Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Itautec infoway W7430, Placa mãe (DA0SW9MB6E0) não liga + acende led verde.

Avalie este tópico:


John21

Posts em destaque

Bom dia caros colegas,sou novo aqui no forum e também iniciante em eletrônica,mas abri esse tópico pq este notebook estava ligando e dando video,porém demorava um  para dar video e notei um aquecimento anormal em alguns componentes proximos ao processador em baixo onde tem o capacitor "nectokem".

Desliguei tudo e deixei pra continuar no dia seguinte por estar muito cansado já,e pra minha surpreza a placa agora só acende o led verde qdo conectada a fonte e não starta de jeito nenhum !!!

OBS: Não fiz as medições ainda pq estou sem multímetro hoje. Mas assim que fizer os testes vou postar ,e tenho uma placa igual para pegar as referências pois a mesma está com problema na solda bga do PCH .

IMG_20210416_000759432~2.jpg

Editado: por John21
Inserir imagens
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, John21 disse:

Bom dia caros colegas,sou novo aqui no forum e também iniciante em eletrônica,mas abri esse tópico pq este notebook estava ligando e dando video,porém demorava um  para dar video e notei um aquecimento anormal em alguns componentes proximos ao processador em baixo onde tem o capacitor "nectokem".

Desliguei tudo e deixei pra continuar no dia seguinte por estar muito cansado já,e pra minha surpreza a placa agora só acende o led verde qdo conectada a fonte e não starta de jeito nenhum !!!

OBS: Não fiz as medições ainda pq estou sem multímetro hoje. Mas assim que fizer os testes vou postar ,e tenho uma placa igual para pegar as referências pois a mesma está com problema na solda bga do PCH .

IMG_20210416_000759432~2.jpg

Imagem de quando a placa estava ligando e demorando pra dar video e no circulo azul é onde estava esquentando bastante.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@John21 se ela não esta ligando tens que ver algumas coisas

temos os 3v e 5v alwins?

no sio temos o sinal acin chegando?

botão power tem tensão? zera quando pressiona?

pino do super io que representa o power tem tensão? zera quando tu pressiona o botão power fisico?

sinal lid# no super io temos?

tudo estando OK dai regrava a bios

Editado: por Well7487
  • Joinha 1
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

59 minutos atrás, Semcomentarios disse:

Boa noite! tenta substituir o capacitor de tântalo embaixo do processador tem vários tutoriais explicando valores e posições ok.

Sim,estava mesmo pensando em trocar ele,pois tenho uma placa sucata doadora q é bga o problema..depois posto se deu certo e agradeço a sua

1 hora atrás, Semcomentarios disse:

Boa noite! tenta substituir o capacitor de tântalo embaixo do processador tem vários tutoriais explicando valores e posições ok.

Grato por sua sujestão e como tenho uma placa sucata igual,vou fazer a troca desse componente e postarei o resultado ta.

 

 

51 minutos atrás, cleitonyankee disse:

Passa um breu e substitua todos componentes com aquecimento anormal. Favor verifique toda placa, muitas vezes o curto está no final do percurso.

Farei isso e depois te falo se deu certo ta,vlw 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Well7487 disse:

@John21 se ela não esta ligando tens que ver algumas coisas

temos os 3v e 5v alwins?

no sio temos o sinal acin chegando?

botão power tem tensão? zera quando pressiona?

pino do super io que representa o power tem tensão? zera quando tu pressiona o botão power fisico?

sinal lid# no super io temos?

tudo estando OK dai regrava a bios

Então,farei as aferições

 

4 horas atrás, Well7487 disse:

@John21 se ela não esta ligando tens que ver algumas coisas

temos os 3v e 5v alwins?

no sio temos o sinal acin chegando?

botão power tem tensão? zera quando pressiona?

pino do super io que representa o power tem tensão? zera quando tu pressiona o botão power fisico?

sinal lid# no super io temos?

tudo estando OK dai regrava a bios

Boa ! Então,assim que eu comprar outro multímetro,irei fazer essas aferições e se der tudo ok como vc mensionou,daí o próximo passo é trocar o chip de  bios ou regravar o mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não há a necessidade de trocar todos os componentes que estão aquecendo, precisa verificar se há algum curto. Imaginado que o not estava aquecendo de forma demasiada e após não ligou mais, algum componente pode ter entrado em curto e ou já estava em um começo de curto com a baixa resistência. Meça a impedância dos Mosfet, diodo e capacitor ao terra. Lembre-se que como estará medindo próximo ao processador, a resistência poderá ser baixa em alguns pontos.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, CorreaGuti98 disse:

Não há a necessidade de trocar todos os componentes que estão aquecendo, precisa verificar se há algum curto. Imaginado que o not estava aquecendo de forma demasiada e após não ligou mais, algum componente pode ter entrado em curto e ou já estava em um começo de curto com a baixa resistência. Meça a impedância dos Mosfet, diodo e capacitor ao terra. Lembre-se que como estará medindo próximo ao processador, a resistência poderá ser baixa em alguns pontos.

4 horas atrás, CorreaGuti98 disse:

Não há a necessidade de trocar todos os componentes que estão aquecendo, precisa verificar se há algum curto. Imaginado que o not estava aquecendo de forma demasiada e após não ligou mais, algum componente pode ter entrado em curto e ou já estava em um começo de curto com a baixa resistência. Meça a impedância dos Mosfet, diodo e capacitor ao terra. Lembre-se que como estará medindo próximo ao processador, a resistência poderá ser baixa em alguns pontos.

4 horas atrás, CorreaGuti98 disse:

Não há a necessidade de trocar todos os componentes que estão aquecendo, precisa verificar se há algum curto. Imaginado que o not estava aquecendo de forma demasiada e após não ligou mais, algum componente pode ter entrado em curto e ou já estava em um começo de curto com a baixa resistência. Meça a impedância dos Mosfet, diodo e capacitor ao terra. Lembre-se que como estará medindo próximo ao processador, a resistência poderá ser baixa em alguns pontos.

Exatamente,até pq eu tenho essa outra placa com( bga bad) igual pra fazer comparações e achar alguma discrepância nas aferições, só me falta o bendito multímetro novo kkkk

8 horas atrás, Well7487 disse:

@John21 se ela não esta ligando tens que ver algumas coisas

temos os 3v e 5v alwins?

no sio temos o sinal acin chegando?

botão power tem tensão? zera quando pressiona?

pino do super io que representa o power tem tensão? zera quando tu pressiona o botão power fisico?

sinal lid# no super io temos?

tudo estando OK dai regrava a bios

Então,farei as aferições

 

8 horas atrás, Well7487 disse:

@John21 se ela não esta ligando tens que ver algumas coisas

temos os 3v e 5v alwins?

no sio temos o sinal acin chegando?

botão power tem tensão? zera quando pressiona?

pino do super io que representa o power tem tensão? zera quando tu pressiona o botão power fisico?

sinal lid# no super io temos?

tudo estando OK dai regrava a bios

Boa ! Então,assim que eu comprar outro multímetro,irei fazer essas aferições e se der tudo ok como vc mensionou,daí o próximo passo é trocar o chip de  bios ou regravar o mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...