Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Como descobrir qual fase o PWM controla

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Olá gente gostaria de tirar uma dúvida, como eu faria para saber se uma X fase em específica de um VRM de uma placa mãe é controlada por X PWM?

Neste exemplo à seguir vemos que temos um VRM de 16 fases para o Vcore, 0 fases para o Vcc-GT(gráficos integrados), 2 fases para o Vcc-SA e 2 para o Vcc-IO. E temos 2 PWMs que controlam essas 4 rails, porém como eu faço para saber exatamente qual fase em si é Vcore, qual é Vcc-SA, no caso desta placa mãe(como exemplo) eu já sei porém como eu faria para identificar em uma placa mãe que eu talvez não tenha o datasheet do PWM?

1186493779_Semttulo.thumb.png.f720aa43408227a85a1455f1a39a590f.png

 

Neste exemplo dessa ROG Z490 da asus vemos que eu já marquei quais são quais porém como eu faria para saber sem os datasheets? por teste de continuidade seria possível? ou medindo a tensão da fase e comparando com o que está setado no BIOS?

Como podemos ver no exemplo à seguir, o ASP1405i que nada mais é que um International Rectifier IR35201 possui os pinos 28 ao 35 se não me engano para emitir o pulso do PWM correto?

IR35201.PNG.204a17e00732d25d83051c26689abe67.PNG

Editado: por Gabriel Ferraz - Detetive Virtual de SSDs
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

 Vou dar um pitaco com o pouco conhecimento que tenho já que você não foi respondido, caso eu tenha dito alguma besteira, o pessoal mais velho da area de reparos de placas vai me corrigir ;)

 

Identificação das fases ao PWM

 Inicialmente uma visão geral pela placa já torna possível ter uma ideia de qual projeto se trata, um mais sofisticado, um projeto simples ou até mesmo ambos. Algumas placas de vídeo que antes utilizavam um só PWM para gerar sinal de onda quadrada e reportar o feedback ao sistema, passaram a fazer uso de dois PWMs comumente usados como principais devido a necessidade da variação e monitoramento especial, o mesmo acontece em placas mãe, onde há alguns anos se vê ate mesmo dois EC na mesma placa.

 

 Respondendo a sua pergunta, deve ser feito teste de continuidade no pino referente ao Gate ou sinal de PWM, no caso de placas mãe com muitas fases, é provável o uso de  duplicadores ou ate mesmo quadruplicadores, então, uma placa de 16 indutores, normalmente tem 8 sinais PWM distintos, configurados como 8+1, ou modo 4+1. Alguns PWMs podem comportar três conversores DC simultaneamente, trabalhando no modo 6+1+1 por exemplo, o que pode ser confirmado usando a escada de continuidade.

 Provavelmente a placa da foto tem os duplicadores na parte de trás da PCB.

 

 Através de uma analise visual se torna possível observar as trilhas por onde  são separados os indutores responsáveis por tensões diferentes ao redor da placa.

 Outras maneiras podem ser usadas para identificar a relação do PWM com os DrMos, como o sinal de feedback por exemplo, porém vai depender se o componente em si está apto a ler tais sinais conforme o projeto da fabricante.

 

Identificação das tensões:

 Com o lançamento de novas placas mãe, cabe ao reparador ficar de olho nos esquemáticos disponibilizados, assim algumas excessões passarão a ser conhecidas:

 

imagem01.PNG.82d3e8214b018df9f20b1052c04e528c.PNG

MSI Z490

 

 As tensões referente ao processador poderão ser mensuradas diretamente nos indutores ou pinos do socket, tais como:

 

  • Vcore 0.9V+
  • VCCSA 1.05V
  • VCCIO_0 0.95V ou 1.05V
  • VCCIO_1 0V ou 1V
  • VGT    0.9V+

 

Obviamente é muito perigoso causar dano ao socket mensurando diretamente nos pinos, porém cada placa é um caso diferente, as vezes vai ser encontrada situações onde VCCIO_1 mesclada com VCCIO_0 ao invés de usar  fontes distintas, então deixo abaixo uma relação dos pinos com as respectivas tensões (somente LGA1200):

 

GND.thumb.PNG.7bab207db11d18177ea19c528ecde9d6.PNG

GND

 

VCORE.thumb.PNG.10377125c4e64a6e6cf5ad2afbf5026e.PNG

VCORE

 

VCCSA.thumb.PNG.68a1a15909a603de94544367103379c2.PNG
VCCSA

 

VCCIO_0.thumb.PNG.904c5ff87644eb5956af2532e572b947.PNG
VCCIO_0

 

VCCIO_2.thumb.PNG.8ec2d1eee2579d87a064b297a63a848e.PNG
VCCIO_1

 

VGT.thumb.PNG.4055a50876d548c667cdfcab8d0516da.PNG
VGT

 

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...