Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Xbox 360 ■ Placa Corona ■ Faz bip e não liga depois de abrir e limpar

Avalie este tópico:


Faox

Posts em destaque

Oi, sou novo no fórum e amador iniciante em conserto de aparelhos.

 

Eu tenho esse Xbox 360 ano 2012 desbloqueado RGH e estou tentando consertar. Ele tava funcionando normalmente mas depois de dar uma limpada no excesso de poeira, trocar a pasta térmica e montar de volta ele começou com o problema de não ligar. Aperta o botão, faz o barulhinho mas nada.

 

Eu vi uns vídeos na internet ent peguei o multímetro que eu tenho e medi a bobina de 5V, a de 1.2V e a de 3.3V e todas estavam normais, mas não sei o que fazer agora. Vi um tópico no fórum e parece que a placa é Corona v2.

 

image.thumb.png.03779b5fc393089718430188b9b81daf.png

 

 

 

Editado: por Faox
Ficar mais conciso
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu investiguei mais.

 

No dia que eu fui limpar eu tive que tirar o "X" de metal da parte de trás pra tirar o cooler. Não tava conseguindo ent vi uns vídeos. Num um cara mencionou usar um alicate. Eu não consegui, desisti e depois usei uma chave de fenda (que funcionou), mas na hora sem querer eu fiz um arranhão com o alicate:

IMG_20210413_202857.thumb.jpg.575ab3e0a347876c2c0a8cf1b9115f8b.jpg

 

IMG_20210413_202913.thumb.jpg.1f00e0c2bb986783567564ec080fb829.jpg

Aí tá uma moeda pra ter noção de tamanho

 

Eu deixei pra lá mas hoje eu resolvi checar. Tentei usar uma lupa mas não deu pra ver direito, então fiz uma gambiarra que aprendi ano passado pra fazer um microscópio usando uma lente de laser de camelô (no meu caso eu peguei de um leitor de cd quebrado) e botar na câmera do celular:

768506028_WhatsAppImage2020-12-30at19_40.50(1).jpeg.21bc7828663b56269cf0dd903a332bf7.jpeg

 

Deu um pouco de trabalho pra conseguir focar, mas eu tirei foto:

IMG_20210413_203028.thumb.jpg.2bbe81567ce8d4e4c00b40479829a1f5.jpg

Putz

915308750_FacepalmBatman.gif.41879c0d928938b69dc54f4cfea38b49.gif

Moral da História: Sejam delicados com placas eletrônicas e não usem alicate.

 

Se o circuito fosse em tamanho normal dava pra dar uma raspada e consertar com solda, mas como é minúsculo eu vou ter que achar algum jeito. Vou tentar procurar alguém que trabalhe com assistência técnica de celulares pra ver se ele sabe o que fazer, ou se conhece algum tipo de máquina, ou outra pessoa.

 

A parte boa é que eu não trabalho com manutenção e o Xbox é meu, então não dei prejuízo a ninguém (Exceto eu). Tomara que tenha jeito e que esse seja o problema.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Faox  Boa noite. Primeiramente deve-se tomar muito cuidado ao retirar clamp  sem experiência. Você poderia comprar um microscópio USB ajuda muito para quem não quer gastar muito. Tem muitos que usa um aplicativo microscópio para usar com o celular pode ajudar. Tenta ai..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alison crossfire Opa, Boa tarde. Eu achei um cara que trabalha com assistência técnica de celular e ele aceitou reparar as trilhas por um preço justo.
Ontem eu peguei a placa de volta com as trilhas reparadas e com uma cola por cima pra evitar curtos, mas mesmo assim o problema não sumiu. Então voltei à estaca zero. Eu criei uma esperança de que depois de consertar ia voltar ao normal mas já esperava que isso acontecesse já que as trilhas arranhadas deviam ser da GPU e eu supus que não teria a ver com o circuito de Standby. Sem saber como prosseguir...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Medi os reguladores da placa.
1232759632_WhatsAppImage2021-04-21at15_38_31.thumb.jpeg.8cf8f7f124ea33aefb3ea57bbc76ea32.jpeg

 

Aqui estão as tensões aproximadas que eu achei:

1089166759_MedidasdosReguladores.thumb.jpg.e5680bf287c77eef3ef60f4cf913d785.jpg

 

Por algumas imagens que eu tinha visto eu achei que tava tudo certo, mas esse ponto de 0.6 V tava estranho, porque quando eu encostava a ponta do multímetro eu ouvia um zunido bem baixo não sei de onde, então fui checar novamente:

1558577418_MedidasdosReguladores2.jpg.4e381027f4a99683234584561e5de5ed.jpg

Agora eu sei que o regulador deu pau, mas não sei se vai ser o último problema. Vou ter que arranjar um jeito de trocar.
 

