Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Asus P7H55BR Cpu over Voltage Error

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Cliente tinha uma fonte ATX comum e trocou por fonte real GameMax GM500w para melhor performance.

Após 1 mês de uso o computador começou apresentar problemas nas entradas usb e telas azul no Sistema Operacional (Windows10).

Ao analisar a placa, percebi que as vezes ligava e não apresentava vídeo ou ligava o cooler girava e desligava, mas tinha hora que ligava normal.

Fui logo fazer o teste em todas as tensões da fonte, fio roxo, vermelho ...ok porém ao testar os 12v do amarelo, estava dando 8.5 v /9.5v .

Logo coloquei uma fonte atx nova e atualizei o bios, liguei funcionou normal, mas a placa onboard de rede queimou , coloquei uma pci slot comum não funcionau e tentei como uma mini-pci tb não funcionou , tive que colocar um adaptador usb Wilreless pra acessar internet, porém ao ligar apresenta msg Cpu fan error, e Cpu over Voltage Error, e ao conferir o bios as voltagens estão alteradas conforme a imagem, gostaria de saber qual componente posso trocar pra resolver este defeito, e se tem solução.

Bios asus.jpeg

Editado: por Mix-Info
Cliente Levou com defeito , usando adaptador wifi mesmo, não quis esperar
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá. Em relação a este erro, você deve começar vendo o cliente quantos dispositivos usb ou que carga ele colocou no usb na frente e atrás para causar problemas. Mas depois de ser consertado, ele voltará com uma reclamação de mal consertado e é o cliente que interrompe o circuito. verifique se há 5 volts nos pinos de alimentação USB. como neste caso há uma tensão mais alta que o chipset está lendo uma tensão de detecção que não está correta e dá esse erro. Em relação ao ventilador-cooler e seu erro talvez o c.i. associado está com defeito, mas também se analisarmos que o cliente mudou a fonte - suponha que estava em bom estado - e após 1 mês há problemas, estes podem vir de uma rede que um dia de tempestade elétrica recebeu uma descarga e portanto há sem rede. quem administra essa porta? Pois então se conectarmos a porta usb com problemas + rede com problemas, talvez você tenha que controlar o SIO e também o chipset já que existe uma troca de dados entre eles e eles também passam pelo bios. Então preste atenção se o chipset superaquecer, se o SIO esquentar porque lá a origem está no dano do painel da rede, e se não houve fator climático que quebre a rede então algum C.I. está em apuros.

Em relação ao SIO, há um pino sensor que passa por uma resistência ou vários resistores que podem ter sido colocados fora do valor ou está aberto e aí está o erro de sobretensão da CPU. se você baixar a folha de dados desse C.I. e você analisar isso também pode tirar você das dúvidas.

pergunto: você trocou algum fusível de alguma porta usb? porque talvez você o substituiu por outro fusível, independentemente da letra nele. nem todos os problemas têm a mesma origem. nas placas, isso é pura medição, esquema e medida de quanto componente está na placa.

e ... por último, não devemos perder a fonte que agora está colocada. Com um testador de fonte de alimentação, os valores de cada conector podem ser bem avaliados. E se os valores da fonte forem alterados devido a um problema de sensado?  Também pode ter sido uma fonte com sobretensão que danificou algum C.I: e aí começa tudo. no meu caso, antes de trocar uma fonte, verifico o estado das resistências da placa-mãe e também verifico se as tensões fornecidas pela nova fonte não são intermitentes. Que coincidência que com as fontes a rede pare de rodar ... enfim, é preciso investir algum tempo. isso requer dedicação e não é uma receita dizer substituir tal componente.

O meu comentário é apenas para tentar dar-lhe uma orientação de quais podem ser as origens e o que o cliente não diz ... porque ele não sabe ou porque o esconde ;)

 

Editado: por carloslicata
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!

Sei que foi devolvido, mas você chegou a ver que as temperaturas na BIOS também estão incoerentes? Já estavam assim antes de regravar a BIOS? Caso não estivessem, recomendo verificar com bastante atenção o modelo da placa mãe, pois no título deste tópico consta P7H55BR e na tela da BIOS aparece P7H55-M BR. O modelo tem que ser exato, senão podem acontecer erros de interpretação dos sinais dos sensores.

E as tensões foram medidas nos conectores da fonte com um multímetro ou apenas confiou nas informações da BIOS?

Veja bem, todos os sinais de monitoração de hardware estão incoerentes. Se fosse real, o PC nem deveria ligar. Essa falha pode ser da BIOS ou da Super I/O.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...