Jump to content
elias.girardi

notícia Bateria de alumínio pode ser recarregada 10.000 vezes

Rate this topic

Recommended Posts

Posted (edited)

010115210409-eletrodo-aluminio-bateria.jpg.1699f12c6a18141d6c5cd9f964434d38.jpg

Esta imagem ampliada mostra o alumínio depositado nas fibras de carbono em um eletrodo da bateria. A ligação química torna o eletrodo mais espesso e sua cinética mais rápida, resultando em uma bateria recarregável que é mais segura, mais barata e mais sustentável do que as baterias de íons de lítio. [Imagem: Jingxu Zheng et al. - 10.1038/s41560-021-00797-7]

 

Ciclos de carga e descarga

 

Existe um "número mágico" no campo das baterias que estabelece que é necessário que uma bateria suporte 1.000 ciclos de carga e descarga para que ela seja comercialmente viável.

 

É claro que existem no mercado muitas baterias de baixa qualidade, que não chegam nem perto disso, mas uma vida útil de 1.000 ciclos é a qualidade mínima exigida para que marcas reconhecidas se decidam a colocar seu logo sobre um produto.

 

Brevemente, no entanto, toda essa discussão deverá ser feita em um outro patamar, uma vez que Jingxu Zheng e seus colegas da Universidade de Cornell, nos EUA, fizeram uma verdadeira mágica nesse número mágico.

 

Zheng construiu uma bateria à base de alumínio e zinco que alcançou 10.000 ciclos de carga e descarga sem perder capacidade.

 

Esse novo tipo de bateria pode ser uma alternativa mais segura e mais ecologicamente correta às baterias de íons de lítio, que atualmente dominam o mercado.

 

Bateria de alumínio

 

Entre as vantagens de usar o alumínio para fabricar baterias está o fato de que ele é um elemento muito mais abundante na crosta terrestre do que o lítio, o que o torna mais barato.

 

E, sendo trivalente e leve, ele tem capacidade de armazenar mais energia do que muitos outros metais.

 

No entanto, tem-se mostrado difícil integrar o alumínio nos eletrodos das baterias porque ele reage quimicamente com o separador de fibra de vidro, que divide fisicamente os polos positivo e negativo, fazendo com que a bateria entre em curto-circuito e pife.

 

A solução encontrada por Zheng foi projetar um substrato de fibras de carbono entrelaçadas que formam uma ligação química ainda mais forte com o alumínio. Quando a bateria é carregada, o alumínio é depositado na estrutura de carbono por meio de ligações covalentes muito fortes, com um compartilhamento de pares de elétrons entre os átomos de alumínio e os átomos de carbono.

 

Enquanto os eletrodos das baterias recarregáveis convencionais são apenas bidimensionais, esta técnica usa uma arquitetura tridimensional - ou não-planar - e cria uma camada de alumínio mais consistente e mais profunda, que pode ser controlada com precisão, segundo os pesquisadores.

 

Os protótipos de baterias com o anodo de alumínio construídos pela equipe puderam ser carregadas e descarregadas - em condições práticas - mais de dez vezes mais do que outras baterias similares.

 

Fonte: https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=bateria-aluminio-recarregada-10-000-vezes&id=010115210409

 

 

Edited by elias.girardi
  • Like 5

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


  • Similar Content

    • By Roberto275803
      Colegas,
       
      Estou com 2 maquinas desta com os mesmos sintomas, tem todas tensões em standby, quando liga a fonte assimetrica o consumo é de 19 mA e não dar sinal algum ao apertar o botão de partida. O consumo não se altera como se a placa não tivesse recebendo comando algum.
       
      Eu gostaria da ajuda dos colegas no sentido de regravar o EC desta placa usando o equipamento Svod3 . Eu já tentei de tudo, estou usando um flat de 30 pinos e passo 0.8 mm. Faça tudo correto nas duas placas, mas ao acionar o Read para ler o SIO ele sempre informa que não encontrou o ITE, não reconhecido. É um IT8995E - 128
       
      Alguem já conseguiu ler e regravar este SIO com o SVOD3 ? Tem algum video, alguma dica?
       
      Eu gostaria de fazer isto antes de mexer mais na placa.
    • By Brunopaciello27
      Boa tarde! 
      Gostaria da ajuda de vocês.
      Tenho uma caixa portátil da philco. Marca pcx550 e a bateria dela dura pouco. Queria saber se consigo substituir a bateria interna por alguma outra que dure mais tempo! E qual seria?! 
      Agradeço desde já!
    • By Jakers Binder
      Medição (Multímetro, Capacímetro, Frequencímetro, Osciloscópio, etc...)

























       
      Ferramental para testes





















       
      Fonte assimétrica (bancada)



















       
      Gravação  (bios nand sio...)

























       
      Ferramental e componentes para soldagem / dessoldagem








































       
      Exaustor










       
      Fluxos






       
      Referente a óptica e iluminação


















       
      Referente a temperaturas





       
      Desumidificação










       
      Bancada / Organização / Suporte

























       
       
      Reparo partes plásticas e metais 






       
      Limpeza





       
      Outros


























      You are not allowed to view links. Sign in or sign up.
    • By arles
      bom dia. estou com esse g42 ele não liga sem a bateria porem também não carrega,  ligando apenas com o carregador acende luz do jack normal tenho 3.3v e 5.0v presente já troquei o pu5 pu6 e pu3. alguma dica do que pode ser? sera kbc? com note no sistema com a bateria assim que conector o carregador aparece carregando mas depois de uns 5 segundos e para e fica apenas na bateria.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...