Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Dell Inspiron N5110 - INTEL DQ15 - 10245-1 - Liga tela preta 8 beeps

Avalie este tópico:


Roberto275803

Posts em destaque

Colegas,

 

Estou notebook chegou aqui com tela branca. Fui logo checar U4901 componente G5285T11U-GP e o problema estava nele. Tinha 3.3 v pinos 4 e 5 , tinha sinal entripe pino 1 com 3,15 v mas não tinha 3,3 v no pino 3 LCDVDD.

 

Troquei o o notebook voltou a funcionar normal. Reinstalei windows 10 e entreguei para o cliente. 

 

1 semana depois ele retornou e agora com tela preta e 8 beeps ao ligar. Fui  checar o serviço que tinha feito e agora não tinha entripe pino 1 e portanto nada de LCDVDD. Então fiz um jumper para testar entre 4 e 3 e voltou  3.3 v , mas continuou tela preta e bipando 8 vezes.

 

Troquei cabo flat e tela de outro notebook e nada. Coloquei a tela deste no outro e tudo ok. Queria comparar as tensões no LVDS mas o cliente precisava do aparelho funcionando então entreguei e fique com este aqui para reparo.

 

Este sinal de Entrip pino 1 do U4901 vem do PCH. Antes de condenar o PCH eu queria entender como funciona este circuito dell de reconhecer se tem tela instalada, através de qual pino.  Não parece ser uma tensão que cai de 3.2 v para 0v com a tela conectada, parece mais comunicação de dados como nas fontes da dell.   Por que tudo indica que SIO  gerencia a tela e informa ao PCH para mandar o video, enquanto a tela não é identificada fica sempre 8 beeps. 

 

Funciona com tela externa na  VGA e HDMI.

 

Abs,

 

Roberto

 

 

Editado: por Roberto275803
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Passe as tensoes dos pinos 1, 5, 15, 26 e 30 do LCD1?

 

Isso com a tela conectada!

 

Respondendo sua pergunta sobre como a tela é detectada.

As telas são identificadas nas placas através dos sinais de data e clock / data# e clock#

Quando um desses sinais param de funcionar, o display apresenta defeitos variados os mais comuns são:

tela com cores esverdeada, roxa, sem sintonia ( como se fosse tv sem cabo de antena conectado) ou até mesmo acende o backlight e não  apresenta absolutamente nada!

 

Estou com uma placa dessa na bancada o modelo do notebook é um Dell 3550 mas a placa é idêntica.

vou almoçar e já vou pro laboratório analisar ela. 

O defeito da minha é bem simples: não detecta webcam

Se precisar de algumas medições me avisa?

 

Um grande abraço!

Editado: por fabiano.julio
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@fabiano.julio Obrigado colega!

 

O esquema é este :

 

 

 

Eu chequei as tensoes e todos os pinos onde se espera 3,3 v estão corretas. Mesmo assim vou testar outra vez e postar aqui pino por pino. 

 

Acredito que você está certo. Pena que estou sem osciloscopio para testar esta linha de dados e comunicação da tela

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, fabiano.julio disse:

É o mesmo que estou usando!

 

Roberto você já fez testes com outro cabo LVDS?

sim. outra tela completa. E testei esta em outra maquina. O defeito está mesmo na comunicação entre a placa e a tela.

 

Agora antes de condenar o PCH porque está placa não tem chip de video dedicado. Quem faz isto é o PCH e envia para o processador. Também testei outro processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@fabiano.julio @master7 

 

Chequei o RN9401 e mesmo com o flat desconectado de tela as tensoes lidas

 

Pino

1 - 3,3

2 - 3,3

3 - 1,45

4 - 3,3

 

O Pino 3 da RN9401 se alimentar com 3,3 v aquece um pouco o PCH. A RN9401 parece sem  problema.

 

No conector LVDS

 

Pinos - tensão

 

1 - 2 e 3 =  19 v

4 e 5 = 0 v

6 = 3,3 v

de 7 a 21 = 0,0 v

22 = 0,34

23 = 0,35 v

24 = 1,45 v

25 = 3,3 v

26 = 0,0 v

27 a 30 = 3,3 v

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Roberto275803 se vc observar a página 101 do esquema os pinos 24 e 25 são o Bus de comunicação da PCH com a tela, ou seja, por esses dois pinos a PCH lê a memoria da tela que contem as especificações da mesma. Qualquer falha nessas linhas irá bloquear os sinais LVDS marcados pelo @fabiano.julio na imagem acima. Nos pinos marcados por ele, podemos vê que o sinal LVDS nessa placa é constituído por 4 pares de sinais diferenciais - 1 par de clock e 3 pares correspondentes as cores RGB, sendo 1 para cada cor. Dito isso, como vc postou as tensões dos pinos, podemos vê que não há tensão tensão no par de clock e em 2 pares do RGB. Agora, seria interessante vc medir a resistência em relação ao GND da placa desses pares com problema para sabermos se estão em curto ou com as trilhas rompidas. O ideal seria o uso do osciloscópio nesse tipo de situação.

Editado: por master7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, master7 disse:

@Roberto275803 se vc observar a página 101 do esquema os pinos 24 e 25 são o Bus de comunicação da PCH com a tela, ou seja, por esses dois pinos a PCH lê a memoria da tela que contem as especificações da mesma. Qualquer falha nessas linhas irá bloquear os sinais LVDS marcados pelo @fabiano.julio na imagem acima. Nos pinos marcados por ele, podemos vê que o sinal LVDS nessa placa é constituído por 4 pares de sinais diferenciais - 1 par de clock e 3 pares correspondentes as cores RGB, sendo 1 para cada cor. Dito isso, como vc postou as tensões dos pinos, podemos vê que não há tensão tensão no par de clock e em 2 pares do RGB. Agora, seria interessante vc medir a resistência em relação ao GND da placa desses pares com problema para sabermos se estão em curto ou com as trilhas rompidas. O ideal seria o uso do osciloscópio nesse tipo de situação.

Os únicos alterados são os pinos 22 e 23 . 

 

22 está com 940 R

23 está com 85 R

 

Todos os outros na faixa de 1 k em relação ao GND

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, master7 disse:

uma resistência muito baixa nessa linha em comparação com as demais, não acha. Tudo leva a crer que a PCH que esteja precisando de Reballing.

Neste caso eu considero a troca do chipset. Se fosse somente a falta de algum sinal, mas suspeita de curto no Chipset e aquecendo além  do normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Roberto275803 Boa noite,

use o método de condução reversa!
inverta as pontas de provas e use a escala de DIODO 
P.Preta no positivo da linha e P.Vermelha no GND veja se em alguma linha da baixo de 200 Ohms?

Boa Sorte!

Editado: por fabiano.julio
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...