Até agora não entendi como que ele tava funcionando de boa, mas depois que eu abri, limpei a poeira e troquei a pasta térmica ele deu problema. Usei álcool isopropílico, um pincel e cotonetes. O mais óbvio seria o arranhão que eu dei nas trilhas, mas provavelmente são da GPU, então eu suponho que se fosse só isso ele ligaria, mas daria algum tipo de luz vermelha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Faox  Bom dia, parceiro parece que ainda tem muita sujeira. Se eu fosse vc tentaria da mais um banho nessa placa com capricho... Usa detergente neutro e uma escovinha macia limpa bem... Ai deixa  seca na sombra por 24HR e depois para garantir pode passar ar quente ai para prevenir agua embaixo dos chip. Ai troca o regulador que ta queimado que vc já achou pode coloca ams117 3.3v mesmo. Ai tenta ligar para ver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/04/2021 às 13:03, Alison crossfire disse:

@Faox  Bom dia, parceiro parece que ainda tem muita sujeira. Se eu fosse vc tentaria da mais um banho nessa placa com capricho... Usa detergente neutro e uma escovinha macia limpa bem... Ai deixa  seca na sombra por 24HR e depois para garantir pode passar ar quente ai para prevenir agua embaixo dos chip. Ai troca o regulador que ta queimado que vc já achou pode coloca ams117 3.3v mesmo. Ai tenta ligar para ver.


Boa tarde, você tem razão, eu deveria fazer uma limpeza melhor, mas eu tenho receio de lavar a placa desse jeito. Usando álcool isopropílico e um pincel eu já consegui fazer esse estrago, ent imagina com água e sabão. Mas vou tentar limpar melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/04/2021 às 22:11, gilvan666 disse:

Boa noite faça a medição do ci que controlas as USB, ele fica ai em cima do chip do rgh. Não lembro agora a referencia dele posta aqui o resultado.


Boa noite, suponho que esteja falando desse U1B1:

U1B1.thumb.jpg.e817fe9b97d1d66dcda11c275d8d7a3c.jpg

 

Se for o caso eu medi ele de acordo com esse vídeo: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

1262360942_U1B1Medidas.jpg.e645df072e42ef6f6e0b469b9d015fae.jpg

O 5V no pino 4, se o cara tiver certo, é um mal sinal pra mim, já que deve ter problema no KSB. Também medi a trilha que liga os resistores R1P1 e R2P2 que ficam diretamente no lado contrário desse U1B1 na placa e não deu 3.3V.

 

Então por enquanto a lista de peças ruins são o regulador de 3.3V e o KSB. Mas me complica um pouco, porque se eu arranjasse peças substitutas acho que conseguiria trocar o regulador, mas o KSB não sei como... 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo olhando nas imagens essa sua placa me parece estar bem oxidada, talvez na limpeza vc tirou algum capacitor ou resistor smd.. E reforçando o que o colega la em cima disse, da uma checada nos capacitores de entrada... E ali no U1B1, com a placa somete em standby, deve ter 5v Somente no pino 3, quando ligada ai sim sobe os 5v para o pino 4... Isso pode ser um curto na ksb ou trilha rompida, falta de capacitor ou resistor.. por isso da uma analisada profunda na placa pra ver se na limpeza, não danificou algo mais...Ja tive um problema assim e cheguei a trocar 3 ksb até ver que era uma minúscula trilha rompida.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Maikon Ramos disse:

Não sei o quão profundo foi esse risco que você fez na placa. Lembro que algumas placas de tv têm até 4 camadas e não sei esse Xbox se é o mesmo esquema. Se for, infelizmente essa ressolda que o cara fez aí só resolve a parte externa. 

