacitores depois de testados fora da placa devem ser devolvidos aos seus respectivos locais. Para sabermos até onde a placa está indo na sequencia de start, poste a tensão do pino 74 do SIO com a placa ligada, que pode ser aferido no ponto de teste conforme a imagem.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Bom Dia, voltagem 3,33V

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, master7 disse:

@marionpva bom dia. Aconselho vc regravar a bios dessa placa, chip UC2, lembrando sempre de fazer o backup da original.

Infelizmente não tenho gravador de bios, vou ter que adquirir, mais pq será que as bobinas citadas acima estão esquentando muito e referente aos curtos será que é a bios?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, marionpva disse:

mais pq será que as bobinas citadas acima estão esquentando muito

Como a placa está ligando e essas bobinas são do core do processador que consome uma boa corrente, elas esquentam mesmo. Claro que um aquecimento excessivo pode ser indício de algum curto na linha, as vezes no próprio processador.

 

5 horas atrás, marionpva disse:

referente aos curtos será que é a bios?

Vc precisa tomar cuidado para curto com baixa resistência. As linhas de alimentação do processador, pch, mch, gpu, etc apresentam uma resistência muito baixa mesmo, abaixo de 10 ohms em alguns projetos. Vc não postou a resistência em relação ao GND da placa dos pontos que mencionou como curto.

 

5 horas atrás, marionpva disse:

Infelizmente não tenho gravador de bios

É muito importante ter na bancada tal ferramenta, pois num caso como esse, uma bios corrompida pode fazer com que a placa não gere vídeo.

Editado: por master7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@master7 As bobinas esquentam considerável ao ponto de remover o dedo de cima, lembrando que com o carregador conectado o processador nem as bobinas esquentam somente após ligar;

O Componente PCZ18 apresenta 82.5Ohms o mesmo apresentado nos capacitores em baixo do processador, achei mais um componentes em curto com o terra D3 apresenta 00,9hms;

Referente a Ferramenta vou providenciar, se possível me informa algo custo x beneficio/ 

Se tiveram mais alguma ideia a onde posso medir pra ver se acho algum possível?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/04/2021 às 21:55, Donini II disse:

Amigo, @marionpva, meça curto nos capacitores ao redor das memórias onboard, peguei alguns com curto nas memórias após ser derramado liquido.

Então, medindo na escala de continuidade alguns capacitores bipam somente de um lado após inverter as ponteiras dão resistência, se medir na escala de 200Ohms dão resistência dos dois lados e as voltagens desses capacitores estão normal 1.2V, como o @master7 me deu a dica vou tentar atualizar a BIOS, senão podia tentar remover as memórias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Boa tarde, estou com o mesmo problema nessa placa FH5LI LA-J801P

As bobinas PLZ3 e PLZ4 esquentam demais quando a máquina liga. Os mosfets PQZ1 e PQZ2 estão com tensões estranhas nos gates. Parece que o pwm está avariado. Alguém já pegou esse caso?

O autor do tópico encontrou uma solução?

 

PLZ3 55ohm

PLZ4 55ohm

PLG1 177 ohm

todas em relação a gnd

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...