Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Sony Vaio, PCG-41411x, MBX-237, Não liga

Avalie este tópico:


BSM Informática

Posts em destaque

Boa tarde.

Estou com esse notebook na bancada. Achei bastante ruim trabalhar nele devido aos flats exagerados. Esse note chegou funcionando, porém um dos USB estava estourado. O interior dele só continha os contatos retorcidos. Então eu substitui o USB e fui realizar uma limpeza, constatei que o um dos parafusos do dissipador girava em falso. Estava solto na MB. Então arrumei, limpei e parafusei normalmente. 
Executei a montagem e não ligou!
Fiz as medições e morto. Após procurar alguns tópicos, vi o famigerado trio de capacitores. Não cheguei a troca-los, mas eles não estão em curto.

Então ai descobri algumas coisinhas curiosas:

Conforme a imagem, onde tem a flecha (que roubei de outra postagem) tenho 19v , assim como no local assinalado de verde, SOMENTE se eu NÃO conectar o flat que vai no local assinalado de amarelo. No momento que eu conecto o flat no local de amarelo w_cn5 a tensão de 19v cai para 0.6v e volta a 19v imediatamente que eu desconecto o flat.

Olhando no esquema elétrico do docking vejo que possui bastante funções a parte do w_cn5 (assinalado em amarelo). Logo pensei que algum setor do lado da MB pudesse estar em curto, já que sem o flat do w_cn5 (amarelo) tem 19v na MB e com ele não. Então a nivel de teste injetei 19v direto no capacitor representado pela flecha vermelha e não apresentou consumo. Conectei o flat w_cn5 e o mesmo continuou sem apresentar consumo! Então tentei ligar o note e mesmo assim nada acontece. Nada esquenta, fonte assimétrica sem consumo nenhum com ou sem flat. 

Segue também a print da parte do w_cn5 do esquema do docking. 

Se alguém tiver alguma dica, eu aceito, pois estou totalmente perdido nessa!
 

59af676c35478_Imagem1.jpg.07f7126e7bde05e55fa0df89216db2cb.jpg

image.png.f2ae580ef4f37e5f2c96d2d510841815.png

Editado: por BSM Informática
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz uma correção na segunda imagem. Pois a nomeclatura apontava errado, porém achei já o local certo e mudei.


Fiz a medição de todos pinos do W_CN5 e só achei tensão nos pinos 63 e 65, 2.5v. O resto está todo zerado!

 

Editado: por BSM Informática
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/04/2021 às 21:05, olneyjoner disse:

Olá amigo tudo bem, antes de mais nada verificou se o parafuso não rompeu trilhas 

e a porta usb trocada esta com a resistência alta entre os terminais de fora  

Remove a bateria da bios por uns minutos tbm 


Bom dia.
O parafuso não rompeu trilhas. É naquele local onde vai o parafuso do dissipador. Eu esqueci o nome onde o parafuso enrosca, ele é soldado na MB, eu só tive que soldar novamente. Eu até tirei o USB já, mas encontrei uma linha com problema, já volto com mais atualizações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Leonildo disse:

@BSM Informática blz tudo na paz? Qual é a tensao na PL16 e PL17? Sem esse cabo no lugar.


Boa tarde!

Então a PL16 foi relativamente facil de achar. Tem 0v. E esta conduzindo para ambos os lados. 
Pensei em até tirar ela pra verificar o circuito. A 17 tá mais difícil, já que a placa não tem serigrafia, estou com dificuldades de achar ela

Editado: por BSM Informática
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Coloca no titulo assim MBX-237 V030_MP_MB acrescenta mais essas informações.

@FDONATO veja se tem o boardviwer nesse link? 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo seguinte 

Já que não temos vin no pwm primário não teremos a placa ligando pois não temos alimentação de alta na placa 

Faz o seguinte 

Onde tem o Jack ou a ligação do cabo Jack vais ter que achar os 2 mosfets de entrada 

E daí veja se está passando os 19v por eles amigo 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualização:

Encontrei o problema. Fui verificar o +5VALW_LDO no pino 7 do PU121 e verifique que ele estava com uma resistência baixa. Em escala de diodo verifiquei em escala reversa e o mesmo acusou curto. 
Removi o PWM e continuou. Removi o PC200 e o PC205 e ainda tinha curto. Então desconfiei do PU9, porém sem Boardview e sem serigrafia, injetei 2v no pino em curto do PC 205 e achei o PU9 esquentando. Fiz as medições e ele realmente estava em curto. Removi e voltou a normalidade de impedância.
Amanha chegará uma placa igual para que eu possa trocar e testar. Então amanha trago atualizações. 
Obrigado por enquanto. Abraços e até amanha.

 

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Leonildo disse:

@BSM Informática desculpa minha ignorância! Mas a entrada da tensao dos 19v é esse conector circulado na cor verde? Qual é a identificação dele na placa? Ou nao tem?


A entrada é via Docking e do docking vem 19v pelo conector circulado em verde.

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, Well7487 disse:

Com a placa sem estar ligada na energia veja se o vin do pwm tem curto em relação ao terra amigo 


Não possui.

 

22 minutos atrás, Leonildo disse:

@BSM Informática então o conector da imagem abaixo é do carregador! Pois tem dois circulados, um da bateria e outro do DC_jack correto (DCBATOUT)? Quem alimenta o pino 6 VIN é BQ24725_VCC_R pino 80 do conector circulado na cor vermelho.

Captura de tela 2021-04-22 135354.png


Sim, esse DCBATOUT é o inicio da minha print, onde tem os capacitores. Lá tenho os 19V. Pois bem, assim que chegar a placa, irei substituir e aviso aqui do resultado.

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Leonildo disse:

Acredito que nao possa ser esses capacitores! Tem 19v, agora tem que seguir o esquema para chegar onde está o defeito de nao ter 3/5v. Veja se quando pressiona o botao de ligar as tensoes aparecem ou alguma coisa muda? Sei que é muito ruim essas placas sem serigrafia. Tenta se guiar pelos sinais de continuidade das trilhas e pela identificação dos integrados.


Mas eu já achei o defeito hehe

É o PU9, ele está em curto. Já removi ele e sumiu o curto. Ele é da linha 5VALW_LDO. Só tenho que esperar chegar o componente.

  • Legal 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois bem, encontrei 2 curtos. No PWM PU121 e no Pu9. Substitui os dois e os capacitores que tinham ligados neles e o curto da linha +5VALW_LDO sumiram. Porém ainda ao ligar o flat a tensão sumia.
Continuei a luta e descobri que o VOUT, pino 5 do Pu9 também gerava curto. E para minha infelicidade, ele aponta para o SIO.
Estou criando coragem para substituir.
 

  • Legal 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...