Jump to content
zazulak

em análise Samsung SCX3405W - Imprimindo tudo preto ou quase

Rate this topic

Recommended Posts

Buenas,

 

peguei uma dessas com o famigerado defeito de imprimir tudo em preto,  mas não totalmente. Tipo, na página de teste do Windows, os títulos ficam legíveis, mas todo o resto aparece como uma névoa cinza escura. Como járesolvi esse defeito trocentas vezes nas ML1660/1860/1865, fui direto nos transformadores das HVPS e no LM324, mas nenhum dos transformadores está com o secundário aberto. Mas.. o bloco das HVPS dessa impressora é diferente: ele tem um transformador a mais.

 

De início notei que a linha de 24V estava baixa, caindo a cerca de 19V quando imprimia. Troquei o TL431 (o original é smd, pus um normal no lugar), o que fez a fonte ficar estabilizada em 23,6..23,7v, mas o sintoma não mudou. Troquei o LM324 que costuma dar defeito nas 1860 e afins, e o LM358, mas nada mudou. Aliás, até mudou quando pus um LM324 de procedência duvidosa.. passou a imprimir praticamente em branco. Mas, testando com 3 outros LM324 reconhecidamente bons, continuava imprimindo preto. 

Essa fonte tem um resistor de 200 mega (na linha de monitoração da tensão THV, que polariza o rolo de transferência), resistência que a maioria dos multímetros não consegue medir. Para testá-lo, peguei um outro resistor de valor alto e paralelei com ele, e medi na escala de 20 mega do multímetro. Deu o valor que eu tinha calculado da associação em paralelo, o que significa que o tal resistor (R213) está ok. 

 

Analisando as HVPS, vi que tem duas saídas que polarizam o cartucho de toner, e o cilindro (OPC) é aterrado. Tem uma tensão (DEV) que polariza o rolo de pré-carga, e uma que polariza aquele rolo que fica coberto de toner (MHV, de algumas centenas de volts negativos). A tensão que me intriga é a THV, que é gerada por dois circuitos em série, um de tensão positiva e outro de negativa, que não consegui medir os valores, porque a polaridade se inverte muito rápido. 

 

No fim, recolhi a placa fonte e, se a minha insônia (causada pelo monte de remédios que ando tomando ultimamente) assim o permitir, vou levantar o esquema das HVPS (no manual de serviço não tem o esquema da fonte). Pelo pouco que pude analisar em campo (a impressora está na assistência do cliente), é algo relacionado às tensões e à mudança de polaridade na linha THV. 

 

Alguém tem uma dica do que fazer nesse caso? A continuidade das molinhas de aterramento e afins já foi checada. E, com outra placa fonte a desgranida imprime normal...

 

ps. Ela está sendo testada provisoriamente com o termistor do fusor de uma Brother, porque ela gentilmente 'doou' o seu termistor para outra Samsung. Acredito que esse não seja o defeito, porque o fusor aquece normalmente, e ela não dá erro de fusor. Quando se manda imprimir uma página de teste ela sinaliza erro, mas é por estar sendo testada sem o scanner.  

  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pow que fase em @zazulak

Tu só vem com bomba. Desse uma aula aqui e pede ajuda ? ai vc arromba a tarrafa kkkkk

Confesso que meu conhecimento na linha de alta da placa é limitado.

Se já trocou td isso e não funcionou, ou melhor, mudou o sintoma, não seria o caso vc comprar a placa boa com a ruim os principais componentes ?

Medir em escala de diodo reverso e comparar. Ou se tiver o rastre curve ;)

 

 

  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


  • Similar Content

    • By Antonio vm
      Amigos, estou com este iphone 6g, quando conector no itunnes ou 3utools já entra no automatico, e fica com consumo de 0,064 ma. alguem ja passou por isso
    • By Vitor6665
      Tenho uma Sapphire HD5450 com defeito que estou usando para aprender eletrônica, fiz algumas medições e achei um resistor em curto (capacitor e um indutor com problema tbm porem acho que seja por conta desse resistor devem estar ligados no msm circuito), preciso do Boardview pra saber o valor de resistência. 



    • By import
      Notebok acer Ma50 placa mae jm50 rv 2.1.
      Notebook quando coloco o carregador liga a luz do power e desliga, tipo logo i nfinito.
      Medições 3v, 5v, 19v . esta todas presentes no momento que chega tensão e depois cai as tensões quando ela liga.
      Fica só ligando e desligando em segundo e não aciona o cooler. 
      Fiz gravações das duas bios, fiz me clean da bios de 02mb e fica do mesmo jeito.
      gostaria de saber sobre estas memorias que ela tem integrada, teria coo desativa elas, olhei no esquema e pelo que entendo quando desativa a onbord a offf desativa tbm.
      alguma ajudar?
      @curtolo  @NinjaInfo @FDONATO @Chagas Moura
    • By BSM Informática
      Resolvi fazer uma edição aqui para tirar as informações desnecessárias e ir direto ao objetivo.

      Este equipamento não está carregando a bateria. Coloquei uma bateria nova e troquei o charger.
      Também verifiquei que o PQ6 estava queimado e consegui substituir ele.
      Abaixo dele na placa, vi que tem dois resistores e ambos estão com uma resistência muito alta. Um deles consegui identificar como o PR8 de 10k, troquei. O outro não descobri qual é, pois um lado vai direto no PR8 / PQ6, e o outro lado não vai para lugar algum próximo e segundo o esquema elétrico, o único resistor que vai ligado diretamente no PR8 e PQ6 é o @PR11 de 100k, porém o outro lado dele iria para o pino 3 do @PD6, porém isso não acontece. Mesmo assim arrisquei e coloquei um resistor de 100k ali e não resolveu. Ainda sigo na luta.
       

    • By Motta Álvaro
      Acho q é esse o modelo pq na verdade na maquina nao tem nenhuma inscricao na carcacá, pesquisei no google e o HP com i3 5005u, seria esse modelo 14 Ap020.
       
      Na placa achei a inscricao NH4BU0J Rev 1.0, mas o esquema que achei é da CCE q dizem ser compatível, mas estou meio enrolado com ele.
       
      As vezes a placa ligava, e logo desligava, agora parou de vez. Ao abrir, vi 2 capacitores cerâmicos soltos, mas nao consegui identificar de onde sao.
       
      Dá 0,02 de consumo na fonte de bancada. Nada esquenta, mas fica fazendo um ruído constante qnd conectado a fonte após uns 4 segundos q conectei a fonte, gravei video, mas nao dá pra postar e nao consigo identificar de onde vem o chiado.
      Alg ajuda possível?
       
      Mais uma observacao...qnd analisei a fonte dele ao chegar, vi q estava dando 24,5v em vez de 19,5v na saída.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...