Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Dell Inspiron 14 P74G - BKD40 LA-D821P - Liga Sem Video.

Avalie este tópico:


James Walker

Posts em destaque

Boa tarde Eletronica BR!

 

Chegou para mim um notebook Dell Inspiron 14 P74G que segundo o cliente ora ligava e ora não.

 

Ao ligar ele inicialmente com a fonte do cliente, ligou e não apresentou vídeo. Vi aqui na comunidade que esse modelo costuma dar muito problemas de BIOS. Baixei a BIOS e fui tentar uma gravação. Ainda ligava sem vídeo. 

 

Pedi o pessoal de um grupo do Discord do Reino Unido que participo pelo arquivo e me mandaram mais duas variantes. Gravei com a primeira, e permaneceu o comportamento. Ao gravar com o segundo arquivo, o notebook não starta mais e apenas acende o led do power apresentando um consumo de 0,01A. Apaga após alguns segundos e o consumo zera.

 

Baixei um esquema elétrico, mas não tem opção de pesquisa no mesmo.

 

Como sugerido por um membro da comunidade em um post, fiz a troca do CI, mas o comportamento persiste.

 

 

Agradeço desde já pela atenção dos colegas :)

Editado: por James Walker
  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia pessoal!

 

Fiz mais duas gravações no chip novo e o comportamento mudou.

 

Fiz primeiro com uma terceira BIOS que consegui na comunidade britânica e o notebook startava ficava com alguns segundos com o cooler ligado e desligava. 

 

Fiz uma segunda gravação com o backup que fiz antes de iniciar todo o procedimento. O Notebook liga com o cooler a 100% e sem vídeo, o mesmo comportamento antes de iniciar o procedimento.

 

 

Vale ressaltar que ao longo das gravações eu cheguei a regravar com o mesmo arquivo e ele apresentava outro comportamento de quando foi gravado anteriormente. Esse notebook está com um quadro de intermitência que sinceramente não consigo entender.

 

 

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/04/2021 às 11:08, James Walker disse:

Bom dia pessoal!

 

Fiz mais duas gravações no chip novo e o comportamento mudou.

 

Fiz primeiro com uma terceira BIOS que consegui na comunidade britânica e o notebook startava ficava com alguns segundos com o cooler ligado e desligava. 

 

Fiz uma segunda gravação com o backup que fiz antes de iniciar todo o procedimento. O Notebook liga com o cooler a 100% e sem vídeo, o mesmo comportamento antes de iniciar o procedimento.

 

 

Vale ressaltar que ao longo das gravações eu cheguei a regravar com o mesmo arquivo e ele apresentava outro comportamento de quando foi gravado anteriormente. Esse notebook está com um quadro de intermitência que sinceramente não consigo entender.

 

 

 

 

Veja se este arquivo funciona amigo. E faça como o colega descreveu; após regravar, insista um pouco. Tive problema recentemente  com um Dell e BIOS, após regravar ele não funcionou. Só ligou depois da terceira tentativa.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@softwaredata soluções para informatica Boa noite amigo! Só estou vendo a resposta agora e estou muitíssimo agradecido pela resposta!

 

Irei tentar dessa vez com a BIOS da Eletrônica BR que você mandou o link. Irei fazer amanha e posto o resultado.

 

 

@Jhones Não exatamente o código que me perguntou, amigo. Mas como uma imagem vale mais do que mil palavras... Deixo aqui uma imagem do mesmo, rsrs. Não tentei a gravação do mesmo e infelizmente não tenho o gravador para essa tarefa :(

2021.04.30-22.33.png

Editado: por James Walker
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, James Walker disse:

@softwaredata soluções para informatica Boa noite amigo! Só estou vendo a resposta agora e estou muitíssimo agradecido pela resposta!

 

Irei tentar dessa vez com a BIOS da Eletrônica BR que você mandou o link. Irei fazer amanha e posto o resultado.

 

 

@Jhones Não exatamente o código que me perguntou, amigo. Mas como uma imagem vale mais do que mil palavras... Deixo aqui uma imagem do mesmo, rsrs. Não tentei a gravação do mesmo e infelizmente não tenho o gravador para essa tarefa :(

2021.04.30-22.33.png

Desculpe amigo, o código que ia perguntar era esse mesmo, corrigi no post anterior. Quando tentar o arquivo do link que o companheiro mandou retorna pra nós o resultado.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite pessoal!

