Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Samsung SCX3405W - Imprimindo tudo preto ou quase

Avalie este tópico:


zazulak

Posts em destaque

Buenas,

 

peguei uma dessas com o famigerado defeito de imprimir tudo em preto,  mas não totalmente. Tipo, na página de teste do Windows, os títulos ficam legíveis, mas todo o resto aparece como uma névoa cinza escura. Como járesolvi esse defeito trocentas vezes nas ML1660/1860/1865, fui direto nos transformadores das HVPS e no LM324, mas nenhum dos transformadores está com o secundário aberto. Mas.. o bloco das HVPS dessa impressora é diferente: ele tem um transformador a mais.

 

De início notei que a linha de 24V estava baixa, caindo a cerca de 19V quando imprimia. Troquei o TL431 (o original é smd, pus um normal no lugar), o que fez a fonte ficar estabilizada em 23,6..23,7v, mas o sintoma não mudou. Troquei o LM324 que costuma dar defeito nas 1860 e afins, e o LM358, mas nada mudou. Aliás, até mudou quando pus um LM324 de procedência duvidosa.. passou a imprimir praticamente em branco. Mas, testando com 3 outros LM324 reconhecidamente bons, continuava imprimindo preto. 

Essa fonte tem um resistor de 200 mega (na linha de monitoração da tensão THV, que polariza o rolo de transferência), resistência que a maioria dos multímetros não consegue medir. Para testá-lo, peguei um outro resistor de valor alto e paralelei com ele, e medi na escala de 20 mega do multímetro. Deu o valor que eu tinha calculado da associação em paralelo, o que significa que o tal resistor (R213) está ok. 

 

Analisando as HVPS, vi que tem duas saídas que polarizam o cartucho de toner, e o cilindro (OPC) é aterrado. Tem uma tensão (DEV) que polariza o rolo de pré-carga, e uma que polariza aquele rolo que fica coberto de toner (MHV, de algumas centenas de volts negativos). A tensão que me intriga é a THV, que é gerada por dois circuitos em série, um de tensão positiva e outro de negativa, que não consegui medir os valores, porque a polaridade se inverte muito rápido. 

 

No fim, recolhi a placa fonte e, se a minha insônia (causada pelo monte de remédios que ando tomando ultimamente) assim o permitir, vou levantar o esquema das HVPS (no manual de serviço não tem o esquema da fonte). Pelo pouco que pude analisar em campo (a impressora está na assistência do cliente), é algo relacionado às tensões e à mudança de polaridade na linha THV. 

 

Alguém tem uma dica do que fazer nesse caso? A continuidade das molinhas de aterramento e afins já foi checada. E, com outra placa fonte a desgranida imprime normal...

 

ps. Ela está sendo testada provisoriamente com o termistor do fusor de uma Brother, porque ela gentilmente 'doou' o seu termistor para outra Samsung. Acredito que esse não seja o defeito, porque o fusor aquece normalmente, e ela não dá erro de fusor. Quando se manda imprimir uma página de teste ela sinaliza erro, mas é por estar sendo testada sem o scanner.  

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pow que fase em @zazulak

Tu só vem com bomba. Desse uma aula aqui e pede ajuda ? ai vc arromba a tarrafa kkkkk

Confesso que meu conhecimento na linha de alta da placa é limitado.

Se já trocou td isso e não funcionou, ou melhor, mudou o sintoma, não seria o caso vc comprar a placa boa com a ruim os principais componentes ?

Medir em escala de diodo reverso e comparar. Ou se tiver o rastre curve ;)

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...