 

 

Opa, beleza? Ele mesmo disse que não parecia ter danificado nenhuma outra camada e eu vi a imagem do microscópio na hora. Também suponho que se tivesse danificado nesse nível ele diria que não ia poder fazer ou aumentaria o preço, mas eu vou ter que confiar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, johw disse:

Amigo olhando nas imagens essa sua placa me parece estar bem oxidada, talvez na limpeza vc tirou algum capacitor ou resistor smd.. E reforçando o que o colega la em cima disse, da uma checada nos capacitores de entrada... E ali no U1B1, com a placa somete em standby, deve ter 5v Somente no pino 3, quando ligada ai sim sobe os 5v para o pino 4... Isso pode ser um curto na ksb ou trilha rompida, falta de capacitor ou resistor.. por isso da uma analisada profunda na placa pra ver se na limpeza, não danificou algo mais...Ja tive um problema assim e cheguei a trocar 3 ksb até ver que era uma minúscula trilha rompida.

 

Valeu pelo reforço. Seria uma boa ideia checar se não tem algum componente faltando ou uma trilha ruim, mas me pergunto se teria como fazer isso sem o diagrama da placa. O diagrama ajudaria mas também me parece bem complicado pra entender.

Tô querendo ver se consigo identificar todos os problemas pra depois ver minhas possibilidades. Tomara que o preço final caiba no meu bolso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Faox disse:

 

Opa, beleza? Ele mesmo disse que não parecia ter danificado nenhuma outra camada e eu vi a imagem do microscópio na hora. Também suponho que se tivesse danificado nesse nível ele diria que não ia poder fazer ou aumentaria o preço, mas eu vou ter que confiar.

Entendi. Tomara que a ressolda esteja ok.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Faox disse:

 

Valeu pelo reforço. Seria uma boa ideia checar se não tem algum componente faltando ou uma trilha ruim, mas me pergunto se teria como fazer isso sem o diagrama da placa. O diagrama ajudaria mas também me parece bem complicado pra entender.

Tô querendo ver se consigo identificar todos os problemas pra depois ver minhas possibilidades. Tomara que o preço final caiba no meu bolso.

Consegue fazer essa checagem sem o esquema, só dar uma olhada se tem algum ponto com a solda quebrada sem o componente, olha com bastante atenção que provavelmente seu problema é isso... Se encontrar onde está faltando o componente, é só ver na internet a foto de uma placa igual e repor.. Ou me passa a posição do componente que eu posto uma foto aqui..Abraços e boa sorte.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Faox disse:

 

Valeu pelo reforço. Seria uma boa ideia checar se não tem algum componente faltando ou uma trilha ruim, mas me pergunto se teria como fazer isso sem o diagrama da placa. O diagrama ajudaria mas também me parece bem complicado pra entender.

Tô querendo ver se consigo identificar todos os problemas pra depois ver minhas possibilidades. Tomara que o preço final caiba no meu bolso.vou ver se tenho o esquema dela pera aí 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/04/2021 às 16:18, Desbloqueio Turbo Mi disse:

Cara se ta dando o bip sinal preciso saber se ele ficar com a luz ligada, avezes é solda fria no desbloqueio do aparelho, refaz as soldas que pode resolver!

 

 

Olá. Não, a luz nem sequer ascende. Já tinha o desbloqueio faz anos e tava funcionando de boa até agr, mas depois que eu abri e limpei que começou a não querer ligar, então não sei dizer se seria isso, mas não desconfio muito. Mas obrigado.

Editado: por Faox
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Faox disse:
6 horas atrás, Faox disse:

Não sei se tá certo, mas eu soube que a NAND também podia ser uma causa desse tipo de problema e um jeito de averiguar é tentar fazer a leitura dela. Alguém conhece alguma sucata que tenha um resistor de 68 ohms?

 

Sim, nand tbm da esse sintoma, mas no seu caso como ele estava ligando normalmente e deu esse problema após limpeza, eu descartaria a hipótese de ser nand, a menos que tenha rompido trilhas dela ou algo assim... Bem mais provável que seja sua ksb com problema ou até mesmo algum curto nas entradas usb... Já retirou esse chip rgh e ligou pra fzr um teste?? Isso tbm pode matar o game, outro teste que tbm pode pode fzr é retirar o u1b1 e ligar pra ver se sobe... Sobre o resistor, geralmente em placas mais antigas com leds vc encontra facilmente, mouse, etc.... Ou usa um trimpot e regula ele para 68 ohms..

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...