 

Como sugerido pelo @softwaredata soluções para informatica  fiz a gravação com o arquivo da Eletronica BR. Fiz com o chip novo e o velho e o resultado foi o mesmo o mesmo relatado com a segunda BIOS que tentei logo no inicio. Ao conectar a fonte ele não esboça nenhuma reação e ao apertar o botão power ele apenas acende o led do mesmo permanece acesso por alguns segundos e logo em seguida desliga.

 

Teria mais alguma BIOS daqui do Eletrônica BR para tentar?

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • James Walker alterou o título para Dell Inspiron 14 P74G Placa Mãe BKD40 LA-D821P Liga Sem Video.

Não acho que seja ele, perguntei o modelo pra saber se existe a possibilidade de tentar gravar o super io por ele, tinha uns membros do grupo que estavam fazendo um projeto com esse gravador para gravar sio, não fiquei sabendo mais do andamento, de toda forma vou marcar o Jack, se ele ver ele te responde se consegue tentar a gravação por sua gravadora. @Jack O'Neo

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jhones Com o CH341 somente os kbcs da ENE podem ser gravados, e em virtude de ninguém manifestar interesse finalizei o projeto já faz algum tempo.

 

Sobre esse chip em questão ser gravável, acredito eu que não, pelo menos no datasheet que encontrei, não há menção a uma flash interna como em outros chips da microchip mec1609 por exemplo.
Meio que confirmando ainda mais que não é gravável, dei uma olhada na lista de chips do RT809H e mec1404 não aparece na lista.

 

 

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, Jack O'Neo disse:

@Jhones Com o CH341 somente os kbcs da ENE podem ser gravados, e em virtude de ninguém manifestar interesse finalizei o projeto já faz algum tempo.

 

Sobre esse chip em questão ser gravável, acredito eu que não, pelo menos no datasheet que encontrei, não há menção a uma flash interna como em outros chips da microchip mec1609 por exemplo.
Meio que confirmando ainda mais que não é gravável, dei uma olhada na lista de chips do RT809H e mec1404 não aparece na lista.

 

 

Pois é, eu não tinha total certeza se ele era gravável ou não, como ficou vago as pesquisas que fiz, tirei conclusão baseado em um anúncio do Cássio, onde ele afirmou ser gravável. Obrigado pela atenção de sempre amigo

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jhones dei mais uma pesquisada aqui, e parece que o pessoal do SVOD adicionou suporte pra gravar este chip sim.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Engraçado que o datasheet que encontrei,  em leitura dinâmica que fiz, não menciona nenhuma flash interna, apenas menciona uma SRAM se não estou enganado.

 

Isso tem que ser melhor averiguado, o que sabemos então é que até então o rt809h não grava o chip.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jhones Mais um pouco de pesquisa, e cheguei a achar um tópico onde o cara que criou um destes programadores de kbc Sergey Vertyanov diz o seguinte (em russo traduzido automaticamente para inglês):

 

"skarp MICROCHIP says that there is no FLASH memory in mec1404.
When the signal is removed, the bootloader starts and the code is pulled into the SRAM (random access memory).
There is nothing to flash in it. Look for the problem locally. Another cartoon can be stupidly filmed and dead.
Soldering ...

1.1 Boot ROM
Following the release of the EC_PROC_RESET # signal, the processor will start executing code in the Boot ROM. The
Boot ROM executes the SPI Flash Loader, which downloads User Code from an external SPI Flash and stores it in the
internal Code RAM. Upon completion, the Boot ROM jumps into the User Code and starts executing."

 

-------------------------------------------------------------

Que traduzindo dá isso aí.

-------------------------------------------------------------

 

"A microchio diz que não há memória FLASH no mec1404

Quando o sinal é removido, o bootloader inicia e o código é inserido na SRAM.

Não há nada para gravar nele."

