Jump to content
zazulak

em análise Samsung SCX3405W - Imprimindo tudo preto ou quase

Rate this topic

Recommended Posts

Buenas,

peguei uma dessas com o famigerado defeito de imprimir tudo em preto,  mas não totalmente. Tipo, na página de teste do Windows, os títulos ficam legíveis, mas todo o resto aparece como uma névoa cinza escura. Como járesolvi esse defeito trocentas vezes nas ML1660/1860/1865, fui direto nos transformadores das HVPS e no LM324, mas nenhum dos transformadores está com o secundário aberto. Mas.. o bloco das HVPS dessa impressora é diferente: ele tem um transformador a mais.

De início notei que a linha de 24V estava baixa, caindo a cerca de 19V quando imprimia. Troquei o TL431 (o original é smd, pus um normal no lugar), o que fez a fonte ficar estabilizada em 23,6..23,7v, mas o sintoma não mudou. Troquei o LM324 que costuma dar defeito nas 1860 e afins, e o LM358, mas nada mudou. Aliás, até mudou quando pus um LM324 de procedência duvidosa.. passou a imprimir praticamente em branco. Mas, testando com 3 outros LM324 reconhecidamente bons, continuava imprimindo preto. 

Essa fonte tem um resistor de 200 mega (na linha de monitoração da tensão THV, que polariza o rolo de transferência), resistência que a maioria dos multímetros não consegue medir. Para testá-lo, peguei um outro resistor de valor alto e paralelei com ele, e medi na escala de 20 mega do multímetro. Deu o valor que eu tinha calculado da associação em paralelo, o que significa que o tal resistor (R213) está ok. 

Analisando as HVPS, vi que tem duas saídas que polarizam o cartucho de toner, e o cilindro (OPC) é aterrado. Tem uma tensão (DEV) que polariza o rolo de pré-carga, e uma que polariza aquele rolo que fica coberto de toner (MHV, de algumas centenas de volts negativos). A tensão que me intriga é a THV, que é gerada por dois circuitos em série, um de tensão positiva e outro de negativa, que não consegui medir os valores, porque a polaridade se inverte muito rápido. 

No fim, recolhi a placa fonte e, se a minha insônia (causada pelo monte de remédios que ando tomando ultimamente) assim o permitir, vou levantar o esquema das HVPS (no manual de serviço não tem o esquema da fonte). Pelo pouco que pude analisar em campo (a impressora está na assistência do cliente), é algo relacionado às tensões e à mudança de polaridade na linha THV. 

Alguém tem uma dica do que fazer nesse caso? A continuidade das molinhas de aterramento e afins já foi checada. E, com outra placa fonte a desgranida imprime normal...

ps. Ela está sendo testada provisoriamente com o termistor do fusor de uma Brother, porque ela gentilmente 'doou' o seu termistor para outra Samsung. Acredito que esse não seja o defeito, porque o fusor aquece normalmente, e ela não dá erro de fusor. Quando se manda imprimir uma página de teste ela sinaliza erro, mas é por estar sendo testada sem o scanner.  

• Like 1

Pow que fase em @zazulak

Tu só vem com bomba. Desse uma aula aqui e pede ajuda ? ai vc arromba a tarrafa kkkkk

Confesso que meu conhecimento na linha de alta da placa é limitado.

Se já trocou td isso e não funcionou, ou melhor, mudou o sintoma, não seria o caso vc comprar a placa boa com a ruim os principais componentes ?

Medir em escala de diodo reverso e comparar. Ou se tiver o rastre curve ;)

• Like 1

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Similar Content

• By Antonio vm
      Amigos, estou com este iphone 6g, quando conector no itunnes ou 3utools já entra no automatico, e fica com consumo de 0,064 ma. alguem ja passou por isso
    • By Vitor6665
      Tenho uma Sapphire HD5450 com defeito que estou usando para aprender eletrônica, fiz algumas medições e achei um resistor em curto (capacitor e um indutor com problema tbm porem acho que seja por conta desse resistor devem estar ligados no msm circuito), preciso do Boardview pra saber o valor de resistência. 

• By import
      Notebok acer Ma50 placa mae jm50 rv 2.1.
      Notebook quando coloco o carregador liga a luz do power e desliga, tipo logo i nfinito.
      Medições 3v, 5v, 19v . esta todas presentes no momento que chega tensão e depois cai as tensões quando ela liga.
      Fica só ligando e desligando em segundo e não aciona o cooler. 
      Fiz gravações das duas bios, fiz me clean da bios de 02mb e fica do mesmo jeito.
      gostaria de saber sobre estas memorias que ela tem integrada, teria coo desativa elas, olhei no esquema e pelo que entendo quando desativa a onbord a offf desativa tbm.
      alguma ajudar?
      @curtolo  @NinjaInfo @FDONATO @Chagas Moura
    • By BSM Informática
      Resolvi fazer uma edição aqui para tirar as informações desnecessárias e ir direto ao objetivo.

Este equipamento não está carregando a bateria. Coloquei uma bateria nova e troquei o charger.
      Também verifiquei que o PQ6 estava queimado e consegui substituir ele.
      Abaixo dele na placa, vi que tem dois resistores e ambos estão com uma resistência muito alta. Um deles consegui identificar como o PR8 de 10k, troquei. O outro não descobri qual é, pois um lado vai direto no PR8 / PQ6, e o outro lado não vai para lugar algum próximo e segundo o esquema elétrico, o único resistor que vai ligado diretamente no PR8 e PQ6 é o @PR11 de 100k, porém o outro lado dele iria para o pino 3 do @PD6, porém isso não acontece. Mesmo assim arrisquei e coloquei um resistor de 100k ali e não resolveu. Ainda sigo na luta.

• By Motta Álvaro
      Acho q é esse o modelo pq na verdade na maquina nao tem nenhuma inscricao na carcacá, pesquisei no google e o HP com i3 5005u, seria esse modelo 14 Ap020.

Na placa achei a inscricao NH4BU0J Rev 1.0, mas o esquema que achei é da CCE q dizem ser compatível, mas estou meio enrolado com ele.

As vezes a placa ligava, e logo desligava, agora parou de vez. Ao abrir, vi 2 capacitores cerâmicos soltos, mas nao consegui identificar de onde sao.

Dá 0,02 de consumo na fonte de bancada. Nada esquenta, mas fica fazendo um ruído constante qnd conectado a fonte após uns 4 segundos q conectei a fonte, gravei video, mas nao dá pra postar e nao consigo identificar de onde vem o chiado.
      Alg ajuda possível?

Mais uma observacao...qnd analisei a fonte dele ao chegar, vi q estava dando 24,5v em vez de 19,5v na saída.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Create New...