Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Dell Latitude E5450 LA-A901P REV 1.0 Não liga mas pisca led power

Avalie este tópico:


noob666

Posts em destaque

Olá a todos, estou com um notebook Dell latitude e5450 que não liga, apresenta um consumo de cerca de 15mA (não me recordo o valor exato)  ao conectar a fonte e quando eu aperto o botão power o led acende e apaga ao mesmo tempo que o consumo sobe para 30mA e cai novamente pro valor anterior.
Sabendo disso medi as tensões presentes na placa

image.thumb.png.38ea79401d72621b01b0a8f94926ce1b.png

Dessas tensões eu medi todas 

 

image.png.20cb4f408ed9bb5ff8375c18e3c00075.png

eu tenho até 1.05V algumas tensões do estado S0, mas elas aparecem quando aperto power e desaparecem após 0,5segundos, o mesmo acontece com SIO_SLP_S5#, Mas quando eu aperto o power o SIO_SLP_S0# sobe e permanece em nivel alto....
Alguém pode me dar alguma luz? Esse modelo tem um SIO bem complicado, dividido em dois chips, mas tem duas BIOS regravei as duas e nada mudou...

spacer.pngspacer.png

Editado: por noob666
resolução do tópico, devolução da placa.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode verificar com multiteste, medindo resistencia ohmica nas bobinas, a fim de saber se tem curto ou fuga.

Se preferir, com auxílio de fonte de bancada, pode injetar o valor de tensão que corresponde o circuito de cada bobina. Limite a corrente, e acompanhe o consumo.

Da forma que descreveu, aparenta ter um desarme em fonte secundária, após o start.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, eu injetei apenas 1.0v em todos os circuitos para confirmar, no caso alguns em bobinas em outros em PJP's jumpers na placa, todas as tensões marcadas em verde como na foto deram cerca de 20mA de consumo com 1v (exceto 0.675_vtt que eu injetei 0.6v).
Mas o circuito 3.3ALW_PCH apresentou 50mA e na bobina do VCORE apresentou 240mA, medindo a resistencia nessa bobina apresenta 10omhs apenas, o que eu achei estranho visto que tenho outra placa aqui com processador broadwell também mas ao invés de i5 é um i7 e a mesma apresenta 60omhs. Não sei ao certo se é um Curto no vcore ou uma fuga de corrente, pois no multimetro a resistencia da muito baixa, e com a fonte de bancada apresenta 240mA e não os 1A que limitei nela.image.thumb.png.47d6dba92de8d598d2c4b002b007c2c3.png
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@noob666 como não temos a sequencia de start, temos que nos basear pela tabela de estados das tensões. Atente-se que as tensões devem subir apenas nos estágios mostrados na tabela, de forma que o 1 passo é medir as tensões presentes só com o carregador conectado S5 S4, depois que pressionar o power devemos verificar se o sinal SUS_ON é enviado pelo SIO e se as tensões S3 aparecem e assim por diante.

image.png.8771b32deb1208827141a860eb8ab67a.png 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então @master7 como eu disse as tensões aparecem e somem após 0,5 sec, se eu me recordo eu medi e o sus_on faz a mesma coisa, como eu disse notei a resistencia baixa no circuito do Vcore, agora mesmo acabei de remover a PL501 que está após o PWM para ver se os 4omhs de resistencia que tenho vem do PWM ou do processador, no caso era do processador, todos os capacitores ao redor que davam 4omhs de um lado e 0 omhs do outro eu removi e nenhum estava em curto, e continuo com os mesmos 4 omhs mesmo após remover todos.
Só resta o processador em curto ou haveria alguma outra possibilidade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@noob666 na linha de core dos processadores a resistência é baixa mesmo, principalmente nas placas mais novas. Muitas vezes quando a placa liga e desliga, o defeito pode está na linha das tensões suspend, de forma que vc poderia está injetando a tensão e corrente apropriadas, observando o consumo de corrente e se alguém aquece.

Vc disse - eu tenho até 1.05V algumas tensões do estado S0, mas será que essa tensão é do S0 mesmo, ela não é do S4/S5? Será que a placa está chegando no S0?

image.png.070b127bca73e8ba82d1011c6bdc1023.png

Editado: por master7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então eu medi foi a 1.05_RUN, e quando dou start SIO_SLP_s5# sobe e cai, e SIO_SLP_S0# sobe e permanece alta, mas por exemplo eu tenho uma outra placa aqui que irei trocar o super IO inclusive tem o post dela aqui no fórum, nessa outra placa a LA-b016P onde também possui um processador broadwell a resistencia é na casa dos 60 omhs no circuito do VCORE.
No caso você acha que eu deveria injetar a mesma tensão das linhas, no caso seria apenas a 1.35V_mem e 3.3v_SUS que aparecem no S3 com corrente limitada a 1A? ou seria as presentes no S0 também?
Vou recolocar os componentes de volta agora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, noob666 disse:

Então eu medi foi a 1.05_RUN, e quando dou start SIO_SLP_s5# sobe e cai,

Então, se essa está subindo placa está chegando no S0. As vezes uma tensão está presente em um estado em que não era pra está, se não for o seu caso, podemos então suspeitar do proc pch.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...