Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida EVGA 850 GQ Liga e desliga

Avalie este tópico:


s4nt0s

Posts em destaque

Boa tarde estou com essa fonte na bancada e não estou conseguindo encontrar o defeito.

Ela arma e desarma o rele. Testei os mosfets fora da placa estão todos ok. 

Encontrei um curto nesses 2 diodos da foto em anexo, no 1zd3 e no 1d23.

Procurei em toda parte o esquema dessa fonte e não encontrei.

Ela tem a tensão de 5v do standby e 5v no powergod.

Já removi muitos componentes para testar fora da placa e o curto não sumiu nesses 2 diodos.

Removi eles e testei fora da placa.. estão ok também.

Se alguém já pegou algo parecido e puder ajudar agradeço.

IMG_20210416_132505.jpg

Editado: por s4nt0s
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas,

 

sem mais detalhes fica difícil dar uma dica mais certeira porque tem bastante variedade de circuitos entre as EVGA.  E essa aí, pra piorar, ainda usa placa preta, o que torna quase impossível seguir as trilhas só olhando a foto. 

 

O zener parece estar ligado nos pinos dum integrado que fica do outro lado da placa.  Que integrado é esse, e em quais pinos o zener está ligado?

 

O outro diodo parece estar ligado junto com um resistor de valor baixo, provavelmente parte do circuito de gate dum fet. É normal dar uma medida baixa, quase um curto. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
Em 16/04/2021 às 13:31, s4nt0s disse:

Boa tarde estou com essa fonte na bancada e não estou conseguindo encontrar o defeito.

Ela arma e desarma o rele. Testei os mosfets fora da placa estão todos ok. 

Encontrei um curto nesses 2 diodos da foto em anexo, no 1zd3 e no 1d23.

Procurei em toda parte o esquema dessa fonte e não encontrei.

Ela tem a tensão de 5v do standby e 5v no powergod.

Já removi muitos componentes para testar fora da placa e o curto não sumiu nesses 2 diodos.

Removi eles e testei fora da placa.. estão ok também.

Se alguém já pegou algo parecido e puder ajudar agradeço.

IMG_20210416_132505.jpg

tenho o mesmo problema, estou achando que é pwm em curto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cosmosanttos sim já suspeitei do pwm.

Mas com medo de não ser e por não ter um a disposição não fiz este teste ainda.

Acho que vou encomendar um para fazer o teste

39 minutos atrás, Cosmosanttos disse:

Boa tarde! verifica se estão chegando as voltagem no PWM, se estivere chegando ele esta em curto só trocar.

 

Abraços!

 

Editado: por s4nt0s
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@s4nt0s consegue verificar a identificação do Ci pwm, vamos analisar o data sheet e testar se ele está funcionando corretamente pra não precisar mexer sem necessidade.

 

Outra coisa, ela está desarmando após você dar power_on na fonte? 

Editado: por jone melo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 16/04/2021 às 13:31, s4nt0s disse:

Boa tarde estou com essa fonte na bancada e não estou conseguindo encontrar o defeito.

Ela arma e desarma o rele. Testei os mosfets fora da placa estão todos ok. 

Encontrei um curto nesses 2 diodos da foto em anexo, no 1zd3 e no 1d23.

Procurei em toda parte o esquema dessa fonte e não encontrei.

Ela tem a tensão de 5v do standby e 5v no powergod.

Já removi muitos componentes para testar fora da placa e o curto não sumiu nesses 2 diodos.

Removi eles e testei fora da placa.. estão ok também.

Se alguém já pegou algo parecido e puder ajudar agradeço.

IMG_20210416_132505.jpg

O curto nesses dois diodos me parece que é assim mesmo, porque peguei 4 fontes de 1200w e era a mesma coisa nesses mesmos diodos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/10/2021 às 10:20, s4nt0s disse:

no seu caso, encontrou o defeito nas fontes?

Não consegui consertar nenhuma , são fontes muito complexas e peguei um lote todo estourado

Encontrei mosfet em curto, diodo estourado, placa toda preta de queimado, componentes smd com inscrição DAC e BAG eram Jfets  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

 

Em 09/04/2022 às 22:23, adrianopluz disse:

@s4nt0s O resistor 6R13 é de 4k7.

Obrigado, fiz a troca do mesmo... mas a fonte continua com o mesmo defeito, ela arma da um estalo no Rele e desarma com se tivesse algum curto, mas ja verifique a fonte inteira praticamente e nao encontrei nenhum curto.
O rele poderia ser o problema?

5v do StandBy ta ok

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@s4nt0s Essa fonte é meio complexa e usa alguns CIs proprietários que não tem datasheet disponível.

 

Ela fica tentando ligar seguidamente ou apenas 1 vez? se você retirar o jumper dos fios verde e preto ela volta a tentar ligar ou somente após retirar da tomada e aguardar um tempo?

 

Você tem osciloscópio?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema da minha fonte era a plaquinha de 5 volts com defeito no secundário, eu fiz a ligação forçada e retirei a plaquinha do secundário e as tensões estavam normais, ela desarmava porque os 5 volts estava muito alto

A ligação forçada de proteção é fazer um curto nos pinos 2 e 3 do CI de monitoramento, mas cuidado pode estragar os componentes

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, adrianopluz disse:

@s4nt0s Essa fonte é meio complexa e usa alguns CIs proprietários que não tem datasheet disponível.

 

Ela fica tentando ligar seguidamente ou apenas 1 vez? se você retirar o jumper dos fios verde e preto ela volta a tentar ligar ou somente após retirar da tomada e aguardar um tempo?

 

Você tem osciloscópio?

com o curto no fio verde e preto ela fica ligando e desligando sem parar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, adrianopluz disse:

@s4nt0s Verifique no primário o transistor 2Q1, é um SMD SOT-23, PNP,  está próximo a dois acopladores óticos, se ele estiver aberto provoca o sintoma que você relatou.

Fiz o teste o mesmo está ok, sobre o curto no 1D23 o qual marquei no começo do post você sabe se é baixa mesmo? marca 0.03 na escala de diodo.
removi os transitores perto e o curto continua... removendo o diodo da placa ele ta ok.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Francis Zornitta disse:

O problema da minha fonte era a plaquinha de 5 volts com defeito no secundário, eu fiz a ligação forçada e retirei a plaquinha do secundário e as tensões estavam normais, ela desarmava porque os 5 volts estava muito alto

A ligação forçada de proteção é fazer um curto nos pinos 2 e 3 do CI de monitoramento, mas cuidado pode estragar os componentes

a plaquinha de monitoramento que você diz é essa que postei acima?

 

 

Em 09/04/2022 às 10:14, s4nt0s disse:

alguem poderia me informar o numero que marca nesse resistor 6R13.
estava raspado em cima nao consegui identificar.

IMG_20220409_100735.jpg

IMG_20220409_100754.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que conheço de fontes com Relé elas tem um circuito StBy alimentado antes de passar pelo Relé, é pra ter uma linha passando por diodo que alimenta um trafo pequeno pra gerar a tensão SB e junto um enrolamento auxiliar pra criar um tensão que vai ativar o relé, veja se consegue identificar esse trafo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, adrianopluz disse:

@s4nt0s

medindo no circuito a resistência é baixa mesmo.

 

Você está ligando a fonte com lâmpada em série?

 

A placa de monitoramento é aquela onde vai conectado o cooler.

sim estou usando lampada em série, tentei o curto mencionado pelo colega nos pinos 2 e 3 e mesmo sintoma...
essas placas pretas são horriveis nao encontro as linhas praticamente.. estou quase abandonando... nao sei mais o que verificar na fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...