 

Trecho do datasheet:

 1.1 Boot ROM

Após a liberação do sinal EC_PROC_RESET #, o processador começara a executar o código contido no boot rom.
O boot ROM executa o SPI FLASH Loader, que faz o download dos códigos do usuário a partir de uma FLASH SPI externa, e armazena ela na memória interna Code RAM.

Quando concluído, o Boot ROM entra no código do usuário e passa a executá-lo.

 

-----------------------------------------------------------

 

Também encontrei no site oficial do RT809H um tópico onde o criador deste aparelho afirma que não há nada a ser gravado neste C.I, e assim sendo até que alguém que tenha um SVOD3 se manifeste com informações relevantes vou seguir acreditando que não há mesmo nada a ser gravado neste chip conforme indica o datasheet. 

 

 

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jack O'Neo @Jhones  Agradeço muitíssimo aos amigos pela resposta.

 

Bem... Tendo lido tudo, presumo que seria valido trocar o super i/o nessa tentativa de reparo. O que acham da ideia? Teriam alguma loja recomendada para estar pedindo o super i/o?

 

 

@Átomos O LED laranja em nenhum momento chega a acender. O único LED que acende e se mantém estático é o do botão power. Na cor branca.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A bios do @falk extrem

Em 30/04/2021 às 11:55, softwaredata soluções para informatica disse:

Veja se este arquivo funciona amigo. E faça como o colega descreveu; após regravar, insista um pouco. Tive problema recentemente  com um Dell e BIOS, após regravar ele não funcionou. Só ligou depois da terceira tentativa.

Qual os testes fez com esse arquivo ? Já usei inúmeras vezes essa bios e sempre resolveu, vc precisa antes fazer uma descarga usando o botão power segurando por 30 segundos pra desencargo, ela demora 30 segundos pra subir vídeo. Outro defeito comum nessa placa é no slot de memória, inspecione ele com microscópio usb.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jhones  Como solicitado fiz as medições nas bobinas. 

 

Nesse momento após a ultima vez que gravei a BIOS com o arquivo mandado aqui no post. Ela voltou ao comportamento de reagir ao start e ficar sem vídeo.

 

Esse é o resultado:

 

Antes do Start

PL101-5.15V
PL100-3.33V
Pl301-1.04V
PL700-0.17V
Pl603-0.96V
Pl1401-0V
Pl1101-0V
PL1102-0.90V
PL605-0
PL200-1.20V
PL501-0V

PL-601-0V

 

 

Depois do Start

PL101-5.12V
Pl100-3.36V
PL301-1.00V
PL700-0.05V
PL603-0.62V
Pl1401-0V
PL1102-0.90V
Pl1101-0,90V
PL605-0V
PL200-1.20V
PL501-0V
PL-601-0V

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Átomos Refiz a inspeção aqui. Pinos estão devidamente alinhados e não há sujeira e nem oxidação. O que mais intriga é essa intermitência. Quando se grava a BIOS e o comportamento fica tal e ao gravar novamente e o comportamento persiste. Ao deixar a placa parada umas duas horas. Comportamento volta a variar. Fiz também o que sugeriu de segurar o botão power por 30 segundos e deixei ligado durante vários minutos para ver se dava vídeo. E nada. Isso é muito bizarro!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, James Walker disse:

@Jhones  Como solicitado fiz as medições nas bobinas. 

 

Nesse momento após a ultima vez que gravei a BIOS com o arquivo mandado aqui no post. Ela voltou ao comportamento de reagir ao start e ficar sem vídeo.

 

Esse é o resultado:

 

Antes do Start

PL101-5.15V
PL100-3.33V
Pl301-1.04V
PL700-0.17V
Pl603-0.96V
Pl1401-0V
Pl1101-0V
PL1102-0.90V
PL605-0
PL200-1.20V
PL501-0V

PL-601-0V

 

 

Depois do Start

PL101-5.12V
Pl100-3.36V
PL301-1.00V
PL700-0.05V
PL603-0.62V
Pl1401-0V
PL1102-0.90V
Pl1101-0,90V
PL605-0V
PL200-1.20V
PL501-0V
PL-601-0V

Amigo, localize o componente UZ2, e com a placa ligada quais tensões tem nos pinos 8,9 e 13,14 ?

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...